A GoPro anunciou o lançamento da sua nova câmera, chamada 10 Hero Black. Ela se parece muito com a 9 Hero, mas vem com uma série de novos recursos e capacidades. Aqui vamos ver o que exatamente muda entre a 9 Hero e a 10 Hero, e se vale a pena para o proprietário da 9 Hero atualizar para o novo modelo.

Quando a empresa anunciou a 9 Hero Black em 2020, ela trazia um design totalmente novo, uma segunda tela colorida e muitas características excelentes. Portanto, era improvável que a GoPro lançasse neste ano um novo design, considerando a revolução do ano passado.

Entretanto, seu novo processador GP2 possibilitou um desempenho muito mais poderoso com taxas de quadros mais altas e melhor desempenho de luz baixa.

Design da GoPro 10 Hero vs GoPro 9 Hero

GoPro 10 Hero vs GoPro 9 Hero
GoPro 10 Hero vs GoPro 9 Hero
  • GoPro 10 Hero: 153 gramas
  • GoPro 9 Hero: 158 gramas
  • Ambas: Impermeabilidade a 10 metros
  • Ambas: Lente removíveis
  • GoPro 10 Hero: Capa de lente hidrofóbica e resistente a arranhões

No design vemos muito poucas diferenças entre os dois modelos. Isso não é surpreendente, haja visto que a 9 Hero Black foi uma revolução de design que não víamos há anos.

No modelo 2020, a GoPro aumentou um pouco o tamanho da câmera, além de adicionar uma tela colorida à frente, para que você possa se enquadrar melhor. A fabricante também adicionou uma nova tampa de lente removível, tornando mais fácil trocá-la por uma lente diferente.

Falando em tampas de lentes, a nova capa da 10 Hero foi redesenhada para torná-la mais durável. Não só é mais resistente a arranhões do que a 9 Hero, como também permite que a água escorra facilmente.

Do ponto de vista visual, a única diferença real é que o logotipo da GoPro na frente e na lateral é azul brilhante em vez de branco. O quadro externo da câmera é mais escuro e tem uma textura ligeiramente mais áspera, além de ser cerca de 5 gramas mais leve. De resto, é tudo praticamente idêntico entre as duas câmeras.

Ambos os modelos são impermeáveis, suportando a profundidade de 10 metros, e ambas têm o mesmo design de porta da bateria de um lado e canal de água do outro. Além disso, ambas têm os braços de montagem embutidos na parte inferior, o que significa que você não precisa de mais nada para montá-la nos acessórios GoPro. Além disso, a 10 Hero é compatível com todos os acessórios da 9 Hero, como as luzes adicionais, microfones e display.

Captura de vídeo e foto da GoPro 10 Hero vs GoPro 9 Hero

GoPro 10 Hero vs GoPro 9 Hero
GoPro 10 Hero vs GoPro 9 Hero
  • GoPro 10 Hero: 5.3K/60fps, 4K/120fps, 2.7K/240fps
  • GoPro 9 Hero: 5.3K/30fps, 4K/60fps, 2.7K/120fps
  • GoPro 10 Hero: fotos de 23MP e até 19,6MP de capturas de quadro
  • GoPro 9 Hero: fotos de 20MP e até 14,7MP de capturas de quadro

Quando se trata de captura de vídeo, a última câmera da GoPro possui o dobro do desempenho da sua antecessora. Isso significa que, graças em parte ao novo processador GP2, a GoPro 10 Hero pode filmar com o dobro da taxa de quadros do que a GoPro 9 Hero.

Enquanto a 9 Hero poderia gravar vídeos de 5.3K até 30fps, o 10 Hero pode filmar essa resolução em 60fps. O que é mais útil é que ele pode fotografar 4K em até 120fps, contra 60fps da 9 Hero. O sensor e o processador maiores também permitem uma resolução mais alta de capturas de quadros.

Por exemplo, se você filmar em 5K na proporção 4:3, você pode exportar um quadro ainda de 19,6 megapixels. Compare isso com o quadro de 12 megapixels 4:3 do 4K na 9 Hero, e você ganha muito mais detalhes. A resolução 16:9 em 5.3K pode enquadrar captura de 15,8 megapixels contra 14,7 megapixels da 9 Hero filmando em 5K.

A fabricante também alega que melhorou o baixo desempenho de luz, de modo que os níveis de ruído são muito menores na 10 Hero.

Estabilização, recursos e bateria da GoPro 10 Hero vs GoPro 9 Hero

  • GoPro 10 Hero: HyperSmooth 4.0
  • GoPro 9 Hero: HyperSmooth 3.0
  • Ambas: bateria de 1720mAh
  • GoPro 10 Hero: Limite de inclinação do nível do horizonte 45-degress
  • GoPro 9 Hero: Limite de inclinação do nível do horizonte 27 graus

Como mencionado, a 10 Hero foi equipada com um novo cérebro chamado de GP2. A 9 Hero apresenta o GP1. esse processador habilitou algumas melhorias, incluindo uma tela de taxa de atualização mais rápida na parte frontal da câmera, para um enquadramento em tempo real mais suave. Quanto ao display traseiro, ele tem melhor sensibilidade ao toque, para torná-lo mais responsivo.

Isso também significa que a GoPro foi capaz de introduzir o chamado HyperSmooth 4.0. Esta é a impressionante estabilização eletrônica/algoritmo que torna as imagens suaves. O HyperSmooth 4.0 está disponível em sua "configuração de alto desempenho" ao fazer imagens de 5,3K/30, 4K/60 e 2.7K/120.

Também permitiu um recurso de nivelamento de horizonte muito mais capaz, que pode tolerar uma inclinação de até 45 graus, em comparação com apenas 27 graus na 9 Hero.

Ambas as câmeras apresentam vídeo estabilizado de lapso de tempo e rampa de velocidade, assim como a 9 Hero, além da capacidade de livestream e usá-la como uma webcam. Ambas as câmeras também possuem a mesma bateria.

A GoPro diz que as transferências sem fio para o seu smartphone são mais rápidas agora. Além disso, a 10 Hero pode carregar automaticamente para a nuvem GoPro Cloud.

GoPro 10 Hero vs GoPro 9 Hero: Conclusão

A GoPro 10 Hero Black traz uma série de grandes avanços quando comparada a GoPro 9 Hero Black. Com taxas de quadros mais rápidas disponíveis e resolução mais alta, há muita flexibilidade para o que você pode fazer com está câmera. Além disso, a nova câmera tem uma lente hidrofóbica e melhor desempenho em cenas escuras.

A 9 Hero Black ainda é uma câmera de ação muito capaz, e não deve ser negligenciada. Além disso, se você está a procura de uma nova câmera, a GoPro 9 Hero deve ter seu preço reduzido com o lançamento de sua sucessora.