O uso de uma lente macro em smartphones como o iPhone 11, iPhone 11 Pro, Galaxy S10 Plus ou Pixel 4, permite que você se aproxime de detalhes de forma incrível, podendo capturar um lado da natureza que você nunca soube que existia. A "Macrofotografia" significa simplesmente tirar uma foto de um assunto em close-up extremo, para que o assunto apareça em tamanho real ou maior na imagem resultante.

A fotografia macro pode fazer com que até pequenos assuntos, como insetos em um jardim ou pétalas de flores, pareçam enormes, e você ficará surpreso ao ver como essas coisas mundanas são diferentes quando vistas tão de perto. O melhor de tudo é que você não precisa de muito equipamento.

Porque usar lentes macro?

O seu smartphone vem com uma câmera com distância focal entre 26 mm e 35 mm. O iPhone, por exemplo, vem com uma câmera de distância focal de 28 mm. A lente com esta distância focal terá a mesma vista de olho humano.

Se você estiver fazendo fotografia macro com seu smartphone assim, poderá ampliar ou aproximar-se do assunto. Como a maioria das câmeras de smartphones não tem uma lente macro embutida, é difícil focar. Ampliar o assunto com o zoom é ainda pior, pois causará um ruído pode ser bastante intenso. Portanto, se você deseja fotografar macro com o smartphone, é melhor ter uma lente macro para adaptá-lo.

7 dicas para fazer fotografia macro com lentes em um smartphone

Você pode comprar uma lente macro para smartphone em diversas lojas virtuais na internet. Mas recomendamos o uso com uma câmera boa, como dos iPhones da linha Plus, e os novos Samsung Galaxy Note ou as versões plus da linha S. Você também pode utilizar smartphones como o Huawei P30 (por exemplo) ou um dos últimos modelos do Oneplus. Se você quiser outras dicas de smartphones com boas câmeras, pode ler este artigo, mas recomendamos que você utilize algum aparelho de câmera dupla ou tripla.

1. Conheça os limites da sua câmera

Muitos smartphones têm um recurso de macro, e alguns têm suporte à IA, mas os resultados ainda não são satisfatórios, e as lentes macro externas podem alterar diretamente a distância do foco e a profundidade de campo. Funcionará muito melhor do que o algoritmo macro do dispositivo.

Após a instalação da lente macro, é necessário saber o tamanho máximo do objeto que ele pode fotografar e a distância focal com antecedência, para assim capturar os momentos fugazes na foto.

2. Escolha o clima certo

Costuma-se dizer que a fotografia é uma arte da luz, e o clima apenas determina a intensidade da luz. Se você for fazer fotografias macro ao ar livre em um dia ensolarado, notará que os destaques são freqüentemente tão cobertos por uma luz quente intensa que você perde alguns detalhes.

3. Seja paciente

Paciência é a chave para fazer qualquer coisa bem feita. As vezes, você olha em volta e não encontra um objeto atraente para sua fotografia, mas não se preocupe, talvez esteja olhando para um lugar que não tenha abundância de vida animal e vegetal. Muitas vezes, uma simples formiga pode virar assunto de uma fotografia maravilhosa.

4. Limpe a lente da câmera

Se você quiser tirar uma foto macro clara, garanta a limpeza e o cuidado com a sua lente macro, bem como com as lentes do próprio smartphone.

5. Encontre o assunto certo

Compreendendo os hábitos das criaturas, será mais fácil encontrar objetos adequados para fotografar, as libélulas do lado da água, as abelhas nas flores, a grama do críquete, os fungos de madeira em decomposição e assim por diante. De fato, desde que seja um local úmido e isolado, pode haver inúmeras surpresas escondidas.

6. Defina o plano de fundo

Às vezes, a desordem pode atrapalhar o assunto, e é por isso que o minimalismo é tão atraente. Quando as flores e as plantas atrás da tela ficarem mais deslumbrantes, tente mudar o ângulo de disparo para evitar esse fundo confuso, ou tome a iniciativa de limpar alguns galhos e folhas antes de fazer a foto.

7. Nitidez do foco

O problema mais comum na fotografia macro é o desalinhamento, resultando em uma foto borrada. Para resolver esse problema, você precisa dominar o "plano focal", que varia de acordo com o ângulo do mesmo objeto.

Ele tem dois recursos, um é que ele é sempre paralelo ao smatrphone, e o outro é que ele cruza o assunto com mais clareza. Portanto, tente colocar o máximo de detalhes que desejar no mesmo plano focal, para tornar a imagem o mais clara possível.

O foco é a chave para evitar embaçamento nas fotos macro. Devido à incerteza de fotografar macro ao ar livre, o uso de um tripé não torna tão flexível.

Então, em um tema opaco, toque na tela para focar e vá para frente e para trás para encontrar o plano focal. Repita isso pacientemente, várias vezes, e no momento mais claro, firme as mãos, prenda a respiração e pressione suavemente o obturador.

Já para assuntos flexíveis, use o foco manual no modo profissional. Não chegue muito perto do assunto, mas mantenha a distância focal no mínimo, e use todos os objetos ao seu redor para medir a distância entre o plano focal e a lente da câmera. Em seguida, procure o ângulo e aproxime-se do assunto lentamente, segurando com as duas mãos no momento mais nítido, e pressionando suavemente o obturador.

Finalmente, tire várias fotos, a fim de conseguir a foto mais nítida possível. Se você encontrar for fotografar um assunto mais estático, como insetos lentos, aproveite a oportunidade para mudar seu ângulo de visão.