As coisas mudaram bastante desde que a GoPro lançou seu primeiro produto - uma câmera de 35mm de pulso - lá em 2005. Agora, muito depois de entrar no mundo digital e passar por várias gerações de câmeras, os viciados em adrenalina em todo o mundo migraram para a GoPro para capturar suas aventuras. Ótimas para prender no capacete, no snowboard ou qualquer outro acessório preso ao seu corpo, as câmeras GoPro se tornaram a ferramenta ideal para vídeos POV, especialmente no mundo dos esportes radicais. Mas devido à portabilidade, muitas pessoas gostam de usar estas pequenas câmeras para usos mais casuais. Reunímos aqui 8 dicas para você aproveitar ao máximo sua GoPro.

Se você comprou recentemente uma GoPro para as maiores aventureiras de sua vida, é provável que você esteja bastante satisfeito com seu novo produto. Embora muitos vídeos que vemos feitos a partir de uma GoPro na internet possam ter um pouco de pós-produção profissional, ainda há algumas dicas e truques da GoPro que recomendamos empregar para transformar seus vídeos básicos em obras-primas. 

8 Dicas para você aproveitar ao máximo sua GoPro

Suportes, filtros, ângulos e estabilização

Talvez usar um suporte para sua GoPro seja a maneira mais fácil de fazer um vídeo com a câmera, e pode definitivamente tornar as coisas mais fáceis. Felizmente, há centenas de suportes diferentes disponíveis no mercado, e uma maneira quase infinita de usa-los. Se você optar por um capacete ou suporte de peito para filmar passeios de mountain bike e snowboard, ou você pode decidir em comprar um tripé para fotos paradas estáveis, acessórios de suporte é sempre uma boa idéia.

Teste diferentes locais para montar a câmera, e assim determinar quais pontos funcionam melhor para produzir fotos nítidas, ângulos corretos (saiba mais sobre isso abaixo) e todas as ações desejadas. Montagens diferentes podem fornecer POVs diferentes, o que pode ajudar a fazer a foto ou vídeo que você imaginou. Por exemplo, uma câmera montada em um capacete de bicicleta pode fornecer uma visão aos olhos do ciclista, mas uma câmera voltada para trás, montada no chassi da bicicleta, pode capturar outros ciclistas que estão atrás de você - duas visões diferentes do mesmo momento.

Encontre um novo ângulo

Uma GoPro oferece um ângulo de visão muito amplo, que facilita a captura da ação. Mas para criar vídeos realmente interessantes, você deve fazer mais do que simplesmente capturar a imagem. Para ilustrar uma sensação de velocidade, colocar uma GoPro mais perto da ação pode realmente ajudar. Como o canal de mountain bike no YouTube, The Loam Ranger mostra que uma GoPro presa ao seu peito pode capturar as cenas de forma muito mais dramáticas do que fixa no seu capacete, pois coloca sua perspectiva mais perto do chão.

Também vale a pena tentar uma mistura de diferentes posições da câmera, para dar aos espectadores uma visão mais abrangente da cena, em vez de apenas aderir a um ponto de vista. Por exemplo, ao gravar uma ação, é mais comum montar uma GoPro voltada para frente, mas, às vezes, mirá-la para si mesmo pode produzir imagens igualmente interessantes. Se você repetir uma ação várias vezes ao longo do dia, por exemplo, para surfar, considere reposicionar a câmera em cada onda, para capturar uma variedade maior de fotos e vídeos. Esse material todo dará a você mais opção na hora da edição.

As câmeras GoPro mais recentes oferecem uma seleção de modos de corte, como um ângulo de visão de 170 graus, um ângulo médio de 127 graus e um ângulo estreito de 79 graus. A Hero6 Black e a nova Hero7 Black possuem funções de toque para zoom, que imitam uma lente zoom tradicional. Fazer uso de diferentes campos de visão é outra maneira de diversificar suas imagens. E não se esqueça - você pode até mesmo posicionar sua GoPro de cabeça para baixo, e ela irá automaticamente virar a filmagem para exibi-la da maneira correta.

Uma maneira fácil de lembrar qual campo de visão você deve escolher: Se você não tem certeza sobre o enquadramento, e quer saber se está capturando toda a ação, vá em frente. Os campos de visão mais estreitos são bons quando você tem mais controle sobre o enquadramento, e deseja aprimorar um determinado assunto ou área da cena.

Use filtros para melhorar a qualidade do vídeo

Não estamos falando sobre os filtros do Instagram. Estamos falando de filtros físicos reais, que você pode posicionar em frente a lente a fim de alterar a luz que a GoPro captura. Uma série de filtros GoPro estão disponíveis para você escolher, então o céu é o limite quando se trata de dar aos seus vídeos uma aparência única, mas há alguns tipos que merecem atenção.

Por exemplo, um filtro de densidade neutra (ND) faz maravilhas ao filmar ambientes claros, permitindo uma velocidade de obturador mais lenta. É como se fosse um óculos de sol para a sua câmera. Um filtro ND simplesmente limita a passagem da luz na lente.

filtro de densidade neutra (ND)
filtro de densidade neutra (ND)

Um filtro polarizador é uma ótima pedida para remover reflexos de vidro ou água, e pode ajudar a sua GoPro a capturar imagens na superfície de um lago, mar ou do pára-brisa de um carro.

Filtro polarizador
Filtro polarizador

E se você realmente quiser filmar embaixo d'água, um filtro vermelho ajudará a remover a coloração azul-verde inerente a esse ambiente.

Filtro vermelho
Sem filtro vermelho / Com filtro vermelho

Segure firme

As últimas gerações da GoPro caracterizaram a estabilização da imagem digital, mas ela realmente apareceu no Hero7 Black. Por mais impressionante que seja esse recurso, o uso de um estabilizador externo ainda é uma opção considerável, seja para um disparo estático ou em movimento.

Uma das melhores coisas é que os acessórios de terceiros são utilizáveis na GoPro. Para capturas estacionárias, nada bate um bom e velho tripé, especialmente no que se trata de  estabilidade. Como a GoPro é muito leve, não há necessidade de obter um tripé resistente para ela.

Para estabilizar fotos em movimento, não há nada melhor que um gimbal motorizado. O Gimbal usa motores para produzir filmagens incrivelmente suaves, em praticamente qualquer ambiente, de uma simples foto de uma paisagem à uma épica descida de mountam bike. No entanto, esses dispositivos não são baratos, portanto, compre apenas se for importante para você. O próprio Karma Grip da GoPro (US$ 299,99, cerca de R$ 1.124) é provavelmente o gimbal mais fácil de usar nas câmeras GoPro Hero5 Black ou mais recentes. Mas há muitas opções de terceiros que são ótimas. Não tem dinheiro para um gimbal ou um tripé? Embora a próxima dica possa parecer um pouco estranha, ela permite que você economize seu dinheiro suado.

Para obter uma imagem estável, basta pressionar sua câmera GoPro contra seu rosto - sim, seu rosto - enquanto monitora o que você pretende filmar. Obviamente, este método de estabilização funciona melhor quando o ambiente que o rodeia não requer o uso de ambas as mãos, já que não recomendamos que você tente fazer isso enquanto, digamos, está descendo uma montanha de bicicleta. Ainda assim, se você está procurando uma maneira barata e eficaz de gravar vídeos estáveis, pressionar a GoPro contra seu rosto é a melhor opção. Isso, combinado com o recurso de estabilização digital, produz imagens extra-suaves.

As imagens também podem ser estabilizadas na pós-produção, usando softwares como o Apple Final Cut Pro ou o Adobe Premiere. Isso resultará em uma pequena perda na sua filmagem, por isso ajuda se o vídeo foi gravado na maior resolução disponível. Se você tiver uma GoPro Hero6 Black, que atinja 4K a 60 quadros por segundo, certifique-se de estar nesse modo se planeja estabilizar a filmagem em um software, e ainda assim obter resultados nítidos.