As três configurações principais que você deve levar em conta ao fazer uma fotografia de qualidade são a abertura, velocidade do obturador e ISO. Estes três são comumente referidos como o "triângulo de exposição", e são os três fatores que levam a um equilíbrio de uma imagem bem exposta. Hoje estaremos falando sobre o que é o ISO, quais os seus efeitos na imagem e como você pode usá-lo a seu favor para tirar as melhores fotos possíveis.

Na fotografia analógica, a classificação ISO significa velocidade do filme. Quanto mais sensível o filme, menos luz é necessária. E na fotografia analógica, era preciso ter claro antes de seu projeto qual filme e com qual sensibilidade seria necessário, ou seja, que tipo de luz estará disponível. E mudar o filme não era fácil.

Mas em tempos de fotografia digital, há uma grande vantagem: Com as câmeras digitais, a configuração ISO pode ser alterada de imagem para imagem. Nas câmeras digitais, a sensibilidade ISO representa a sensibilidade à luz do sensor de imagem. Os valores ISO podem ser alterados no menu de configurações e, portanto, sempre adaptados às condições atuais de iluminação. Além disso, muitas câmeras digitais oferecem a possibilidade de ajuste automático ISO.

Tenha cuidado com o modo automático, pois algumas fabricantes tendem a usar um ISO alto desnecessariamente, aumentando o ruído (vamos falar disso daqui a pouco), sendo que você poderia alterar a abertura ou a velocidade do obturador para sanar a falta de luz.

As informações referem-se a uma câmera full-frame da Canon e sem uso de flash.

sensibilidade ISO situação de disparo
100-200 ISO Fotos ao sol
ISO 400-800 céu nublado, à noite
> 800 ISO à noite ou em interiores escuros

Quanto maior o número ISO, mais sensível o sensor de imagem se torna. Como resultado, até mesmo fotos com pouca luz disponível podem ser boas e nítidas. 

Valores de ISO

Aumentar a sensibilidade faz com que menos luz seja necessária para expor adequadamente a imagem.

Use o valor ISO correto

Por padrão, a maioria das câmeras usa valores ISO entre 100 e 200. Elas representam baixa sensibilidade à luz e são mais adequadas para fotografar com luz do dia, ou em ambientes bem iluminados a noite. Mas as coisas complicam quando as condições de iluminação não são mais ideais. Se você quiser continuar trabalhando com o ISO 100, precisará abrir a abertura ou estender o tempo de exposição. Sem o uso de um tripé, o segundo passo geralmente leva a imagens borradas.

Para compensar a trepidação da câmera, você também pode aumentar o valor ISO da sua câmera e, assim, aumentar a fotossensibilidade do sensor de imagem. Isso enganará o sensor de que o assunto é muito mais luminoso. Então você precisa de menos luz para uma boa captura. 

A configuração ISO afeta a velocidade do obturador. Mudar o ISO de 100 para 200 reduz pela metade o tempo de exposição necessário. Se estes estivessem anteriormente em 1/125, agora apenas 1/250 são necessários. 

Embora os fabricantes de câmeras possam dar diferentes instruções sobre o uso das configurações ISO, sabe-se que normalmente, valores entre 100 e 200 são adequados para fotos em situações bem iluminadas. Em dias nublados, à noite ou em ambientes fechados, valores ISO entre 400 e 800 são recomendados. À noite ou em salas muito escuras, uma configuração ISO 800 deve dar conta do recado até mesmo quando você não pode usar o flash, como por exemplo, em concertos ou em museus mal iluminados.

Valores ISO adequados para diferentes situações

Para uma visão geral rápida, você encontrará abaixo os valores ISO comuns com exemplos de situações de fotografia adequadas. Estes são valores aproximados para tirar fotos sem um tripé:

ISO Situação Luz
100-200 Durante o dia com tempo "bom" (sol, nuvens claras). Muita luz
400-800 Céu nublado, nevoeiro, sombra, interiores iluminados. Luz suficiente
800-3200 Ao entardecer ou noite, em interiores pouco iluminados. Pouca luz

Desvantagem de altos valores ISO

Não se engane ao pensar que um alto valor ISO é a solução para todos os problemas de iluminação, pois aumentar a configuração ISO tem uma desvantagem: quanto maior o valor, maior a probabilidade de efeitos de ruído nas imagens. Em particular, câmeras compactas mais baratas geralmente produzem resultados inutilizáveis, ​​mesmo com valores ISO de 400 ou mais.

Aumentar os valores ISO aumenta a sensibilidade do sensor de imagem, e isso faz com que o ruído de fundo também aumente. Quanto mais alto for o valor do ISO, mais visível será o  ruído de cor e brilho. Estes pixels falsos brancos ou coloridos são visíveis, principalmente nas áreas escuras das fotos.

Se um ruído penetrar nas imagens, esses erros podem ser corrigidos em retrospectiva com programas especiais. Softwares pagos, como o Photoshop, permitem o pós-processamento de formatos de dados brutos. No entanto, as avarias nunca serão completamente eliminadas. O pré-requisito para isso é que sua câmera forneça os arquivos RAW.

Quanto maior for o ISO de uma fotografia, menor é a capacidade da câmera de capturar muitas cores, a variedade de tons e os preto e branco absolutos.

ISO ALTO

Com ISOs mais altos, a imagem fica menos saturada, com menos contraste e maior probabilidade de pretos ou brancos estourados. Também aumenta a probabilidade de ocorrer posterização da imagem.

Tipo de câmera

Se você quiser fotografar em condições de pouca luz sem flash, deve usar uma SLR (DSLR) ou uma câmera do sistema sem espelho (DSLM). Seus sensores significativamente maiores (principalmente MFT ou APS-C) ainda podem tirar fotos mesmo em valores mais altos (ISO 1600 e mais). 

Quanto maior o sensor da câmera, melhor será o comportamento do ruído em geral. Se você quer qualidade de imagem com pouca luz, deve procurar por câmeras com um sensor de formato completo. Estes modelos tem os sensores MFT ou APS-C significativamente maiores. Porém, essas câmeras podem ser muito caras, dependendo do fabricante e do modelo.

Mas independente do modelo de câmera que você tem ou pode comprar, a regra é: menos é mais! É sempre aconselhável começar a fotografar com valores ISO baixos, e só aumentar se você não puder diminuir a velocidade do obturador ou a abertura do sensor. 

A figura abaixo ilustra a influência do valor ISO no ruído da imagem. Enquanto na foto esquerda quase nenhum ruído é visível, você pode ver claramente à direita a perda de detalhes e nitidez, além do ruído da imagem. 

Iso de baixo a alto

Manipulação econômica de ISO alto

Como já descrito, altos valores ISO podem levar a efeitos de ruído indesejados nas imagens. Quanto mais baixa for a configuração ISO selecionada, mais claras serão as fotos. Se ISO 50 for selecionado, o ruído não será visível. Por esse motivo, você deve ter cuidado se decidir aumentar os valores ISO.

Ajustando a abertura e o tempo de exposição, você também pode regular a incidência de luz no seu sensor de imagem. Aproveite essas opções em conjunto com um tripé. E como fazer isso sem um tripé? Uma parede, um muro, uma prateleira, qualquer coisa onde você possa apoiar seguramente a sua câmera, pode se tornar um tripé improvisado. Dessa forma, você também pode neutralizar o tremido indesejado da câmera.

Como você pode notar, o ISO pode ser um aliado ou um inimigo da qualidade da sua fotografia, é essencial levar em conta o triângulo da exposição, e tentar jogar a responsabilidade de captura de luz para a abertura ou a velocidade, a fim de obter o equilíbrio necessário.

TRIANGULO DA EXPOSICAO