Instalei a Gcam no S10 Lite para ver se o que já era muito bom ao meu ver, ficaria ainda melhor. Sem dúvidas o processamento do app do Google faz um trabalho incrível, mas a Samsung melhorou muito nos últimos anos chegando a em alguns casos ser melhor. Vamos analisar agora algumas fotos e vídeos que fiz com ele.

Você vai ver nesse vídeo a Gcam trabalhando em diferentes cenários, diurno, noturno, modo retrato, vídeo, foto, tudo isso tanto na câmera frontal, quanto na traseira. Eu vou avaliar, nitidez, cores, alcance dinâmico, ponto forte da Gcam e resultado das câmeras.

Câmera traseira

A começar pela câmera traseira. Pude notar leves diferenças na tonalidade de cores, alcance dinâmico e luminosidade das fotos noturnas. Vamos por partes. As cores ficam mais evidentes e vivas na Gcam, olhe a foto abaixo da laranja. Assim como o tom de pele, elas tem vibração e contraste mais acentuados, porém, não reflete a realidade das cores, mas ficam mais "bonitas" para postar diretamente nas redes sociais.

Gcam vs Nativa S10 Lite: câmera traseira
Gcam vs Nativa S10 Lite: câmera traseira

Em termos de claridade noturna, veja a foto abaixo com novamente as cores mais vibrantes e contraste maior na gcam, isso torna a foto mais viva e nítida, enquanto na câmera nativa temos mais luz, tanto no céu, quanto nas partes onde há sombra.

Gcam vs Nativa S10 Lite: câmera traseira noturna
Gcam vs Nativa S10 Lite: câmera traseira noturna

Na noturna abaixo podemos ver novamente as cores mais vibrantes na Gcam, ela se mostra mais pronta para utilizar diretamente em redes sociais. O modo noturno nesse caso não diferencia tanto a luminosidade, que você verá logo mais nas selfies fazer bastante diferença.

Gcam vs Nativa S10 Lite: câmera traseira noturna
Gcam vs Nativa S10 Lite: câmera traseira noturna

Em uma foto de detalhes, as cores nesse caso ficaram muito próximas, nitidez também. Há um pouco de desfoque no tronco da palmeira na Gcam. O ponto de foco foi definido na casca das sementes.

Gcam vs Nativa S10 Lite: câmera traseira detalhes
Gcam vs Nativa S10 Lite: câmera traseira detalhes

Vídeos

Nos vídeos podemos notar que a Gcam não consegue estabilizar tão bem a imagem quanto a câmera nativa, o que é um ponto positivo para o app da Samsung. Aliás, a estabilização eletrônica desse smartphone é um dos pontos fortes. Em termos de cores, a Gcam me parece ter mais contraste e vibração, deixando a imagem mais viva.

Para a câmera frontal, a nativa faz vídeos bem mais nítidos e estáveis, sem comparação. Sabe o branco do rosto das selfies, que geralmente encontramos nos smartphones, pois é, no caso do vídeo, a Gcam que branqueou mais o rosto do que a nativa. Aliás, eu não entendo o motivo das fotos ter esse "defeito", vou chamar assim, e no vídeo termos a qualidade de nitidez melhor e cores da pele acertada.

Câmera frontal

Agora sim vamos a câmera frontal, onde eu realmente vejo bastante diferença. Começamos com a foto tradicional, diurna, contrária ao sol. Olha a diferença, a Gcam extrapolou nos efeitos para tornar a foto mais nítida e vibrante. Certamente se você reparar o fundo da imagem, vai gostar mais, porém a face da pessoa parece que passou umas 18 horas sob o sol da praia. A nativa deixa as cores mais suaves, poderia ter investido em vibrar um pouco mais, para o tom de pele não ficar tão apagado, porém chega bem mais próximo à realidade.

Selfie Gcam S10 Lite
Selfie Gcam S10 Lite

A foto embaixo da árvore também é uma diferença grande. Para mim a nativa mostra o tom de pele mais próximo do que deveria ser. A Gcam puxou demais para o azul, porém bem mais nítida a foto.

Selfie Gcam vs Nativa S10 Lite: diurna, em baixo de uma árvore
Selfie Gcam vs Nativa S10 Lite: diurna, em baixo de uma árvore

Agora vamos para uma selfie a noite. Local bastante escuro, com uma luz frontal. Nesse caso podemos ver a nativa levemente mais nítida, as cores da Gcam nesse caso ficaram mais legais, o tom de pele não ficou tão puxado para o branco. Lembrando que a luz frontal é branca. Outra diferença é o céu, que pode ser visto pela selfie gcam.

Selfie Gcam vs Nativa S10 Lite: noturna, uma fonte de luz
Selfie Gcam vs Nativa S10 Lite: noturna, uma fonte de luz

Quando utilizado o modo noturno, bem, aí sim a Gcam dá show. Olha a diferença dessas próximas fotos. A primeira com pouquíssima luz mostra praticamente todo o fundo, revelando as plantas e o fundo da casa. Sem falar no rosto que há bem mais luminosidade.

Selfie Gcam vs Nativa S10 Lite: noturna, modo noturno
Selfie Gcam vs Nativa S10 Lite: noturna, modo noturno

Se você se impressionou com a segunda selfie noturna, veja essa terceira. A qualidade de imagem que a Gcam gerou foi demais. Fiz a foto de lado para a fonte de luz, um dos lados da face desta forma fica escura, mas a gcam conseguiu clarear suficientemente para ficar com qualidade muito legal. Sem falar na nitidez que ela apresentou.

Selfie Gcam vs Nativa S10 Lite: noturna, excelente qualidade
Selfie Gcam vs Nativa S10 Lite: noturna, excelente qualidade

HDR funciona na nativa?

Sabe aquela foto contra o Sol? Fiz também, olha a diferença entre as duas câmeras. A nativa deu show demais no HDR, tudo bem que apesar do céu ainda estar mais visível com cores mais aparentes e não tão chapado quanto na nativa, o rosto ficou muito bem iluminado sem estourar tudo.

A gcam nesse caso fez um ótimo trabalho também, o HDR aprimorado faz com que as cores do céu fiquem exatamente ou muito próximas da realidade.

Selfie Gcam vs Nativa S10 Lite: contra o sol
Selfie Gcam vs Nativa S10 Lite: contra o sol

Veredicto

O meu veredicto com relação a Gcam no S10 Lite é que ele não se faz tão necessário assim. O único modo que me impressionou bastante foi o noturno, sem dúvidas esse é um ponto que a Samsung ainda pode melhorar no pós processamento do seu software. O HDR dela está muito bom, ainda há aquele esbranquiçamento na face das pessoas em selfies, mas já bem menor do que antigamente víamos nas fotos da Samsung.

Eu vejo hoje a mistura entre a Gcam e a Nativa da Samsung uma ótima opção para combinar hdr legal, iluminação nos pontos que precisam, como na face das pessoas e nitidez. Sabe quem faz isso muito bem? iPhone. Mas aí estamos falando de smartphones com preço elevado. Atualmente estou testando o Note 20 Ultra da Samsung, em breve trago um teste de câmeras com ele aqui para mostrar o uso comum das pessoas e se a câmera é realmente "ABISURDA".

Voltando ao S10 Lite, certamente as câmeras dele me impressionaram bastante, usei ele para fazer vários conteúdos aqui do canal, em vídeos, a estabilização de imagem funciona bem, tem nitidez nas gravações, sem dúvidas se você espera qualidade por preço justo, vai encontrar no S10 Lite. Aliás, todo esse vídeo aqui foi gravado usando as câmeras dele.