A Regra Sunny 16 é tão valiosa na fotografia quanto a regra dos terços. No entanto, embora todo fotógrafo certamente tenha ouvido falar da regra dos terços e a utilize com frequência, muitos fotógrafos - mesmo aqueles com alguns anos de experiência - nunca ouviram falar da Regra Sunny 16, ou simplesmente não a entendem.

Aqui reunimos um guia abrangente sobre a Regra Sunny 16 que o ajudará a dominar a arte de usá-la para criar imagens bem expostas, em várias situações de iluminação, sem a necessidade um medidor de luz.

Regra Sunny 16 na Era Digital

A regra Sunny f16 ou 16 era obrigatória em câmeras analógicas. Mas ela vale também para a fotografia digital, e é uma das melhores regras de fotografia que você pode usar, apesar de os medidores de luz embutidos nas câmeras.

Desde uma câmera de smartphone de entrada até a melhor DSLR profissional, esta regra atua como um sistema de medição de luz quando você não possui um. No entanto, a regra Sunny 16 ainda pode atendê-lo de várias maneiras:

  • É um exercício útil para melhorar sua capacidade de ler a luz disponível. Com um aplicativo medidor de luz no seu smartphone, verifique as configurações que você usaria em relação às sugeridas pelo aplicativo.
  • Facilita a experiência com fotografia analógica, caso você seja um nostálgico.
  • Faz você trabalhar mais rápido no modo manual com sua câmera digital.

O que diz a regra Sunny 16

A Regra Sunny f16 afirma que, em dias ensolarados, na abertura de f / 16, a velocidade do obturador é o inverso do seu valor ISO. Isso significa que, se você estiver em, digamos, f / 16 e ISO 100, a velocidade do obturador deverá ser de 1/100 segundos. Essa é uma das regras de fotografia mais fáceis de lembrar, e um excelente ponto de partida, pois você pode alterar as configurações de exposição com base na luz refletida disponível.

O triângulo da exposição

A regra do Sunny 16 funciona no chamado triângulo da exposição, que já explicamos aqui no Oficina da Net. A exposição da imagem é a combinação dos valores de abertura, velocidade do obturador e ISO.

O triângulo assume que você pode obter a mesma exposição alterando esses valores. Quando as condições de iluminação mudam, você pode aumentar o ISO, a velocidade do obturador ou abertura para alcançar a exposição correta.

Digamos que você esteja usando f / 16, ISO 400 e velocidade do obturador de 1 / 400s. Você obtém a mesma exposição com as seguintes combinações de configurações:

  1. f / 11 (+ 1EV), ISO 400 (0EV) e 1 / 800s (-1EV)
  2. f / 16 (0EV), ISO 800 (+ 1EV) e 1 / 400s (-1EV)

Estamos apenas discutindo a exposição da imagem. Não estamos considerando outros aspectos aqui, como ruído de imagem e profundidade de campo.

A superexposição ou subexposição aparece entre parênteses. Nem todas as câmeras e lentes permitem fotografar em f / 16 ou aberturas mais estreitas.

Regra Sunny 16 (modo manual)

Use a Regra Sunny 16 em um dia perfeitamente ensolarado ao fotografar ao ar livre. A regra Sunny 16 é mais útil ao fotografar paisagens, pois presume que você deseja uma ampla profundidade de campo e sem desfoque de fundo.

  • Primeiro, ajuste sua abertura para f / 16
  • Se você definir ISO 100, use uma velocidade do obturador de 1/100 seg.
  • Se você definir ISO 200, use a velocidade do obturador 1 / 200seg.
  • Se você definir ISO 400, use a velocidade do obturador 1 / 400seg.
  • Se você definir ISO 800, use a velocidade do obturador 1 / 800seg.

Regras semelhantes

Se você está se perguntando sobre outras situações de iluminação que não seja o sol forte, aqui está uma lista rápida (mas não definitiva) de ajustes de abertura da linha de base derivados da Regra do Sunny 16. Para ajustar suas exposições para diferentes graus de brilho, tudo que você precisa fazer é alterar sua abertura.

Essas regras são:

  • Ligeiramente Nublado f / 11
  • Nublado f / 8:
  • Dia chuvoso f / 5.6
  • Pôr-do-sol f / 4
  • Dia ensolarado f / 16
  • Sol na neve f / 22

Para adivinhar qual regra melhor combina com as condições de luz, observe a dureza da sombra. As condições reais do céu podem ser enganosas.

Com sombras muito suaves ou sem sombras, você deve usar uma abertura entre f / 5 e f / 6. Já o f / 16 funciona melhor com sombras duras e profundas. Qualquer coisa intermediária à isso demanda uma abertura entre f / 8 e f / 11.

Por que não aumentar o ISO?

Você pode ajustar suas configurações ISO para compensar mais ou menos luz na cena. As câmeras modernas estão se tornando cada vez melhores na redução do ruído digital com o ISO alto. A Regra Sunny 16 foi baseada no fato de que a maioria das câmeras analógicas tinham o aumento do ISO limitado. Nesses casos, a capacidade de ler e entender a luz se torna fundamental.

O conceito da Regra do Sunny 16 oferece aos fotógrafos digitais uma maneira de pregar exposições (ou chegar perto) sem ter que verificar constantemente as imagens, após cada disparo.

Considerações finais sobre a Regra Sunny 16

Obviamente, a Regra Sunny 16 não é uma "regra" verdadeira, no sentido de que você deve segui-la à risca. Em vez disso, é uma recomendação que deve ser avaliada na hora de fotografar.

A regra Sunny 16 não é a maneira ideal de capturar uma boa exposição. Existem ferramentas úteis, como o medidor embutido e o histograma da sua câmera, que tornaram esse truque básico um pouco obsoleto nos dias de hoje.

No entanto, para os fotógrafos que estão tentando expandir suas habilidades pessoais e o entendimento intuitivo da fotografia, a regra Sunny 16 ainda tem valor. Há algo a ser dito para refinar ferramentas como seu "medidor mental" e habilidades de visualização se você quiser se tornar um fotógrafo melhor. Também ajuda os iniciantes a entender a relação entre a aparência de uma cena e as configurações da câmera necessárias para capturá-la com sucesso.

Portanto, há pelo menos algumas boas razões pelas quais a Regra Sunny 16 perdura até hoje. Após o entendimento da regra, você pode julgar se esse truque será útil (ou não) para a sua fotografia.

O Sunny 16 também é uma ótima ferramenta de aprendizado para nos ajudar a entender a natureza e a medição da luz. Indo além, é um guia extremamente versátil quando você entende apenas alguns princípios básicos de exposição.