A Samsung acaba de liberar a aguardada atualização One UI 7 com Android 15 para dois dos seus celulares mais populares e acessíveis: o Galaxy A15 e o Galaxy A16. Inicialmente, a novidade tem sido vista entre usuários da Coreia do Sul, mas a tendência é que a Samsung comece a liberar o update para mais regiões no decorrer dos próximos dias ou semanas. Ambos recebem o patch de segurança de meses anteriores.
Atualização chega com Android 15 e One UI 7
Ambos os aparelhos estão recebendo o novo sistema operacional, mas com algumas diferenças no patch de segurança:
- Galaxy A15: recebe a atualização com o patch de segurança de março de 2024, versão de firmware BYD5.
- Galaxy A16: atualização traz o patch de novembro de 2024, versão de firmware BYE2.
Fora isso, a One UI 7 é a mesma para os dois modelos. Essa é uma das maiores atualizações visuais da Samsung nos últimos anos, com mudanças mais perceptíveis no design, menus e fluidez do sistema. No entanto, como já era esperado, modelos mais simples como o A15 e A16 não contam com todos os recursos premium, como o Galaxy AI.
Quando a atualização chega ao Brasil?
Por enquanto, a atualização está limitada à Coreia, mas deve ser liberada para outros países nas próximas semanas. A Samsung costuma seguir um cronograma em ondas, priorizando seu país de origem antes de expandir globalmente.
Como atualizar
Geralmente uma notificação é enviada para seu smartphone avisando que uma atualização está disponível, mas se você quiser conferir essa disponibilidade manualmente, basta seguir este caminho:
- Vá em Configurações
- Toque em Atualização de software
- Selecione Baixar e instalar
- Aguarde a verificação e siga as instruções na tela
💡 Dica
Antes de começar a instalar a atualização, se certifique que está conectado a uma rede Wi-Fi estável e com o aparelho carregando para evitar qualquer problema durante a atualização. O processo leva cerca de 15 minutos para ser concluído.
Quais aparelhos já receberam a One UI 7?
Além do Galaxy A15 e A16, diversos outros dispositivos Galaxy já foram contemplados com a nova interface. Veja a lista:
- Galaxy S25 (nativo)
- Galaxy S25 Plus (nativo)
- Galaxy S25 Ultra (nativo)
- Galaxy A56 (nativo)
- Galaxy A36 (nativo)
- Galaxy A26 (nativo)
- Galaxy S24
- Galaxy S24 Plus
- Galaxy S24 Ultra
- Galaxy S24 FE
- Galaxy S23
- Galaxy S23 Plus
- Galaxy S23 Ultra
- Galaxy Z Fold 6
- Galaxy Z Flip 6
- Galaxy Z Fold 5
- Galaxy Z Flip 5
- Galaxy A15
- Galaxy A16
O que muda com a One UI 7?
A nova interface traz melhorias de desempenho, ajustes na central de notificações, novos recursos de privacidade, animações mais fluidas e um visual mais refinado. Com base no changelog inicial e nas versões anteriores de testes, a nova One UI 7.0 traz:
- ícones renovados para os apps da Samsung
- animações mais suaves e com transições melhoradas
- novo painel de notificações com layout mais limpo
- ajustes finos no desempenho do sistema
- correções de segurança importantes

A interface baseada no Android 15 também traz melhorias de privacidade e eficiência energética, além de otimizações no gerenciamento de permissões e novos controles de acesso em segundo plano.
Vale a pena atualizar?
Sim! A One UI 7 promete melhorar a experiência geral de todo celular Samsung compatível, inclusive o Galaxy A15 e A16, tanto em termos de performance quanto de segurança. Além disso, manter o sistema atualizado é essencial para evitar falhas, vulnerabilidades e garantir acesso a novos recursos.
Samsung Galaxy A16 5G

O Galaxy A16 5G promete ser uma opção acessível para quem busca um dispositivo mais em conta. Equipado com a interface One UI 6 sobre o Android 14 (com destaque para 6 anos de atualizações), o aparelho traz o processador Exynos 1330 de 7nm, que embora não seja o mais potente da linha, deve oferecer desempenho suficiente para tarefas diárias e navegação fluida, especialmente considerando os 4 GB de RAM. O armazenamento interno de 128 GB é expansível via microSDXC, graças ao slot híbrido para cartão, o que é um bônus para quem precisa de mais espaço para fotos, vídeos e apps.
Falando em fotos, o sistema de câmeras traseiras é composto por uma lente principal de 50 MP, acompanhada de uma ultrawide de 5 MP e uma macro de 2 MP. Com recursos como HDR, panorama e flash LED, o conjunto promete boas fotos em condições variadas, mas o foco aqui não é a fotografia profissional. Para vídeos, a gravação é limitada a Full HD a 30 fps, tanto na câmera principal quanto na selfie de 13 MP, o que deve satisfazer quem busca registros casuais, mas fica atrás de modelos mais avançados com gravação em 4K.
A autonomia deve ser um dos pontos fortes do aparelho, graças à bateria de 5000 mAh, que em conjunto com o carregador de 15W, oferece uma boa duração para o uso diário. Ele também está preparado para redes 5G, além de suportar Wi-Fi dual band e Bluetooth 5.3. Outros recursos notáveis incluem a presença de NFC, porta USB tipo-C, entrada para fones de ouvido de 3.5mm e sensores como impressão digital lateral.
Samsung Galaxy A15 5G
A Samsung trouxe o Galaxy A15 5G como promessa de ser o mais novo celular barato e confiável para comprar. Ele vem equipado com tela Super AMOLED de 6,5 polegadas, resolução Full HD+ e taxa de atualização de 90 Hz. Nas câmeras, ele possui um conjunto triplo na traseira composto por um sensor principal de 50 MP, além de uma ultrawide de 5 MP e macro de 2 MP. Para selfies, o sensor frontal carrega a resolução de 13 MP.
Debaixo do seu capô, ele conta com o processador MediaTek Dimensity 6100 Plus, e ainda oferece opções de memória com 4 GB ou 8 GB de RAM e 128 GB ou 256 GB de armazenamento interno. Ele ainda pode expandir essa memória interna através de um cartão microSD de até 1 TB. Para alimentar tudo isso, a Samsung inseriu uma bateria de 5.000 mAh com carregamento de 25 watts.
Debaixo do seu capô, ele conta com o processador MediaTek Dimensity 6100 Plus, aqui no Brasil você tem opção de comprar ele em duas versões, a com 4GB de ram e 128GB de armazenamento interno ou 8GB de ram e 256GB de armazenamento. Eu indicaria comprar a versão com 8GB, mas aí já passamos do valor de celulares melhor que ele. Se comprar com menos espaço, saiba que ele ainda pode expandir essa memória interna através de um cartão microSD de até 1 TB. Para alimentar tudo isso, a Samsung inseriu uma bateria de 5.000 mAh com carregamento de 25 watts.
Opinião de teste: O Galaxy A15 é o melhor celular baratinho da Samsung, oferece o mesmo desempenho do seu antecessor, mas agora entrega uma tela bem melhor. É claro que a vantagem dele também é um tempo de vida útil maior. Teste de bateria, performance e design são praticamente os mesmos. Perto dos R$ 950, deve ser um modelo imbatível no mercado, então fique de olho nas ofertas.