Bloatwares: saiba o que são e porquê você deve desativá-los imediatamente

Os bloatwares estão presentes tanto nos smartphones quanto nos computadores e são serviçõs nativos e indesejáveis. Veja como desativá-los!

Android. Foto: Oficina da Net.
Android. Foto: Oficina da Net.

É muito provável que você já tenha adquirido um smartphone, notebook ou computador e o sistema veio com uma série de aplicativos e programas instalados de forma nativa, sendo a maioria deles inúteis para o seu uso. Na maioria das vezes é díficil de removê-los, no entanto é possível desativá-los do seu sistema operacional.

O que é bloatware?

Os bloatwares são softwares e aplicativos que vêm instalados de forma nativa nos aparelhos, como computadores ou smartphones, por exemplo. Esse tipo de serviço costuma vir como alguns apps próprios das fabricantes e que não podem ser desinstalados pelos usuários, com isso ocupando espaço da memória do dispositivo.

Nos celulares mais antigos era comum que o aparelho viesse com uma série de aplicações inúteis. Felizmente as empresas estão reduzindo a quantidade de apps próprios, com isso tornando o sistema operacional limpo e otimizado.

Em parceria com a Google, a Motorola faz parte do programa do 'Android One', versão do sistema que traz poucas modificações e é chamada pelos usuários de 'Android puro'. Diversos dispositivos da empresa fazem parte desse programa, pertencendo a linha 'One', como o Motorola One Vision, por exemplo. Para que você possa remover definitivamente esses aplicativos indesejáveis há duas maneiras: com ou sem ROOT.

Leia também:

O que é ROOT?

Se você é um usuário avançado provavelmente já ouviu falar sobre o termo "ROOT", que de forma resumida, trata-se de uma permissão em que o usuário tem acesso total às configurações do sistema operacional do aparelho, com isso podendo executar ações que por padrão estão bloqueadas pelo Android.

Cada modelo de smartphone possui uma forma de desbloquear o acesso ROOT, por isso não ensinaremos esse procedimento neste artigo. Além disso, vale ressaltar que caso seja executado da forma errada pode causar sérios problemas no software do aparelho, por isso não recomendamos o desbloqueio do ROOT.

IMPORTANTE!

Ao realizar ROOT no dispositivo você perderá a garantia de fábrica ou extendida!

Para desinstalar os bloatwares é preciso ter o ROOT desbloqueado, porém é possível apenas desativá-los do sistema. Eles ainda estarão lá, porém desativados.

Verifique se seu celular tem ROOT

Todos os celulares vêm com essa função desbloqueada, mas se você comprou usado e está em dúvida é possível descobrir rapidamente se o dispositivo possui ou não essa permissão de acesso. Para isso utilizaremos o ROOT Checker, aplicativo gratuito e que está disponível na Play Store.

1. Abra o aplicativo e forneça todas às permissões necessárias;

2. Na tela inicial toque sobre a opção 'VERIFICAR ROOT';

3. Veja o resultado. No exemplo abaixo o dispositivo não possui a permissão de super usuário desbloqueada.

Veja se há o acesso ROOT. Foto: Printscreen.
Veja se há o acesso ROOT. Foto: Printscreen.

IMPORTANTE!

Em hipótese alguma desative o Google Play Services ou outros serviços essenciais para o funcionamento do dispositivo!

Desative os bloatwares

Ao desativar um aplicativo ele ainda estará instalado no sistema, porém deixará de consumir dados em segundo plano, dessa forma poupando a memória RAM do seu telefone e fazendo com que haja um menor consumo energético.

1. Acesse às 'CONFIGURAÇÕES' do seu celular e procure pela área de 'APLICATIVOS';

2. Procure pelo menu para ativar a opção de 'MOSTRAR TODOS OS APPS', caso contrário você não verá os serviços do sistema;

3. Em seguida selecione o bloatware que deseja desativar e toque sobre;

4. Pressione sobre o botão 'DESATIVAR'.

Desativando apps. Foto: Printscreen.
Desativando apps. Foto: Printscreen.

Poco F3, Poco X3 Pro ou Poco X3 GT: Qual tem a melhor bateria?

Conteúdo relacionado

POCO M3, celular de entrada ainda aguenta os jogos? | Roda Liso ENTRADA
Roda Liso

POCO M3, celular de entrada ainda aguenta os jogos? | Roda Liso ENTRADA

Estamos dando boas vindas ao primeiríssimo episódio do Roda Liso de Entrada, somente com smartphones leves, revisitando o clássico POCO M3.

Como ver quando aplicativos acessam sua câmera e microfone no Android
Segurança digital

Como ver quando aplicativos acessam sua câmera e microfone no Android

Você certamente está familiarizado com a caixa pop-up que pede permissão para usar o microfone ou câmera do seu Android, porém, muitos aplicativos usam seus sensores em segundo plano, literalmente espionando o que você faz.

Galaxy A52: novo best-seller da Samsung tem seu design traseiro revelado
Samsung

Galaxy A52: novo best-seller da Samsung tem seu design traseiro revelado

Aproveitando do sucesso de vendas do Galaxy A50 e A51, a Samsung cria expectativas que o novo integrante da família possa alcançar bons números de vendas também. Confira!