Se você deseja realizar o procedimento de root em seu aparelho motorola, você precisa primeiro desbloquear o bootloader. Este procedimento é totalmente seguro, porém ocasiona na perda da garantia do aparelho. E faz com que uma mensagem fique em sua tela sempre que for ligar o telefone. Mas não se preocupe, em um outro tutorial, vamos ensinar a remover essa mensagem. Ah, vale lembrar que esse procedimento vai resetar seu aparelho então faça um backup de seus arquivos.

Direto ao ponto então? O primeiro passo é fazer este download. Extraia para uma pasta e mantenha na área de trabalho. Também certifique-se que os drivers de seu aparelho estão instalados no computador. 

Para esse procedimento você precisa ativar o modo desenvolvedor do seu aparelho. Então siga os passos. Configurações > Sobre o Telefone > em Número da versão pressione 7 vezes. Volte para o menu configurações e você verá um novo menu, "Programador".

Ativando modo programador.
Ativando modo programador.

Neste menu você deve ativar duas funções, "Desbloqueio de OEM" e "Depuração USB". Caso seu aparelho seja um modelo de Motorola mais antigo ele não vai possuir a opção "Desbloqueio de OEM" mas não tem problema.

Depuração USB e desbloqueio de OEM.
Depuração USB e desbloqueio de OEM.

Feito isso, desligue o aparelho e entre no modo Fastboot. Para isso pressione o botão de volume "Menos" e o botão "Power" por 3 ou 4 segundos. Depois solte. Neste menu não é necessário realizar nem um procedimento, apenas mantenha o aparelho nele.

Modo Fastboot.
Modo Fastboot.

Conecte o telefone no modo Fastboot ao computador, e vá para a pasta que você salvou na área de trabalho, segure a tecla "Shift" e pressione o botão direito do mouse, e escolha a opção "Abrir Janela de comando aqui".

Abrir janela de comando aqui.
Abrir janela de comando aqui.

Uma janela do CMD irá aparecer. Nela digite o seguinte comando: fastboot oem get_unlock_data. E pressione enter. Um código irá aparecer, copie o código completo, se necessário cole ele no bloco de notas e apague os espaços e a mensagem (bootloader). Ficando apenas com o código.

 fastboot oem get_unlock_data.
fastboot oem get_unlock_data.

Acesse este Link, conecte-se com sua conta Google. Cole o código na opção 6 e clique no botão "Can my device be unlocked?". Depois selecione a opção "I Agree" e aperte o botão que vai aparecer. O código de desbloqueio do bootloader será enviado para seu e-mail.

Site Motorola.
Site Motorola.

Acesse seu e-mail para copiar o código que foi fornecido, então volte para a janela do CMD e digite: fastboot oem unlock. Em seguida aperte espaço e cole o código. Os códigos são únicos, então não é possível copiar qualquer código, não irá funcionar. Pressione enter e o procedimento irá começar.

fastboot oem unlock + código recebido no e-mail.
fastboot oem unlock + código recebido no e-mail.

Sendo concluído o processo o telefone irá resetar, e ligar com a mensagem de bootloader unlocked.

Bootloader Unlocked
Bootloader Unlocked.

Feito o desbloqueio do bootloader você já pode realizar root no seu motorola, e começar a personalizá-lo do seu jeito. Gostou? Ainda tem alguma dúvida? Comenta aqui que a gente te ajuda a resolver.