O Galaxy S23 e o S23+ foram flagrados rodando o Android 16 com a One UI 8 em testes de benchmark, indicando que a Samsung já está preparando a próxima grande atualização de sistema para os seus tops de linha de 2023. A gente ainda não sabe o motivo, mas curiosamente apenas o o S23 Ultra ficou de fora do vazamento, pelo menos por enquanto.
Galaxy S23 e S23 Plus rodam Android 16 e One UI 8
Os modelos encontrados no Geekbench, identificados como SM-S911U (S23) e SM-S916U (S23+), estavam equipados com o chip Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy e 8 GB de RAM, como já era esperado. A One UI 8, ainda em desenvolvimento, será baseada no Android 16, que deve chegar oficialmente só no segundo semestre de 2025.

O novo sistema promete uma evolução no Galaxy AI, refinando recursos já presentes no One UI 7, como o Note Assist, Call Assist e integração com o Google Gemini e trazendo proteções mais robustas contra golpes e malware, com o Programa de Proteção Avançada do Android 16.
Entre as novidades esperadas da One UI 8 com Android 16, estão:
- detecção de malware por IA
- proteção contra redefinições de fábrica indevidas
- widgets dinâmicos na tela de bloqueio
- melhor suporte a UWB (ultra wideband)
Esses recursos podem prolongar a vida útil do Galaxy S23, o que é ótimo para quem ainda pretende ficar mais alguns anos com o aparelho.
Ainda falta 1 grande atualização
O S23 foi lançado com Android 13 e tem direito a quatro atualizações de sistema. Isso significa que o One UI 8 (Android 16) será a terceira, com mais uma garantida no futuro. Ou seja, o suporte continua firme e essa atualização deve deixar o aparelho ainda mais seguro e moderno.
Agora, a grande dúvida: por que o S23 Ultra ainda não apareceu nos testes com o Android 16? Pode ser só questão de tempo, mas chama a atenção, já que é o modelo mais premium da linha.