Já não é de hoje que as fotos de retrato estão em alta. Embora muitos smartphones agora tenham sensores de profundidade dedicados para fornecer esse efeito bokeh nítido, muitas vezes, você pode querer o efeito de desfoque em uma foto que você capturou sem o recurso ativado.

Para isso, são disponibilizados aplicativos que podem transformar uma foto comum em uma imagem com o fundo desfocado. Vale lembrar que existem centenas de aplicativos para edição de fotos, inclusive alguns dos aplicativos listados abaixo são utilizados para editar fotos de forma abrangente, mas vamos nos concentrar no modo de desfoque de fundo.

1. Google Fotos

Você talvez não saibam disso, mas uma das maneiras mais fáceis de adicionar efeito bokeh a quase qualquer imagem capturada por você é usando o recurso Desfoque no aplicativo Google Fotos.

Para isso, basta:

  1. Abrir o Google Fotos;
  2. Selecionar uma imagem da sua biblioteca;
  3. Toque no botão Editar na guia Editar;
  4. Ajuste o controle deslizante de Desfoque.
Google Fotos - Controle nativo para editar o desfoque nas fotos
Google Fotos - Controle nativo para editar o desfoque nas fotos

O controle deslizante será exibido apenas se o Google Fotos detectar o rosto de uma pessoa na foto, o que significa que o recurso não pode ser usado para adicionar um fundo desfocado a animais e objetos. O recurso do Google Fotos é exclusivo para os Google Pixel, mas se você usa o aplicativo GCam você terá o recurso disponível para qualquer celular Android.

2. Snapseed

O canivete suiço para edição de fotos também oferece edição de desfoque, para rostos e objetos, o Snapseed talvez seja o aplicativo mais completo da Google Play Store. Indico ele sempre, para qualquer tipo de edição, inclusive o efeito de desfoque.

Snapseed - Melhor editor para fotos do Android, faz tudo!
Snapseed - Melhor editor para fotos do Android, faz tudo!

O aplicativo permite adicionar manualmente o efeito de desfoque a qualquer uma das suas fotos, ao contrário do Google Fotos, que só pode criar o efeito em rostos.

3. AirBrush

Instalado em mais de 10 milhões de dispositivos, o AirBrush pode não apenas aplicar efeitos às fotos capturadas, mas também pode ser aplicado ao tirá-las. Você pode usar ferramentas como Smooth, Sculpt, Whiten ou Firm nas configurações.

AirBrush (pago) - Possui uma infinidade de efeitos, mas perde para o Snapseed que é gratuito
AirBrush (pago) - Possui uma infinidade de efeitos, mas perde para o Snapseed que é gratuito

O efeito de desfoque pode ser adicionado através dos modos Bokeh e Desfoque no menu de Ferramentas, além disso é possível aplicar o efeito passando os dedos nas áreas que deseja aplicar o desfoque. Além disso, o AirBrush pode ser usado para retocar o tom da pele, clarear os olhos e clarear os dentes.

4. AfterFocus

O AfterFocus permite criar imagens desfocadas em segundo plano no estilo DSLR, simplesmente selecionando a área de foco para uma imagem.

Apesar de possuir um assistente o efeito deve ser aplicado de maneira manual, pode ser complicado para alguns, mas é o único que permite aplicar três níveis de desfoque, tornando o efeito o mais próximo do resultado de câmeras profissionais.

After Focus permite controlar o desfoque de maneira manual deixando o efeito mais profissional
After Focus permite controlar o desfoque de maneira manual deixando o efeito mais profissional

O aplicativo vem com a seleção de área de foco inteligente, que reconhece a área de foco para aplicar o desfoque. Para enfatizar as coisas em movimento, há um efeito de desfoque de movimento presente dentro do aplicativo.

5. Desfoque automático de fundo

Este aplicativo oferece vários efeitos de desfoque. O aplicativo vem com uma seleção de área de foco inteligente que reconhece automaticamente a área de foco e aplica desfoque de retrato ao fundo das suas fotos.

Sim, você não entendeu errado, o aplicativo faz tudo sozinho e com uma margem de erro que beira o zero. É impressionante. Esse aplicativo é para quem quer ter o mínimo de trabalho possível.

Desfoque Automático de Fundo - Último aplicativo da lista aplica o efeito de desfoque praticamente sozinho. É escolher a foto e aguardar um segundinho
Desfoque Automático de Fundo - Último aplicativo da lista aplica o efeito de desfoque praticamente sozinho. É escolher a foto e aguardar um segundinho

Existem diferentes efeitos de desfoque para escolher, incluindo desfoque de lente, desfoque clássico, filtro de fundo, sobreposições e muito mais. Mas se você quiser fazer algum ajuste fino, você pode optar por um modo de foco manual, que permite desenhar sobre a foto indicando aonde o desfoque será aplicado.