Existem muitos tipos de câmeras digitais para fotografia de alta qualidade, mas quando se trata de modelos avançados de lentes intercambiáveis, nenhum modelo é mais icônico que a DSLR. O nome é praticamente sinônimo de "câmera profissional", mas existe uma grande variedade de DSLRs, cobrindo um amplo espectro de usuários, de amador a avançado.

A popularidade da DSLR diminuiu nos últimos anos com o surgimento de câmeras compactas e sem espelho, mas ainda é um formato amado por muitos por algumas razões. Vamos explicar o que é uma DSLR, como funciona e o que a diferencia de câmeras como a mirrorless.

Uma câmera digital DSRL (Digital Single Lens Reflex), deve seu nome a duas características fundamentais:

1. Visor DSLR

Câmera DSLR
Câmera DSLR

Nessa especificação, quando olhamos pelo visor, vemos sem demora a cena. Isso ocorre graças a um espelho colocado a 45º, e a um pentaprisma que conduz e inverte a imagem, para que possamos vê-la corretamente através do visor. As vantagens do visor SLR são muitas, e as sensações também.

2. Sensor de Imagem

Sensor de imagem
Sensor de imagem

O material fotossensível, que nas câmeras analógicas era negativo, nas câmeras digitais é transformado em um sensor digital composto por pixels. Normalmente, esses sensores são do tipo CCD (dispositivo acoplado à carga) ou CMOS (semicondutor complementar de óxido de metal), e são os responsáveis ​​pela retenção da imagem.

Esses sensores têm uma resolução baseada no número de pixels: os famosos e tão equivocadamente bem avaliados megapixels das câmeras digitais, que, embora é o que a indústria venda, não são os responsáveis pela qualidade da imagem. Eles simplesmente medem seu tamanho.

Obviamente, sendo um único sensor digital que retém a imagem, uma vez capturada, deve ser transformada em um arquivo digital; portanto, as câmeras digitais possuem soquetes onde, por meio de cartões de memória, armazenamos as fotografias.

Isso tem uma vantagem adicional: poder ver as imagens imediatamente depois da captura através de uma tela LCD, que incorpora todas as câmeras digitais.
Posso tirar fotos pela tela? Embora pareça mentira, muitos modelos e marcas vêm implementando essa funcionalidade ao longo do tempo, a ponto de a maioria das câmeras SLR atuais permitem isso, removendo poucas exceções.
Além dessas duas características básicas, outra característica fundamental da SLR digital é a possibilidade de trocar os objetivos com os quais as possibilidades fotográficas se multiplicam bastante, embora veremos com mais detalhes como cada tipo de lente influencia a cena que queremos fotografar.
A propósito, uma última observação, as câmeras SLR digitais não são capazes de gravar vídeos compactos, pelo menos por enquanto.

Câmera mirrorless vs Câmeras DSLR

DSLR vs Mirrorless
DSLR vs Mirrorless

Atualmente, as câmeras estão evoluindo a um ritmo inacreditável. Considerações sobre lentes, pixels, distância focal, alcance dinâmico podem ser impressionantes. A infinidade de opções é uma bênção e uma maldição.

Um dos maiores debates no momento é entre câmeras sem espelho (mirrorless) e as DSLRs. Embora ambas compartilhem alguns aspectos, e existam vantagens e desvantagens para cada uma delas, vale a pena entender as diferenças, para que você possa encontrar a opção que melhor funciona para você.

O que é uma câmera mirrorless, ou sem espelho?

Como o nome sugere, uma câmera sem espelho é aquela que não requer espelho para reflexo, um componente essencial das câmeras DSLR. O espelho em uma DSLR reflete a luz até o visor óptico.

Em uma câmera mirrorless, não há visor óptico. Em vez disso, o sensor de imagem é exposto à luz o tempo todo. Isso fornece uma visualização digital da sua imagem na tela LCD traseira, ou no visor eletrônico (EVF).

O termo "mirrorless" é um pouco confuso. Ele realmente não foi usado até o advento das câmeras digitais sem espelho com lentes intercambiáveis, mas muitos estilos de câmera não possuem espelho reflexo.

Tecnicamente, a point-and-shoot é uma câmera sem espelho, assim como uma Rangefinder e modelos de filme ainda mais antigos. Mas o termo "mirrorless" geralmente é usado para descrever as câmeras de lente digital intercambiável (ILCs) que possuem visores eletrônicos, ou nenhum visor.

Se as câmeras DSLR existem, qual era o sentido de remover o espelho e criar uma nova categoria de câmera? A principal razão é simplesmente tamanho. Sem a caixa de espelho robusta ocupando espaço dentro do corpo da câmera, as câmeras mirrorless podem ser muito menores do que as DSLR.

Cinco razões para escolher uma câmera DSLR

1. Capturar todos os detalhes

Seja o reflexo nos olhos de alguém, ou uma gota de suor em um atleta, quanto mais detalhes forem capturados, mais próxima da vida real sua imagem estará. Graças aos grandes sensores de imagem, as DSLRs podem capturar muito mais detalhes do que uma câmera digital compacta. Um sensor grande deixa entrar mais luz, assim como a retina do nosso olho, o que resulta em maior definição e melhor qualidade.

2. Você quer ser mais criativo

A maioria das DSLRs possui configurações automáticas. Mas para uma fotografia mais criativa, você precisará controlar a abertura, a velocidade do obturador, o ISO e o balanço de branco.

Ajuste a abertura e você poderá criar o que os fotógrafos chamam de efeito bokeh (modo retrato), uma profundidade de campo rasa. Para isso, diminua a velocidade do obturador e crie instantaneamente uma foto estranhamente escura e imponente.

3. Diferentes estilos fotográficos

Se você deseja fotografar diferentes tipos de fotografia, uma DSLR é a opção certa. As lentes removíveis dão mais versatilidade, pois você pode usar várias lentes, cada uma criando um efeito específico. Você pode:

  • Escolha uma lente grande angular para paisagens panorâmicas ou fotos em grupo;
  • Usar uma lente telefoto para ampliar a vida selvagem;
  • Use uma lente macro para macros de insetos ou botões de flores.

4. Fotografia selvagem

Seja uma coruja abrindo suas asas em pleno vôo ou uma onça-pintada na Floresta Amazônica, a fotografia da vida selvagem chama a atenção. As DSLRs são capazes de capturar perfeitamente esses momentos, com uma combinação de controles manuais e lentes diferentes. Ajuste a velocidade do obturador e o ISO da câmera para congelar a cena de um animal enquanto ele corre ou voa. Ou use uma lente telefoto para aproximá-lo da ação.

5. Fotos noturnas

Se você deseja tirar fotos quando a iluminação é baixa, como no pôr-do-sol e na alvorada, uma DSLR é uma ótima opção. Os sensores grandes proporcionam uma faixa ISO alta, para que sua câmera capture mais luz e obtenha melhores resultados, mesmo em condições de pouca luz.

E não importa se você está fotografando a chuva ou uma praia - a maioria das DSLRs são ótimas para ambientes como contra chuva, neve, umidade e calor.