Os melhores aplicativos de câmera para Android

Na Play Store é possível encontrar vários aplicativos gratuitos e eficientes, incluindo apps de câmeras. Veja os melhores para aumentar a qualidade das suas fotos.

Foto com o smartphones. (Foto: Reprodução/Unsplash).
Foto com o smartphones. (Foto: Reprodução/Unsplash).

O aplicativo nativo de câmera não traz todos os recursos e funcionalidades de edição que estão disponíveis em outros aplicativos, como a possibilidade de utilizar IA durante a fotografia, utilizar mais de uma câmera ao mesmo tempo ou exportar imagens no formato RAW, extensão utilizada por fotógrafos por garantir uma excelente qualidade de imagem e permitir a edição em softwares como o Photoshop ou Illustrator.

Melhores apps de câmeras

1. Open Camera

O Open Camera está disponível de forma gratuita na Play Store e traz vários recursos adicionais para aprimorar a qualidade das fotos e vídeos que são feitos através do smartphone, podendo definir os critérios indivíduais para cada modo. Nas configurações é possível alterar a resolução, ativar o modo HDR ou modificar o codec de vídeo, por exemplo.

O principal ponto positivo é o fato de que o aplicativo não adiciona marcas d'água nas imagens e não apresenta anúncios, sendo uma das melhores opções para os usuários que procuram opções avançadas para a câmera do celular.

Interface do Open Camera. (Foto: Reprodução).
Interface do Open Camera. (Foto: Reprodução).

Principais recursos:

  • Nivelamento automático da imagem;
  • Ajuste de qualidade;
  • Suporte para vários modos de foco (macro, automático, contínuo, travado, etc);
  • Suporte para disparo por voz;
  • Suporte para HDR (com alinhamento automático e remoção de ghost) e bracketing de exposição;
  • Vídeo em câmera lenta;
  • Modo para redução de ruído em fotos noturnas.

2. Lightroom

Além de ser um dos melhores editores de fotos (tanto para PC quanto mobile), o Lightroom também possui uma câmera integrada ao aplicativo, dessa forma permitindo que o usuário tire fotos com o modo avançado e edite em seguida no próprio app. A interface é bem simples e intuitiva, apresentando apenas o botão do obturador e deslizando para um dos lados o modo pro, que permite ajustar configurações como a exposição, abertura dos sentores e balanço de branco.

No menu inferior há vários modos de cena que podem ser utilizados para aumentar ou diminuir a temperatura da imagem, como 'sombras quentes', 'preto e branco' ou 'alto contraste'. Assim como o anterior este também não possui propagandas, porém seu maior destaque fica a cargo do editor integrado.

Interface do Lightroom. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro)
Interface do Lightroom. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro)

Principais recursos:

  • Salvamento automático em RAW;
  • Interface simples e intuitiva;
  • Modo automático ou profissional;
  • Editor de fotos integrado;
  • Suporte para o Adoble Cloud;
  • Combatibilidade com o modo HDR+.

3. ProShot

O ProShot é um aplicativo pago e que tem como público-alvo os usuários que realmente utilizam o smartphone para fotografias profissionais com alta resolução, vários modos de imagem e possibilidade de exportar no formato RAW. O aplicativo custa R$ 25,99 na Play Store e tem 4,3 estrelas com base na opinião dos usuários.

ProShot. (Foto: Printscreen/Play Store).
ProShot. (Foto: Printscreen/Play Store).

Principais recursos:

  • Controle manual, semi-manual ou automático sobre a exposição, flash, foco, ISO, velocidade do obturador, flash e balanço de branco;
  • Resolução máxima de 16:9, 4:3 e 1:1;
  • Modos Burst, Timer e Timelapse;
  • Controle de exposição na câmera frontal;
  • Opção de ISO automático e auxiliar de foco manual.

Leia também:

Bônus: GCam

A câmera do Google - popularmente conhecida apenas como 'GCam' - é sem dúvidas a melhor opção para quem busca uma câmera que tenha vários recursos, seja gratuita e capaz de produzir imagens de alta resolução. Apesar disso, infelizmente o aplicativo é não pode ser executado em todos os celulares, sendo preciso ter o módulo 'camera2Api' desbloqueado.

  1. Abra a Play Store e baixe o GCamator (disponível gratuitamente);
  2. Na tela inicial do aplicativo verifique se o camera2Api aparece como 'Enable', se sim, isso indica que seu telefone é compatível com a GCam
  3. No menu inferior toque sobre 'Your GCam' e aguarde enquanto o app identifica o modelo do seu dispositivo;
  4. Faça o download e instalação da câmera indicada.

Para que a instalação ocorra sem problemas é preciso ativar a opção de 'Fontes desconhecidas' nas configurações do smartphone.

O que achou dos aplicativos? Usa algum diferente e indica? Conta pra gente, comente!

🔥O POCO F4 É MUITO BOM 👇

Comentários
Minha foto
Insira um comentário