Se você assistir Netflix nos próximos dias em seu smartphone Android e notar que parece haver uma melhoria no som durante sua série ou filme favorito, creia, isso não é sua mente "pregando uma peça" em você. Recentemente, a Netflix começou a atualizar seu aplicativo para Android com uma implementação para melhorar o áudio.

Com o novo update do app Netflix para celulares Android, haverá agora a transmissão dos sons dos vídeos no formato xHE-AAC (Extended HE-AAC com MPEG-D DRC). Segundo a empresa, isso fará com que o áudio gerado tenha "qualidade de estúdio", além de ser mais "consistente", permitindo que os usuários consigam apreciá-lo nos mais diferentes fones de ouvido e níveis de sinal de internet.

A consistência no som é devido a taxa de transmissão de bits variável que o novo formato de áudio proporciona. Quando a conexão com a internet está boa, a qualidade de áudio é melhorada, porém, quando o sinal recebido pelo smartphone está instável, a performance do som cai. Entretanto, para que não haja grandes mudanças de volume, há um gerenciamento de sua altura. Além disto, há também uma compensação de volume em ambientes mais barulhentos, para que não se tenha dificuldades para se entender o que está sendo dito durante os diálogos.

Lançamento e disponibilidade

A atualização já está disponível, porém as novidades citadas acima só estarão disponíveis para celulares que possuem ao menos o Android 9 (Pie) ou superior. A princípio, a única utilidade real que as pessoas terão ao assistir em suas casas, devido a pandemia, é uma qualidade maior na reprodução do áudio no aplicativo, pois a compensação de volume só irá entrar em ação caso o ambiente realmente esteja ruidoso e normalmente isso ocorre onde tem uma grande concentração de pessoas.

O que achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!