Você já ouviu falar das câmeras Mirrorless? Bom, posso dizer que elas estão na moda hoje em dia, com "full frame" e até "médio formato". Mas o que exatamente é uma câmera "sem espelho", e o que a diferencia de uma DSLR?

Uma câmera sem espelho é muito mais simples mecanicamente do que uma DSLR - a luz passa através da lente diretamente para o sensor de imagem, e o visor óptico é substituído por um visor eletrônico que replica o sensor de imagem. Em operação normal, o obturador da câmera mecânica permanece aberto, e é normalmente utilizado apenas no final da exposição.

DSLR vs Mirrorless
DSLR vs Mirrorless

Devido à ausência do espelho e pentaprisma, a distância do flange (que é a distância entre a montagem da lente e o sensor de imagem) nas câmeras sem espelho pode ser reduzida significativamente. Por esse motivo, a maioria dos corpos de câmera sem espelho é mais fina e mais leve em comparação com as DSLRs.

Em uma DSLR, um espelho físico é usado para refletir a imagem até o visor óptico; Para capturar uma fotografia, o espelho se afasta, permitindo que a luz atinja o sensor de imagem.

Porém, em uma câmera sem espelho, o sensor é sempre exposto à luz, permitindo capturar uma imagem no modo Live View, sem a necessidade de um espelho ou visor óptico. Em vez disso, essa 'exibição ao vivo' literal é exibida na tela LCD traseira, ou através de um visor eletrônico - que é um monitor LCD ou OLED em miniatura.

Ao contrário de um visor óptico, o Live View oferece uma visualização 'ao vivo' da imagem, exatamente como será exposta, permitindo que você veja como as configurações ISO, abertura e velocidade do obturador afetarão sua imagem final, antes mesmo de você capturar a foto.

A falta de um espelho físico significa que as câmeras Mirrorless podem filmar de forma mais silenciosa, tornando-as perfeitas para casamentos ou outros eventos em que ruídos da câmera são intrusivos e indesejados.

A remoção do espelho também reduz a distância traseira do flange - o que significa que a parte traseira de um elemento da lente pode estar muito mais próxima do sensor de imagem.

Mirrorless
Mirrorless - essa é a câmera que gravamos aqui no Oficina da Net

Portanto, os fabricantes podem produzir lentes mais exóticas e de alto desempenho, mas isso também significa que você pode adaptar uma grande variedade de filmes e lentes antigos - bem como lentes DSLR e Mirrorless de outros sistemas.

Muitas câmeras sem espelho possuem estabilização de imagem no corpo. Isso usa campos magnéticos para estabilizar o sensor e neutralizar o movimento ou a trepidação da câmera. É comum que câmeras Mirrorless ofereçam cinco pontos de obturador para estabilização de imagem - ideal para mãos bambas, fotografias com pouca luz ou uso de lentes longas.

E como dispensam o mecanismo de espelho e o visor óptico, as câmeras Mirrorless podem ter uma fração do tamanho e peso de suas contrapartes DSLR, oferecendo uma qualidade de imagem fantástica em corpos realmente pequenos, quase tanto quanto as câmeras compactas.

Mas se as câmeras compactas também não têm espelhos ou visores ópticos, elas não são câmeras Mirrorless também?

Bem, sim. Até o seu smartphone é tecnicamente uma câmera Mirrorless. No entanto, ao discutir câmeras Mirrorless, geralmente estamos nos referindo a câmeras de lente digital intercambiáveis.

Devido às suas muitas vantagens, as câmeras sem espelho estão substituindo rapidamente as DSLRs, como a tecnologia de escolha para consumidores e fabricantes. Dizem por aí que menos é mais, e isso definitivamente é verdade quando pensamos nas câmeras Mirrorless.

Agora, o termo "mirrorless" é um pouco confuso. Ele realmente não foi usado até o advento das câmeras digitais sem espelho com lentes intercambiáveis, mas muitos estilos de câmera não possuem espelho reflexo.

Tecnicamente, uma câmera Mirrorless é do tipo "aponte e dispare", assim como os modelos de filme ainda mais antigos. No entanto, o termo "Mirrorless" geralmente é usado para descrever as câmeras de lente digital intercambiável (ILCs) que possuem visores eletrônicos ou simplesmente não possuem nenhum visor.

Como as câmeras DSLR, as câmeras sem espelho usam um suporte tipo baioneta para conectar lentes diferentes. Cada fabricante possui sua própria montagem proprietária, portanto, você não pode usar nenhuma lente Mirrorless em uma câmera com espelho. No entanto, muitos terceiros também produzem lentes para essas montagens. A única exceção aqui é o Micro Four Thirds, um suporte compartilhado pela Panasonic, Olympus e alguns players especializados, como o fabricante de drones DJI e o fabricante de câmeras de cinema Blackmagic Design. Qualquer lente Micro Four Thirds pode ser usada em qualquer câmera com a mesma montagem, independentemente da marca, com quase total compatibilidade.

Uma das coisas legais das câmeras de lente intercambiável Mirrorless é que a distância traseira do flange (a distância entre a montagem da lente e o sensor) é muito menor do que em uma DSLR. Isso torna possível conectar uma grande variedade de lentes de fabricantes de DSLR, usando adaptadores. Empresas como a Fotodioxe Metabones vendem adaptadores de lente para câmeras sem espelho que permitem usar tudo, desde as mais recentes lentes Canonaté as mais antigas lentes de médio formato. Você costuma sacrificar um pouco de desempenho ao fazer isso, mas pode ser um grande benefício para os fotógrafos.