A GCam é a câmera do Google que foi desenvolvida oficialmente para integrar os smartphones pertencentes a linha Pixel, segmento de aparelhos premium da fabricante. O aplicativo traz uma série de melhorias referente a qualidade das fotografias e gravação dos vídeos utilizando os sensores do dispositivo, com isso aprimorando a nitidez, saturação e aspectos gerais da imagem que está sendo capturada pela câmera.

Apesar de não ter sido criada para todos os celulares, alguns desenvolvedores independentes modificaram o aplicativo da GCam para que houvesse compatibilidade com outras marcas, com isso permitindo que a maioria dos usuários possam utilizar a câmera que foi criada para ser nativa dos celulares Pixel. Eventualmente ocorrem atualizações no app, com isso corrigindo problemas da versão anterior e inserindo novas funcionalidades, como o modo não perturbe automático em gravações de vídeo, por exemplo. Esse recurso está disponível na GCam 8.0, que já pode ser instalada em outros aparelhos além dos nativos do Google.

Compatibilidade da versão 8.0

Para que o smartphone tenha compatibilidade com a GCam 8.0 é preciso que a função de câmera2API esteja desbloqueada. Nem todos os modelos trazem esse recurso habilitado de forma nativa, sendo preciso ativar manualmente (não recomendado).

Além disso, versão 8.0 está disponível apenas para os dispositivos que possuem o Android 10 como sistema operacional. É possível tentar efetuar a instalação nas versões anteriores, mas não há garantia de compatibilidade.

NOVIDADES:

  • Modo DND automático ao usar a gravação de vídeo;
  • Nova IU das configurações;
  • Gravação de vídeo a 24FPS;
  • Gravação de vídeo 4K a 60FPS;
  • Controles de exposição aprimorados, permitindo controlar o brilho e o HDR da imagem;
  • Novos atalhos;
  • Ajustes gerais na Inteligência Artificial (IA) da câmera.

Fontes desconhecidas

Por não ser um aplicativo com download através da Play Store será preciso fornecer a permissão de fontes desconhecidas, caso contrário não será possível concluir a instalação.

1. Abra às configurações do smartphone e vá até a opção de 'aplicativos', em seguida procure pelo seu navegador (Chrome, Opera, Firefox, etc.);

2. Toque sobre o aplicativo, desça a página e permita a opção de 'Fontes desconhecidas'.

3. Pronto, agora você já poderá instalar qualquer tipo de arquivo com extensão em .apk.

Permissão de fontes desconhecidas. Foto: Printscreen/Lucas Ribeiro.
Permissão de fontes desconhecidas. Foto: Printscreen/Lucas Ribeiro.

Leia também:

Instalação

O processo de instalação é rápido e fácil, bastando efetuar o download do aplicativo.

1. Abra a página do desenvolvedor e toque sobre 'MGC_8.0.018_V0.apk' e aguarde enquanto o arquivo é baixado. Caso ocorra falha durante a instalação baixe a versão clone (segundo link).

2. Siga até a pasta em que foi salvo o aplicativo e toque sobre para efetuar a instalação, tendo feito isso aguarde;

Instalação do aplicativo. Foto: Printscreen/Lucas Ribeiro.
Instalação do aplicativo. Foto: Printscreen/Lucas Ribeiro.

3. Por fim, basta abrir o aplicativo e realizar às configurações necessárias. Infelizmente o upload da imagem faz com que haja uma perda significativa na qualidade.

interface do app e fotografia. Foto por Lucas Ribeiro.
interface do app e fotografia. Foto por Lucas Ribeiro.

Via: Gizchina.