Já não é de hoje que escutamos rumores sobre o Mi Mix 4, potencial próximo lançamento da Xiaomi que deve reunir configurações e tecnologia que vai além do tradicional. Com expectativa de lançamento para acontecer em agosto, ainda não tivemos nenhuma confirmação da Xiaomi sobre o que esse dispositivo de fato ostentará, nem mesmo imagens que revelam o seu visual.

De qualquer forma, as informações mais recentes estão sugerindo que o Mi Mix 4 terá uma câmera frontal que ficará oculta na tela. Cotada como a próxima tendência no mercado de smartphones, essa tecnologia permite que o usuário aproveite 100% da tela, algo que ainda não é possível atualmente, já que existem furos e outros entalhes que ocupam espaço no vidro frontal.

Xiaomi Mi Mix 4 terá câmera frontal invisível

O famoso leaker Ice Universe confirmou que o Xiaomi Mi Mix 4 oferecerá uma câmera sob a superfície da tela, e o mais importante: será totalmente invisível. A título de exemplo, o informante divulgou a novidade acompanhado de algumas imagens que mostram exatamente como o aparelho deve exibir (ou não) a câmera frontal.

Como a empresa conseguiu alcançar essa façanha, ele não diz. Para saber se os engenheiros realmente conseguiram a transparência necessária na localização da câmera independente do ângulo que olhamos e como eles conseguiram fazer isso, é algo que vamos precisar aguardar.

Note a diferença de coloração no ponto acima da letra A. O modelo B não exibe essa diferença de cor. (Imagem: Reprodução / GizChina)
Note a diferença de coloração no ponto acima da letra "A". O modelo "B" não exibe essa diferença de cor. (Imagem: Reprodução / GizChina)

Câmera frontal sob o display

A grande novidade do Xiaomi Mi Mix 4 é esconder a câmera frontal de uma forma que a torne realmente invisível a olho nu. Alguns fabricantes já tentaram criar sua versão desta tecnologia, como o ZTE Axon 20, o primeiro smartphone do mundo a ter a câmera frontal escondida debaixo da tela.

Consegue ver a diferença de coloração no local onda a câmera está alojada no ZTE Axon 20? (Imagem: Oficina da Net)
Consegue ver a diferença de coloração no local onda a câmera está alojada no ZTE Axon 20? (Imagem: Oficina da Net)

Contudo, embora a ideia seja realmente muito boa, é difícil reproduzir o que se espera, já que a qualidade do vidro, câmera e até a resolução da tela, podem impactar no mal desempenho da lente.

Além disso, protótipos de outras empresas mostram que apesar de escondido, é possível identificar a olho nu que existe uma lente naquele local da tela. Isso fica claro por conta da coloração no vidro, que precisa ser fino o suficiente para a entrada de luz da câmera, ao mesmo tempo que exibe o conteúdo na tela.

Se tudo sair como o planejado, o Mi Mix 4 que tem seu possível lançamento programado para agosto, deve ser o primeiro smartphone do mundo a reproduzir o efeito de transparência exatamente como o desejado.