Mesmo que você seja um grande fã e defensos do sistema Android, há um recurso invejável no iOS da Apple, que é um extra de segurança. No iOS 14, um pequeno ponto luminoso alerta o usuário do iPhone quando aplicativos estão usando o microfone ou a câmera do aparelho. Mas você não precisa mudar para um iPhone. Há um aplicativo para Android que é gratuito e emite alertas de segurança semelhantes aos do iPhone.

Como funciona o recurso da Apple?

Como a luz LED em uma webcam, tanto no iPhone quanto no iPad é possível ver pontos coloridos na barra de status quando um aplicativo está acessando a câmera ou microfone. O Android mostra quando os aplicativos estão acessando sua localização, mas falta esses indicadores.

Por que você precisa de alertas?

Em 2018, por exemplo, mais de 250 aplicativos em todo o mercado da App Store e Google Play estavam ouvindo áudios em segundo plano, através do microfones dos smartphones, permitindo que os aplicativos descobrissem o que você assiste ou ouve para mostrar anúncios mais direcionados. E então, é claro, há a teoria da conspiração de longa data que nossos smartphones estão ativamente nos escutando.

Os aplicativos devem pedir permissão para ter acesso à sua câmera e/ou microfone. Porém, há um problema. Uma vez concedida permissão, os aplicativos podem usar seu microfone ou câmera a qualquer momento em segundo plano.

Embora seja bom acreditar que todos os aplicativos respeitem a sua privacidade, a verdade é que muitos não fazem isso. Eles podem estar ouvindo ou observando você a qualquer momento. Sem qualquer indicador em seu dispositivo, você não tem como saber quando os aplicativos estão usando seu microfone ou sua câmera.

Um ponto simples, mas eficaz serve como um alerta para que você saiba que algo está acontecendo. É discreto, mas faz você saber que um aplicativo está tentando espioná-lo.

Como ver quando aplicativos acessam sua câmera e microfone no Android

O aplicativo que usaremos para trazer essa funcionalidade para o Android é chamado de "Access Dots". Ele imita os pontos coloridos que estão presentes no iPhone e iPad.

O aplicativo é fácil de configurar e fornece mais informações sobre o que os aplicativos estão fazendo em segundo plano.

1. Primeiramente, instale o "Access Dots" da Google Play Store em seu smartphone ou tablet Android.

2. Quando você abrir o aplicativo pela primeira vez, você verá um alternador para ativar pontos de acesso. Ligue para começar.

Access Dots
Access Dots

3. Alternar o switch o levará ao menu de configurações de Acessibilidade do Android. Para que os Pontos de Acesso funcionem, permita que ele seja executado como um Serviço de Acessibilidade. Selecione-o na lista de aplicativos instalados. Habilite "Acessibilidade" para prosseguir com o recurso.

4. Agora, clique em "Access Dots"e depois em "Serviços transferidos por download". No seu Android, dê ao app as autorizações necessárias.

Access Dots
Access Dots

5. Agora volte para o aplicativo Access Dots. O recurso já está sendo executado, mas você pode personalizar os alertas. Toque no ícone de engrenagem para abrir suas configurações.

6. Primeiramente, você pode alterar a cor dos pontos tocando nos círculos e escolhendo uma cor diferente.

7. Em seguida, você pode decidir onde gostaria que o ponto indicador aparecesse. Selecione um dos locais (A localização personalizada requer compra no aplicativo).

8. Por último, use o controle deslizante para ajustar o tamanho do ponto.

Access Dots
Access Dots

9. Além do ponto indicador, o app também mantém um registro de aplicativos que acessaram sua câmera e/ou microfone. Na tela principal do Access Dots, toque no ícone do relógio para ver o histórico.

Access Dots
Access Dots

Agora você verá os pontos coloridos sempre que um aplicativo estiver usando sua câmera ou microfone.

Este é um aplicativo simples mas muito útil no que se refere a manter o controle sobre os aplicativos que possam estar acessando seus sensores em segundo plano, sem a sua permissão.