Desde que a MIUI 12 foi anunciada pela Xiaomi, em abril do ano passado, a empresa até agora não deu sequer um indício sobre a próxima grande atualização da sua interface de usuário. Contudo, esse segredo já não está mais tão escondido assim, e já temos uma noção sobre o que a MIUI 13 tem a oferecer, quais smartphones serão contemplados com a atualização e agora, que ela pode ser finalmente anunciada pela Xiaomi.

De acordo com as entrelinhas do aplicativo beta MIUI Cleaner, lançado pela Xiaomi em maio deste ano, alguns usuários identificaram menções do novo sistema operacional da empresa, assim como também de outras novidades.

MIUI 13 chegando em breve

O responsável pela informação é o portal PiunikaWeb, que reportou a descoberta no changelog do aplicativo. O código cita mensagens que são associadas às "janelas flutuantes da MIUI 13", embora os smartphones da empresa estejam ainda com o sistema MIUI 12.5 instalado. Isso significa que temos o primeiro indicativo de que a Xiaomi está trabalhando na nova interface de usuário da empresa, embora não tenha confirmado isso abertamente.

Print do aplicativo que indica o lançamento da MIUI 13 em breve. (Imagem: Reprodução / PiunikaWeb)
Print do aplicativo que indica o lançamento da MIUI 13 em breve. (Imagem: Reprodução / PiunikaWeb)

Acredita-se que ainda a gigante chinesa ainda está adaptando seus aplicativos oficiais para terem compatibilidade com a MIUI 13, o que é um forte argumento para indicar seu lançamento em breve.

Versão estável pode demorar um pouco mais

Assim como grande parte das fabricantes, a Xiaomi costuma utilizar o programa beta de suas plataformas para anunciar a edição estável para o público. Embora a MIUI 13 seja citada no código do aplicativo MIUI Cleaner, é possível que a empresa anuncie primeiro o programa beta, assim como está acontecendo com a MIUI 12.5, que ainda não chegou a todos os smartphones da fabricante.

Dito isso, podemos afirmar que a Xiaomi pode realmente anunciar a MIUI 13 em breve, mas por enquanto, devemos nos contentar com a versão beta, já que naturalmente, a edição final deve demorar um pouco mais. Por ora, não há nenhuma confirmação da Xiaomi sobre o assunto.

Fonte: GizmoChina