Comparamos os dois celulares Ultra, atuais topo de linha de cada marca. Ambos contam com sensor principal de 200MP, são similaridades que nos fazem questionar, qual é melhor? Para analisar a qualidade das câmeras, realizamos alguns testes em diferentes condições de iluminação e situações. Começamos com a câmera principal de ambos os celulares, capturando fotos em ambientes bem iluminados e com pouca luz. Também testamos as câmeras ultrawide e as câmeras frontais para selfies. Quer ver o resultado, acompanhe até o final do vídeo.

Especificações das câmeras

Antes de começarmos a comparar as imagens, vamos dar uma olhada nas especificações de câmera de cada um desses telefones. O Samsung Galaxy S23 Ultra tem uma câmera principal de 200 MP, uma segunda câmera de 10 MP com 10x zoom óptico, uma terceira câmera de 10 MP com 3x zoom óptico, uma quarta câmera de 12 MP (ultrawide) e uma câmera frontal de 12 MP. Enquanto isso, o Motorola Edge 30 Ultra tem uma câmera principal de 200 MP, uma segunda câmera de 50 MP (ultrawide), uma terceira câmera de 12 MP com 2x zoom óptico e uma câmera frontal de 60 MP.

Comparativo de câmeras

Câmera principal

Começo trazendo a câmera principal, na primeira foto já uma dificuldade, tirar foto de uma janela, o HDR precisa tratar a área interna onde há pouca luz e não estourar a área externa precisa ser amenizada a exposição para que não estoure as cores e luminosidade. Podemos notar na área interna uma maior exposição do Edge 30 Ultra na área da janela, porém nota-se também um pouco de ruído.

Foto 1
Foto 1

A foto dois é uma simulação mais ampliada da foto 1, tirada de dentro do estúdio 2 aqui do Oficina da Net. Assim como na foto 1, é possível ver as cores do verde mais quentes na foto da Samsung. Repare que na persiana há uma maior incidência de ruído na foto da Samsung, que desta vez estava com um pouco mais de exposição.

Foto 2
Foto 2

A foto 3 continua com a dificuldade, afinal essas câmeras precisam extrair o máximo, né? Fiquei parado de frente a janela, assim como nas duas primeiras a Samsung teve tom mais quente e iluminou mais a pessoa. Nas áreas internas há ruído nas duas fotos.

Foto 3
Foto 3

Agora uma foto na área externa, um dia nublado, mantendo a mesma característica das fotos anteriores, com maior saturação nas cores das fotos da Samsung. Também há mais iluminação nas áreas sombreadas das árvores.

Foto 4
Foto 4

A foto agora é bem interessante, a foto apresenta várias cores, como o vermelho da camisa, o azul da piscina, o verde da grama e o tom amadeirado do piso, veja que a nitidez das duas fotos está muito boa.

Foto 5
Foto 5

Fotos noturnas

Vamos dar uma passada agora por fotos noturnas, começando por esta foto com o piso molhado. Assim como nas outras, o tom mais quente se mostra presente novamente na foto da Samsung, a Motorola de novo deixou algumas áreas com mais sombras, e o céu ficou completamente escuro, havia nuvens no dia, então não é possível ver estrelas. A Samsung tem uma incidência de luz na parte perto da calha, onde há exposição da luz. A nitidez das duas fotos está ótima.

Foto noturna 1
Foto noturna 1

Agora outra foto difícil das câmeras lidarem, eu sentado contra a luz. O foco está setado para mim, podemos notar novamente a mesma característica anterior. Há ainda, na foto da Motorola, um estouro de luz na lâmpada contra a parede.

Foto noturna 2
Foto noturna 2

Agora uma foto interna que costumo tirar, esse móvel está iluminado do lado esquerdo, olhe a parede marrom, na foto da Samsung tem muito mais ruído do que na foto da Motorola. Os objetos estão com boa nitidez, há pouca diferença nas duas fotos.

Foto noturna 3
Foto noturna 3

Agora sim, eu coloquei a caixa de som da LG no lado de fora, ativei a luz dela, foquei a foto para o cone de luz e capturei. A Motorola fez um trabalho maestral nessa captura. O tecido da caixa está visível, a luz foi reduzida para conseguir enxergar, as cores ficaram bem mais reais, o fundo iluminado, tudo certinho. A Samsung, por mais que tentei fazer várias fotos, o resultado melhor foi esse, com o fundo escuro, a caixa mais escurecida e a lâmpada estourada.

Foto noturna
Foto noturna

Outra foto interna que gosto de fazer é a iluminação do abajur na parede, olha o ótimo trabalho das duas câmeras, nada estourado, nitidez no ponto certo e pouco ruído. Foto digna de aparelho topo de linha.

Foto noturna 5
Foto noturna 5

Outra foto externa noturna, aproveitando a água para fazer uma foto com reflexo, podemos ver o céu na foto da Samsung, quando a Motorola esconde, por manter um perfil de sombras mais escuro.

Foto noturna 6
Foto noturna 6

Uma foto tradicional de quem me acompanha aqui no canal é do Sesi em frente a minha casa, essa foto feita com modo noturno nos dois aparelhos. O céu novamente evidenciado na foto da Samsung, ambas apresentam boa nitidez. O carro está bem mais iluminado na foto da Samsung.

Foto noturna 7
Foto noturna 7

Para finalizar a sessão noturna, temos uma foto dentro do estúdio, com algumas cores. O ponto focal foi na planta, a Motorola desfocou o teclado mais que a Samsung. As cores seguindo o mesmo padrão de mais saturação e mais calor na foto da Samsung.

Foto noturna 8
Foto noturna 8

Selfies

Senta aí que vem as selfies agora. A primeira contra a janela, bem, essa há muita diferença como vocês estão vendo aí. A Samsung fez um trabalho melhor, a Motorola não soube lidar com o HDR nessa foto.

Selfie 1
Selfie 1

Agora na área externa, na sacada aqui do prédio, há luz do lado esquerdo da foto, e novamente o fundo ficou mais claro na foto da Motorola. Veja que a Samsung sabe lidar melhor com o alcance dinâmico nas selfies. A foto toda da Motorola está com maior exposição.

Selfie 2
Selfie 2

A selfie agora está em movimento, o que quero mostrar é a janela, lá onde o Buddy está olhando para fora. Veja a diferença nas duas fotos. O meu rosto é mais iluminado na foto da Motorola, mas o fundo.

Selfie 3
Selfie 3

Agora uma selfie dentro do estúdio, com luz lateral ao meu rosto, a Motorola deixou meu rosto pálido, enquanto a Samsung fez um ótimo trabalho, com cores bem mais próximas à realidade.

Selfie 4
Selfie 4

Conclusão

Foquei o teste na câmera principal, pois a ideia aqui era mostrar que o sensor de 200MP da Samsung HP1 no Edge 30 Ultra e HP3 no S23 Ultra fazem um trabalho muito bom. A Samsung, na minha opinião, é campeã em fotos, mas o trabalho que a Motorola fez no Edge 30 Ultra é de tirar o chapéu, mostrando que está no caminho certo. Há alguns ajustes ainda a serem feitos, a Motorola conta com sensor de 60MP para selfies, mas quem levou a melhor foi a Samsung com seu sensor de 12MP.

No demais, o S23 Ultra tem mais opções com zoom de 10x óptico, as fotos ultrawide são equilibradas assim como o sensor principal.

Me diga nos comentários, o que você achou das fotos tiradas? Para você, quem ganhou a batalha de câmeras? Comente aí.