Os melhores aplicativos de câmera para Android

Na Play Store é possível encontrar vários aplicativos gratuitos e eficientes, incluindo apps de câmeras. Veja os melhores para aumentar a qualidade das suas fotos.

Foto com o smartphones. (Foto: Reprodução/Unsplash).
Foto com o smartphones. (Foto: Reprodução/Unsplash).

O aplicativo nativo de câmera não traz todos os recursos e funcionalidades de edição que estão disponíveis em outros aplicativos, como a possibilidade de utilizar IA durante a fotografia, utilizar mais de uma câmera ao mesmo tempo ou exportar imagens no formato RAW, extensão utilizada por fotógrafos por garantir uma excelente qualidade de imagem e permitir a edição em softwares como o Photoshop ou Illustrator.

Melhores apps de câmeras

1. Open Camera

O Open Camera está disponível de forma gratuita na Play Store e traz vários recursos adicionais para aprimorar a qualidade das fotos e vídeos que são feitos através do smartphone, podendo definir os critérios indivíduais para cada modo. Nas configurações é possível alterar a resolução, ativar o modo HDR ou modificar o codec de vídeo, por exemplo.

O principal ponto positivo é o fato de que o aplicativo não adiciona marcas d'água nas imagens e não apresenta anúncios, sendo uma das melhores opções para os usuários que procuram opções avançadas para a câmera do celular.

Interface do Open Camera. (Foto: Reprodução).
Interface do Open Camera. (Foto: Reprodução).

Principais recursos:

  • Nivelamento automático da imagem;
  • Ajuste de qualidade;
  • Suporte para vários modos de foco (macro, automático, contínuo, travado, etc);
  • Suporte para disparo por voz;
  • Suporte para HDR (com alinhamento automático e remoção de ghost) e bracketing de exposição;
  • Vídeo em câmera lenta;
  • Modo para redução de ruído em fotos noturnas.

2. Lightroom

Além de ser um dos melhores editores de fotos (tanto para PC quanto mobile), o Lightroom também possui uma câmera integrada ao aplicativo, dessa forma permitindo que o usuário tire fotos com o modo avançado e edite em seguida no próprio app. A interface é bem simples e intuitiva, apresentando apenas o botão do obturador e deslizando para um dos lados o modo pro, que permite ajustar configurações como a exposição, abertura dos sentores e balanço de branco.

No menu inferior há vários modos de cena que podem ser utilizados para aumentar ou diminuir a temperatura da imagem, como 'sombras quentes', 'preto e branco' ou 'alto contraste'. Assim como o anterior este também não possui propagandas, porém seu maior destaque fica a cargo do editor integrado.

Interface do Lightroom. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro)
Interface do Lightroom. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro)

Principais recursos:

  • Salvamento automático em RAW;
  • Interface simples e intuitiva;
  • Modo automático ou profissional;
  • Editor de fotos integrado;
  • Suporte para o Adoble Cloud;
  • Combatibilidade com o modo HDR+.

3. ProShot

O ProShot é um aplicativo pago e que tem como público-alvo os usuários que realmente utilizam o smartphone para fotografias profissionais com alta resolução, vários modos de imagem e possibilidade de exportar no formato RAW. O aplicativo custa R$ 25,99 na Play Store e tem 4,3 estrelas com base na opinião dos usuários.

ProShot. (Foto: Printscreen/Play Store).
ProShot. (Foto: Printscreen/Play Store).

Principais recursos:

  • Controle manual, semi-manual ou automático sobre a exposição, flash, foco, ISO, velocidade do obturador, flash e balanço de branco;
  • Resolução máxima de 16:9, 4:3 e 1:1;
  • Modos Burst, Timer e Timelapse;
  • Controle de exposição na câmera frontal;
  • Opção de ISO automático e auxiliar de foco manual.

Leia também:

Bônus: GCam

A câmera do Google - popularmente conhecida apenas como 'GCam' - é sem dúvidas a melhor opção para quem busca uma câmera que tenha vários recursos, seja gratuita e capaz de produzir imagens de alta resolução. Apesar disso, infelizmente o aplicativo é não pode ser executado em todos os celulares, sendo preciso ter o módulo 'camera2Api' desbloqueado.

  1. Abra a Play Store e baixe o GCamator (disponível gratuitamente);
  2. Na tela inicial do aplicativo verifique se o camera2Api aparece como 'Enable', se sim, isso indica que seu telefone é compatível com a GCam
  3. No menu inferior toque sobre 'Your GCam' e aguarde enquanto o app identifica o modelo do seu dispositivo;
  4. Faça o download e instalação da câmera indicada.

Para que a instalação ocorra sem problemas é preciso ativar a opção de 'Fontes desconhecidas' nas configurações do smartphone.

O que achou dos aplicativos? Usa algum diferente e indica? Conta pra gente, comente!

POCO M3: Celular de 6000mAh por apenas R$1200, vale a pena? - Review/análise

Mais um smartphone baratinho passa aqui pela redação do Oficina da Net. O Poco M3, da Xiaomi, é uma boa opção para quem quer um aparelho de baixo custo e ótimo benefício. Vale a pena comprar? Confira o review desse smartphone com incríveis 6000mAh de bateria, conjunto triplo de câmeras na traseira e um design lindíssimo.

Comentários

Conteúdo relacionado

5 dicas para tirar fotos melhores com seu celular
Smartphones

5 dicas para tirar fotos melhores com seu celular

Confira 5 dicas para melhorar e muito suas fotos no celular. São coisas básicas que você jamais vai esquecer depois de ativar.

Clubhouse finalmente divulga possível data de lançamento para o Android
Redes sociais

Clubhouse finalmente divulga possível data de lançamento para o Android

O Clubhouse ganhará sua versão para Android em breve, conforme indicam informações disponibilizadas pela desenvolvedora. A versão trará algumas novidades.

Quais os tamanhos de imagens para posts no Instagram em 2021?
Instagram

Quais os tamanhos de imagens para posts no Instagram em 2021?

Você sabe qual o melhor tamanho da foto para fazer um post no Instagram e nos Stories? Aqui iremos mostrar o tamanho das fotos e vídeos para a plataforma.

5 aplicativos para escrever textos no iOS e Android
Aplicativos

5 aplicativos para escrever textos no iOS e Android

Se você é um escritor, blogger, estudante ou trabalha muito escrevendo textos, certamente, de vez em quando, gostaria de poder escrever seus textos no smartphone que está sempre à mão. E isso é possível, basta ter um dos aplicativos para escrever textos no seu Android ou iOS.

Que tal usar o Android no seu iPhone? Agora você pode, com o Samsung
Apple

Que tal usar o Android no seu iPhone? Agora você pode, com o Samsung "iTest"

Tirando os Appleminions que não trocam de sistema de jeito algum, outros usuários de iPhone já consideraram trocar seus iPhones por um Android. A Samsung parece que está entregando uma experiência dentro do iOS para quem quer usar um Android, veja.

Como parar de receber notificações no Android
Smartphones

Como parar de receber notificações no Android

O Android possui várias configurações que permitem ao usuário personalizar o acesso a notificação dos aplicativos que estão instalados no celular.

iOS ou Android? Três motivos fazem usuários do iPhone mudarem para Android
Smartphones

iOS ou Android? Três motivos fazem usuários do iPhone mudarem para Android

Ao menos três motivos são considerados pelos usuários na hora de trocar o iPhone por um smartphone com sistema Android. Sabe quais são eles? Confira!

Como espelhar a tela do celular Android para o computador?
Smartphones

Como espelhar a tela do celular Android para o computador?

Veja o passo a passo de como espelhar a tela do seu smartphone em um PC com Windows 10 sem a necessidade de nenhum cabo.

Como passar fotos e arquivos de celular Android para Mac?
Apple

Como passar fotos e arquivos de celular Android para Mac?

Conectar um smartphone Android a um Mac pode não parecer muito simples, mas é. Basta você saber usar as ferramentas certas.