Muitos não sabem, mas o sistema operacional de nossos smartphones (no caso do Android), é Open Source. Bom, mas o que significa isso? Significa que ele tem código aberto, ou seja, os usuários podem re-programar, realizar alterações e personalizar o sistema a sua vontade.

É o que a maioria das empresas que comercializam Smartphones fazem, o sistema Android é disponibilizado às mesmas e então elas adicionam aplicativos, seus logos e re-moldam a interface, tornando aquele sistema "único" para seu modelo de Smartphone.

Porém ainda assim é possível que o usuário final desfaça essas alterações e reprograme o seu sistema android. Apague aplicativos nativos do sistema e ainda adicione roms personalizadas ao dispositivo. Para isso é necessário a realização do procedimento de root.

Vou explicar como realizar este procedimento neste tópico, mas de antemão aviso, o procedimento pode causar a perda da garantia do aparelho e depois de realizado expõe o smartphone a maiores riscos, pois com Super User ativo, existe a possibilidade de arquivos vitais para o funcionamento do Android sejam apagados. Por isso realize este procedimento por sua conta e risco.

Para realizar este procedimento vamos usar o aplicativo Kingo Root App. Talvez seja necessário desativar seu antivírus para realizar o procedimento.

1 - O primeiro passo é colocar seu aparelho em modo "Depuração USB"

Para isso abra o menu "Configurações", depois vá em "Sobre o Dispositivo" e pressione 7 vezes sobre: Número de Compilação // Versão Build // Número da versão. Uma dessas 3 opções, depois retorne ao menu "Configurações" e acesse o menu que foi criado "Programador" e ative a opção "Depuração USB".

Procedimento para ativar a depuração USB.
Procedimento para ativar a depuração USB.

 

2 - Feito isso, conecte o smartphone ao computador e inicie o Kingo Root. O mesmo irá reconhecer seu aparelho, então é só iniciar o procedimento e aguardar sua conclusão.

Interface do Kingo Root.
Interface do Kingo Root.

3 - Com a mensagem de sucesso, o seu root foi concluído. Dando-lhe acesso ao "Super User".

Root realizado com sucesso.
Root realizado com sucesso.

Agora é só aproveitar todas as  possibilidades do seu aparelho rooteado. Mas lembrando, sempre tome cuidado para não excluir ou alterar arquivos que você desconheça. Assim você evita que aconteçam problemas com seu Smartphone.