O 5G ainda está disponível para um número limitado de brasileiros, se concentrando ainda nos usuários que moram na capital de cada estado. Na próxima segunda-feira, 19 de setembro, o sinal será liberado em mais 7 capitais, o que inclui Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Maceió, São Luís e Teresina. No momento, apenas 15 das 26 capitais brasileiras já contam com o sinal do 5G Standalone (SA).

Desde o início de julho, o sinal que chamamos de 5G "puro" foi disponibilizado em Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, João Pessoa, São Paulo, Curitiba, Salvador e Goiânia. Mais recentemente foi liberado também no Rio de Janeiro, Florianópolis, Palmas, Vitória, Fortaleza, Natal e Recife.

5G chega em todas as capitais até outubro

Apenas quatro das 26 capitais ainda não tem previsão de chegada do 5G

Com a chegada do sinal em mais 7 capitais na próxima semana, então vão restar apenas quatro capitais do norte do Brasil, como Rio Branco, Palmas, Belém e Manaus. É possível que essas capitais ainda sofram com atrasos para receberem o 5G, justamente por causa das estações e a logística sobre as antenas nessas cidades.

De qualquer forma, durante uma reunião do Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções), o projeto Siga Antenado comunicou que os testes que precisavam ser feitos para ativação do 5G em Belém e Manaus — os locais mais preocupantes — já foram concluídos. Assim, é possível afirmar que até outubro todas as capitais do Brasil já terão o sinal do 5G ativado.

De acordo com a Anatel, depois que todas as 26 capitais brasileiras estiverem com o 5G em uso, o próximo passo é levar o sinal para as cidades com mais de 500 mil habitantes.

Tudo sobre o 5G no Brasil

Celulares 5G no Brasil 👇

Onde você mora já tem o 5G? Deixe seu comentário abaixo!