Um dos aspectos da fotografia que geralmente atrai a atenção de muitos fotógrafos iniciantes é a profundidade de campo: Afinal, como desfocar o fundo? Dominar a profundidade de campo pode ser divisor de águas na vida de um fotógrafo. E isso acontece indo além do tamanho da abertura, como veremos adiante.

O que é a profundidade de campo em fotografia?

Para dominar um conceito, você deve primeiro conhecê-lo. A profundidade de campo é a área nítida (com foco) de uma imagem. Uma imagem em que tudo ou quase tudo está em foco possui uma grande profundidade de campo. Mas se apenas uma parte da cena estiver nítida, fazendo contraste com o restante que está fora de foco, esta fotografia tem profundidade de campo.

O plano de foco é perpendicular à direção do disparo. A profundidade de campo, além de um conceito técnico, é um instrumento de composição. É a técnica a serviço da criatividade. Com isso, você pode compor a imagem como desejar, apagar fundos que não são interessantes, concentrar a atenção em um único ponto da imagem, obter retratos espetaculares ou mostrar uma paisagem inteira do começo ao fim.

A profundidade de campo permite que você faça o que quiser com a imageme modifique a cena ao seu próprio gosto. É como se você tivesse uma varinha mágica para fazer os itens desaparecerem.

Pode ser mais fácil lembrar deste conceito simples: quanto menor o /f, menor a profundidade de campo. Da mesma forma, quanto maior o /f, maior a sua profundidade de campo. Por exemplo, usar uma configuração de f / 2.8 produzirá uma profundidade de campo muito rasa, enquanto f / 11 produzirá uma imagem mais profundo.

Como controlar a profundidade de campo?

Quanto mais próximo o assunto estiver da câmera, menor será a profundidade de campo. Portanto, afastar-se do assunto aumentará sua profundidade de campo.

A distância focal refere-se à capacidade de uma lente de ampliar a imagem de um assunto distante. Isso pode ser complicado, mas a resposta simples é que, quanto mais você definir sua distância focal, menor será a profundidade de campo.

Mesmo com uma câmera estilo "aponte e dispare", há maneiras de controlar sua profundidade de campo. No menu Modos de cena, procure um símbolo de uma cabeça humana, que é a configuração para retratos. Isso lhe dará uma profundidade de campo estreita. No mesmo menu, há também um símbolo de montanha, que é um cenário para paisagens, o que lhe dará uma profundidade de campo mais profunda.

Se você tem uma DSLR, existem algumas maneiras simples de controlar a profundidade de campo e ainda usar o modo de disparo automático. Ao escolher o modo Prioridade de abertura, você pode definir sua abertura para obter a profundidade de campo desejada, e a câmera definirá automaticamente a velocidade do obturador.

Posso definir a profundidade de campo exata para cada situação?

Sim, mas como a alteração da abertura afeta a velocidade do obturador, o resultado pode não atender às necessidades da sua imagem. Se você estiver tentando aumentar sua profundidade de campo reduzindo o tamanho da abertura, também precisará diminuir a velocidade do obturador, o que pode tornar sua imagem embaçada.

A profundidade de campo não está igualmente distribuída na frente e atrás do ponto de foco, ela geralmente é cerca de um terço na frente e dois terços atrás do ponto focal, mas à medida que a distância focal aumenta, ela se torna mais igual.

Já a compreensão da profundidade de campo pode melhorar as imagens. Gerenciar a profundidade de campo é uma das ferramentas mais importantes à sua disposição, porque ter imagens nítidas é um dos fatores mais importantes para um fotografo.

Você deve saber como deixar nítido o que você quer na imagem, e saber desfocar. Obter a profundidade de campo certa para a sua foto pode fazer toda a diferença.

Quando usar uma profundidade de campo rasa?

Usar uma profundidade de campo rasa é uma boa maneira de destacar o assunto do fundo, e é excelente para fotografia de retratos e de animais selvagens, onde o assunto deve se destacar. Além disso, muitas vezes as fotos de animais selvagens são feitas em situações com pouca luz, e o aumento do tamanho da abertura oferece mais luz.

A profundidade de campo rasa também é eficaz para a fotografia esportiva, onde muitas vezes separar o atleta do fundo vai chamar a atenção para o assunto. O resultado disso também deve ajudar a fornecer uma velocidade do obturador suficientemente rápida para congelar a ação.

Quando usar uma profundidade de campo mais profunda?

Na fotografia de paisagem, é importante focar o máximo possível a sua cena. Usando uma lente grande angular e uma pequena abertura, você poderá maximizar sua profundidade de campo para focar sua cena.

Como você pode determinar a profundidade de campo?

Existem sites e aplicativos, como o DOFCalc, que fornecem gráficos de profundidade de campo para sua câmera e lentes. Mas a maioria das câmeras possui um botão de pré-visualização da profundidade de campo. O uso desse botão pode fazer com que sua imagem apareça mais escura na visualização da ocular, mas não se preocupe. Sua imagem será exposta adequadamente desde que você tenha as configurações corretas de exposição.

A profundidade de campo pode ser ajustada para focar tudo?

Sim, usando o que é chamado de distância hiperfocal. Quando você usa a distância hiperfocal, sua profundidade de campo se estende da metade da distância do ponto focal até o infinito.

Use uma calculadora DOF para encontrar sua distância hiperfocal, ou focalize um terço do caminho na cena. O uso de uma abertura de f / 11 ou superior com uma lente grande angular maximizará sua profundidade de campo.

Profundidade de campo na fotografia macro


Como a maioria das imagens macro são produzidas com pouca luz e com uma distância focal mais longa, a profundidade de campo geralmente é muito rasa. Ajuste sua lente para a menor abertura que a luz permitir. Também pode ser necessário aumentar seu ISO para permitir a exposição correta da imagem e maximizar sua profundidade de campo.

Ainda assim, em muitas imagens macro, a profundidade de campo pode ser muito pequena. Com esse foco muito estreito, torna-se necessário o uso de um tripé, porque mesmo o menor movimento da câmera moverá o objeto macro para fora da profundidade de campo.

O que é Efeito bokeh?

O Efeito Bokeh vem da palavra japonesa boh-ke, que significa borrão. Esse efeito é produzido pelas áreas fora de foco da sua imagem, que estão além da profundidade de campo.

O Efeito Bokeh geralmente se refere às formas agradáveis ​​de círculo causadas pela forma da abertura da lente. Normalmente criado ao fotografar com a abertura totalmente aberta, como f / 2.8, o bokeh também pode ser criado com aberturas menores, se o fundo estiver distante o suficiente.


Para resumir o controle da profundidade de campo

Aumentar a profundidade de campo

  • Limite sua abertura (/f maior)
  • Afaste-se do assunto
  • Encurte a distância focal

Diminuir a profundidade de campo

  • Amplie sua abertura (/f menor)
  • Aproxime-se do assunto
  • Aumente sua distância focal

Assuma o controle da profundidade de campo. Compreender como esses ajustes controlam o seu aprimorará bastante sua fotografia.