Imagine a decepção ao descobrir que aquele aparelho que você acredita ser original é na verdade uma falsificação! Saiba que para quem adquire um produto da Xiaomi, esse é um dos maiores riscos. A empresa chinesa que é referência no mercado de smartphones e outros produtos que oferecem bom custo-benefício, é uma das principais vítimas de falsificações por conta da sua alta popularidade.

A situação é tão preocupante que o atual CEO da Xiaomi, Lei Jun, disse em uma conferência que 1 em cada 3 smartphones com a marca da empresa são falsos. Isto quer dizer que de todos os smartphones vendidos com o nome "Xiaomi", pelo menos 30% são falsos.

Muitas pessoas adquirem esses produtos sem saber, e com o tempo, descobrem que foram enganadas, às vezes por problemas no próprio celular, como bateria que não dura, falhas de atualização, desligamento repentino e assim por diante. Se você comprou um produto da Xiaomi e está na dúvida quanto a sua procedência, este artigo pode te ajudar!

Como saber se meu celular Xiaomi é original?

Listamos vários métodos que podem te auxiliar a identificar se o seu produto é de fato original. O mais interessante, é que boa parte desses métodos se aplica a quase todos os tipos de produtos da Xiaomi, desde smartwatches, smartphones, power banks, fones de ouvido, entre outros. Confira as nossas dicas!

Como identificar ANTES de comprar...

Método 1 - Desconfie do preço

Se você ainda está pensando em adquirir um produto Xiaomi, certifique-se que o preço está dentro do que pode ser considerado normal. Um ditado popular muito oportuno diz que "quando a esmola é demais, o santo desconfia".

Se o vendedor diz que o aparelho é novo e o preço não bate com os demais, melhor ir com cautela.
Se o vendedor diz que o aparelho é novo e o preço não bate com os demais, melhor ir com cautela. Na imagem acima, qual deles pode ser um produto falsificado?

É verdade que a Xiaomi costuma oferecer bons aparelhos com um preço mais em conta em relação aos seus concorrentes, muitos deles com preços bem atraentes. Mas para tornar a oferta mais atrativa, alguns aparelhos são anunciados com um preço bem abaixo do que o normal, às vezes três ou quatro vezes mais baratos. Se isso acontecer, não duvide de que seja um produto falsificado. Uma dica é comprar em lojas de sua confiança.

Método 2 - Comparação Física

Se você ainda está avaliando alguma oferta e quer ter certeza que o produto não se trata de nenhuma falsificação, uma das melhores formas de se certificar disso é comparando com um modelo realmente original, como imagens da página oficial da Xiaomi. As diferenças podem ser notadas tanto na caixa, como também no dispositivo em si, como no número de câmeras, o posicionamento do leitor de digitais e até o que está escrito na tampa traseira do celular.

Certifique-se que todos os detalhes da câmera, traseira e até da caixa do produto estão de acordo com o original.
Certifique-se que todos os detalhes da câmera, traseira e até da caixa do produto estejam de acordo com o original.

Caso seja uma compra online, você pode utilizar as fotos que o vendedor disponibiliza para comparar com modelos oficiais que também estão espalhados na internet. Procure no YouTube, por exemplo, vídeos de unboxing do produto Xiaomi que você está pensando em adquirir. Ali você pode confirmar quais informações constam na caixa, como selos, certificações e o próprio logo da Xiaomi, como também coloração, tamanho e formato.

Em boa parte dos casos, o logotipo "MI" é exibido no canto superior direito da parte frontal da caixa com uma coloração alaranjada e letras brancas. Se ele estiver posicionado em outro lugar, com outras colorações ou falhas de impressão, provavelmente este não é um produto fidedigno.

Como identificar DEPOIS que comprou...

Método 3 - Verifique o IMEI ou S/N do celular

Agora se você já possui um aparelho Xiaomi e quer ter certeza que ele é original, consulte o seu IMEI em bases oficiais. O IMEI é uma espécie de "RG" do smartphone. Trata-se de um número de identificação que é dado de forma exclusiva e autêntica para cada modelo disponível no mercado de forma individual.

Para saber qual o IMEI do seu celular, procure este número na caixa que acompanha o produto. Geralmente ele vem acompanhado de outros códigos, como S/N e IMEI 2. Caso não possua mais a caixa do aparelho, ou queira se certificar que o IMEI do celular é o mesmo que está nela, abre o aplicativo de Telefone, digite *#06# e depois no botão de Ligar.

Na caixa é possível identificar o S/N, IMEI, IMEI 2 e selos de legitimidade.
Na caixa é possível identificar o S/N, IMEI, IMEI 2 e selos de legitimidade.

Com o IMEI em mãos, é hora de consultar nas bases oficiais. No Brasil, existem duas maneiras de se certificar da veracidade desse número de identificação.

Site da Anatel

Geralmente, os produtos que são comercializados oficialmente no Brasil possuem o Certificado de Conformidade Técnica emitido pela Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações que regulamenta e fiscaliza a comercialização de produtos eletrônicos por aqui.

Consulta Celular Legal.
Consulta Celular Legal.

Para saber se o seu celular é um desses produtos, acesse a ferramenta e insira o código na barra de pesquisa. Se ele for um produto original, a mensagem "Até o momento o IMEI informado não possui restrições de uso" será exibida.

Site da Xiaomi

Outra forma de consultar a veracidade do IMEI é pesquisar dentro do sistema criado pela própria Xiaomi. Para driblar a pirataria de seus produtos, a gigante chinesa criou um site que identifica o seu modelo direto da base oficial.

Como forma de tirar a prova real, ali é possível pesquisar pelo IMEI e pelo S/N. Basta inserir o número de identificação e clicar em Verificar. Quando o produto é original, o site exibe o nome dele na tela, como no exemplo abaixo;

Quando o IMEI é identificado, o nome do aparelho é exibido na tela.
Quando o IMEI é identificado, o nome do aparelho é exibido na tela.

Método 4 - Verifique o código de segurança

Existe ainda outro código de segurança que pode te ajudar a ter certeza da originalidade do seu produto Xiaomi. Para encontrá-lo, você deve buscar um selo na caixa do aparelho. Trata-se de uma numeração composta de 20 dígitos. Geralmente ela fica escondida debaixo de um selo brilhante que, depois de ser raspada com um moeda ou outro objeto parecido, exibe a numeração completa.

Ao raspar o selo brilhante na caixa do produto, o código de segurança de 20 dígitos é exibido.
Ao raspar o selo brilhante na caixa do produto, o código de segurança de 20 dígitos é exibido.

Se você encontrou esse número, vá até o site da Xiaomi e consulte sua veracidade no campo correspondente. Caso ela corresponda com a base da fabricante, uma confirmação é exibida na tela. Vale lembrar que nem todos os produtos da Xiaomi contam com esse código de segurança, mas isso não significa que eles são falsificados.

Método 5 - Verifique se a MIUI é original

As lojas e vendedores que vendem celulares falsos costumam fazer alterações na ROM, isto é, no sistema operacional que vem instalado no seu smartphone. O grande problema disso é que você, provavelmente sem saber de que se trata de um aparelho assim, pode perder totalmente o acesso ao seu aparelho.

Quando o usuário tenta fazer a atualização para a versão original, o algoritmo da Xiaomi utiliza alguns parâmetros para identificar que ele não é um produto original e por isso, bloqueia o aparelho permanentemente. Se você estiver em dúvidas quanto à originalidade do seu produto, tente atualizar a MIUI pelas configurações do aparelho, e verifique se o processo acontece sem falhas. Caso seja um aparelho falso e você tenha sido enganado, é melhor procurar o vendedor e se necessário, as autoridades competentes.

Método 6 - Consulte o hardware

Os produtos falsificados possuem um valor mais em conta justamente por conta do hardware que tem dentro dele, com certeza de qualidade muito inferior ao do produto original. Esse é um tipo de conteúdo que nenhum usuário comum pode ver, a menos que desmonte o aparelho.

Mas se o seu celular está travando mais do que o aceitável, verificar os componentes internos é a melhor precaução. O procedimento ideal é realizar testes de benchmark para comprovar a sua potência e originalidade. Existem vários aplicativos para isso, mas um dos mais objetivos é o AnTuTu.

Consulte a ficha técnica na página oficial da Xiaomi ou aqui mesmo no Oficina da Net. Se os nomes dos componentes estiverem de acordo com o exibido no aplicativo e a performance for bem avaliada nos testes, fique tranquilo que o seu aparelho é original.