Os smartphones revolucionaram muitas atividades cotidianas e outras que antigamente exigiam mais recursos, como a fotografia. Atualmente, qualquer pessoa pode fotografar ou filmar o que quiser, em qualquer lugar, bastanto para isso estar com o seu celular em mãos. E se você é o feliz proprietário de um smartphone da Xiaomi, aqui trazemos 5 dicas fundamentais para melhorar as fotos que você faz com seu dispositivo.

5 dicas para melhorar as fotos no seu Xiaomi

A maioria de nós subestima a capacidade da câmera do celular, mas na verdade, se você souber usar sua câmera, ela será capaz de registrar fotografias incríveis. Basta algumas configurações, ângulo e iluminação correta.

Neste post, vamos ver algumas dicas úteis que ajudam a melhorar a fotografia do seu smartphone Xiaomi.

1. Use a capacidade máxima de megapixels

Os smartphones da Xiaomi são populares por oferecerem câmeras com resolução muoto alta. Bons exemplos são o Xiaomi Mi Mix Fold, Xiaomi Mi 10S e o Xiaomi Redmi K40 Pro Plus com 108 MP, o Xiaomi Mi 11 Ultra com 50 MP e o Xiaomi POCO X3 Pro, com 48 MP.

Mas mesmo que o seu smartphone não tenha tantos megapixels assim, é importante que você configure sua câmera para utlizar sua potência máxima, o que será muito benéfico para a qualidade das fotos, especialmente na captura de detalhes. No modo foto normal, vá para Configurações e toque no ícone dos megapixels.

Outra maneira é abrir o Modo Pro e tocar no ícone de MP, na faixa superior. Naturalmente, isso exigiria que você conhecesse as outras configurações da câmera, como Balanço Branco e ISO, entre outras.

Foto: Priscilla Kinast.
Foto: Priscilla Kinast.

2. Evite o Zoom Digital

O zoom digital quase sempre produz resultados ruins, pois reduz a resolução da imagem. Evite usá-lo para manter a qualidade das suas fotos. Entretanto, se o seu aparelho conta com zoom óptico, como o Xiaomi Mi 10 Zoom Edition, Xiaomi Mi Note 11 e Xiaomi Mi 11 Ultra, não há problema em utilizar o zoom, pois com esta tecnologia, a qualidade das fotos não são afetadas. Se você só tem o zoom digital, então em vez de usá-lo, basta se aproximar para manter a qualidade da imagem.

3. Ative a câmera IA

Se você não gosta ou não sabe ajustar os níveis de exposição e brilho manualmente para cada tipo de fotografia, deize que a inteligência artificial faça isso por você. Para isso, basta tocar no botão de IA na parte superior.

Foto: Priscilla Kinast.
Foto: Priscilla Kinast.

4. Aproveite a luz natural sempre que possível

Poucos smartphones podem produzir fotos internas e em embientes escuros com alta qualidade, isso porque os sensores dos dispositivos ainda não são tão capazes quanto de uma câmera digital. Mas você pode facilmente driblar esse problema com a luz do dia.

Tirar fotos ao ar livre, nas condições adequadas de iluminação, fará com que você consigue os melhores resultados possíveis com a câmera do seu celular Xiaomi. A iluminação determina não só o brilho e a escuridão, mas também o tom e a atmosfera da foto. Portanto, priorize a luz do dia na hora de fazer suas fotos.

5. Use o HDR

A sigla HDR significa High Dynamic Range, que em tradução livre fica Dinâmica de alto alcance. Esta tecnologia está cada vez mais presente nos smartphones, incluindo os Xiaomi. Com ela, sua fotografia tem mais detalhes das áreas escuras e claras, isso para proporcionar uma exposição melhor equilibrada.

Em outras palavras, o HDR impedirá que o céu seja muito brilhante ou o chão seja muito escuro, e realmente se adapte à fotografia da paisagem. Se há muito contraste entre partes mais claras e escuras da cena, o HDR da câmera é capaz de resolver isso.

Foto: Priscilla Kinast.
Foto: Priscilla Kinast.

Mais 10 dicas de fotografia do Oficina da Net

Já publiquei uma série de dicas sobre fotografia aqui no Oficina da Net que podem ser úteis para você fazer as melhores fotos com o seu smartphone Xiaomi, assim como com qualquer outro aparelho. Confira abaixo essas dicas: