Apesar de ter se tornado comum hoje em dia, a tecnologia de realidade virtual é uma das mais impressionantes da década. Dispositivos especiais como o Samsung Gear VR e o Oculus Rift, prometem entregar uma experiência além da nossa imaginação, com mundos virtuais e ações muito mais imersivas do que os jogos oferecem. Com isso, esta tecnologia já chegou a diversos segmentos, como jogos e aplicativos.

Os 10 melhores aplicativos de realidade virtual para Android em 2022

Para ajudar você que quer experimentar o melhor da tecnologia VR no seu smartphone, aqui estão os 10 melhores aplicativos de realidade virtual para Android.

1. Google Cardboard

Google Cardboard
Google Cardboard.

O Google Cardboard é um dos dois aplicativos oficiais de realidade virtual para Android que o Google tem para oferecer. Ele foi projetado para ajudá-lo a configurar corretamente o Cardboard VR, oferece um tour pelos recursos básicos de realidade virtual. Você pode baixar aplicativos compatíveis com o Cardboard, carregar vídeos em RV e ver demonstrações em 3D.

Download: Google Cardboard (Grátis)

2. YouTube VR

YouTube VR.
YouTube VR.

Desenvolvido também pelo Google, o YouTube dispensa apresentações, afinal, você já sabe o que o ele faz. O seu add-on VR para Android eleva a experiência ao introduzir a reprodução VR.

Você usa o mesmo aplicativo do YouTube, mas a instalação do YouTube VR permite alternar para o modo "assistir em RV", para aproveitar a visualização cinematográfica de seus vídeos favoritos do YouTube. Ele foi projetado para funcionar com todos os principais óculos de realidade virtual compatíveis com Android, mas foi criado com o Cardboard e o Google Daydream em mente.

Download: YouTube VR (Grátis)

Você sabia?

O Google Daydream é um sistema de simulação para realidade virtual bem promissor, mas teve seu suporte encerrado em outubro de 2020, após a chegada do Android 11.

3. Roller Coaster VR

Roller Coaster VR.
Roller Coaster VR.

Sempre que se fala em sistema de realidade virtual, é provável que venha a sua mente aqueles fliperamas muito comum em shoppings, em que simula uma viagem de montanha russa. O Roller Coaster VR é um dos que trazem a esta experiência e de forma aprimorada.

A simulação envovle montanhas-russas e cenários gerados de maneira procedural. Isso significa que a cada vez que você abrir o aplicativo, uma nova viaggem ttoalmente diferente será lhe oferecida. Uma das vantagens do Rooler Coaster é a ausência de anúncios que interrompem a experiência a todo o momento.

Download: Roller Coaster VR (Grátis)

4. Fulldive VR

Fulldive VR
Fulldive VR

Se você está procurando por uma plataforma com foco em RV que possa oferecer tudo, desde navegação na Web até armazenamento de fotos, o Fulldive VR é o aplicativo que você precisa.

Ele fornece a sua própria loja RV, contendo centenas de aplicativos com suporte à realidade virtual para instalar e operar através do portal Fulldive VR. Você também pode tirar fotos e vídeos em 360 graus, graças à câmera RV do aplicativo.

Ainda é posssível conferir milhões de vídeos do YouTube, disponíveis por meio do aplicativo como parte de uma experiência em 3D ou VR em 3D. O aplicativo funciona com qualquer óculos habilitado para Android, incluindo Oculus, Daydream e Cardboard.

Download: Fulldive VR (Grátis, com compras no aplicativo)

5. Netflix VR

Netflix VR
Netflix VR

O aplicativo Netflix VR para Android permite que os assinantes assistam ao conteúdo através de um óculos de realidade virtual, como Oculus, Daydream e Cardboard.

Você tem dois modos de visualização neste aplicativo. O primeiro é uma experiência rústica de sala de estar, e oferece uma visão estática do seu conteúdo de mídia. O segundo, uma experiência vazia, o envolve em sua TV ou filme, movendo o conteúdo para combinar com seu movimento ocular.

Não há conteúdo específico para RV na Netflix atualmente, mas você pode assistir ao catálogo completo da Netflix (sem 3D). Esperamos que quando a tecnologia VR se tornar mais popular, a Netflix comece a adicionar conteúdo RV à sua programação.

Download: Netflix VR (Grátis)

6. Google Expedições

Expedições
Expedições

Não há lugar melhor para mostrar o potencial dos aplicativos de realidade virtual do que nas mãos de uma criança. Graças ao aplicativo Expedições, também do Google, esse potencial é desbloqueado. Estudantes e professores podem usar o Expedições para explorar pontos de referência virtualmente gravados em todo o mundo.

O aplicativo permite que você compartilhe as mesmas viagens com outros óculos, por isso é perfeito para pequenos grupos em sala de aula. Existem mais de 900 passeios diferentes para você experimentar, desde cordilheiras a museus. Como é um aplicativo do Google, ele foi projetado para os óculos Google Cardboard ou Daydream.

Download: Google Expedições (Grátis)

7. VR Space

O VR Space para cardboard é um tour de realidade virtual em nosso Sistema Solar e outros sistemas planetários. Descubra as estrelas e uma vasta galáxia com o VR espaço. Inicie uma aventura virtual para descobrir as profundezas da galáxia e ter uma experiência VR maravilhosa de flutuar no espaço com esse app VR.

Download: VR Space (Grátis)

8. Google Earth VR

Google Earth VR
Google Earth VR

Embora nem todo metro quadrado da terra seja 100% igual ao que você vê neste aplicativo, a sensação de ser transportado de volta para uma rua de infância, ou um lugar na cidade que seus amigos costumavam se encontrar é algo que pode fazer você amar este app.

Com o Google Earth VR, você pode simplesmente viajar para qualquer lugar do planeta. Ele fornece uma experiência gratuita para o mundo a partir de uma perspectiva totalmente nova. Oferece uma cobertura de mais de 500 milhões de km² na Terra, incluindo a misteriosa bacia do rio Amazonas, a movimentada Manhattan, o Grand Canyon e os Alpes Suíços.

Você pode navegar, passear ou até mesmo voar para visitar essas atrações turísticas no Oculus Rift e no HTC Vive.

Acesse o site

9. Titans of Space

Titans of Space
Titans of Space

Através do Titans of Space, estudantes e entusiastas de astronomia poderão ver a galáxia onde vivemos, em uma perspectiva de realidade virtual. Com a música e o efeito visual perfeito, é possível ter uma compreensão mais tridimensional do nosso misterioso sistema solar.

Os planetas serão reduzidos a um milionésimo do tamanho real, para obter uma experiência surreal. Por exemplo, a Terra parece um pequeno holograma de 12,7 metros de largura. Os gigantes do espaço são auto-reguláveis e estão equipados com várias opções, para que você possa personalizar suas patrulhas com base na sua preferência.

Download: Titans of Space (Grátis)

10. InCell VR

InCell VR.
InCell VR.

Com uma proposta bem parecida do Google Expedições, o InCell VR tembém pode ser utilizado dentro das salas de aula. Mas, dessa vez, o assunto é biologia. O aplicativo leva seus usuários à um passeio por dentro do corpo humano, como se fossem câmeras microscópicas vagando por um organismo.

O mais legal é que funciona também como um jogo de realidade virtual, unindo o útil ao agrdável, literalmente. Durante a viagem, o usuário deverá correr e coletar pontos pelo corpo humano. A cada novo estágio alcançado, você aprende mais sobre aquele setor.

Download: InCell VR (Grátis)