O 5G "puro" (SA ou Standalone) acaba de ser liberado nas cinco capitais que faltavam: Belém, Macapá, Manaus, Porto Velho e Rio Branco. A novidade foi publicada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) nesta terça-feira (4) e será oficialmente ativada nesta quinta-feira, 6 de outubro. Dessa forma, a partir dessa data poderemos dizer que todas as 26 capitais brasileiras já contam com o sinal "puro" do 5G.

5G é ativado nas cinco capitais do Brasil que faltavam

Todas as 26 capitais brasileiras agora contam com o sinal do 5G puro
Todas as 26 capitais brasileiras agora contam com o sinal do 5G "puro"

A liberação envolve a faixa de 3.625 a 3.700 MHz e foi realizada pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi). Agora, as detentoras da tecnologia no Brasil — Claro, TIM e Vivo — vão trabalhar para entregar no mínimo 54 estações de 5G nessas cidades até o dia 28 de novembro. Em Macapá serão 18 estações, 84 em Manaus, 21 em Porto Velho e 15 em Rio Branco.

De acordo com a Anatel, até o momento já foram ativadas 5.275 estações de 5G standalone no Brasil. Esse número é o dobro do mínimo estabelecido para o projeto do 5G no país e já representa 5% das 93.159 estações do serviço móvel que já existem em todo o território nacional. Isso vai beneficiar diretamente os donos de celulares que já contam com o 5G no Brasil — veja a lista completa.

Quando o 5G vai chegar na minha cidade?

Logo que o 5G "puro" foi finalmente liberado para ser implementado no Brasil, a ideia era que a tecnologia 5G chegasse às 26 capitais estaduais e ao Distrito Federal até 31 de julho deste ano. Entretanto, devido a diversas dificuldades logísticas na importação de equipamentos, o prazo foi adiado e apenas agora, 6 de outubro, cumpriu seu objetivo inicial ao ser ativado em todas as capitais.

O próximo passo agora é trazer a tecnologia para outras cidades. A projeção é que a partir de 2025 as cidades com mais de 500 mil habitantes recebam o 5G puro. Depois disso, a ideia é levar a tecnologia para as cidades com mais de 30 mil habitantes até 2029. Essa demora tem relação direta com a grande infraestrutura que ainda precisa ser aplicada no Brasil.

Tudo sobre o 5G no Brasil

Celulares 5G no Brasil 👇

Onde você mora já tem o 5G? Deixe seu comentário abaixo!