Atualização de software é um assunto bastante polêmico. Ao passo que o Android evolui, a questão das atualizações torna-se um fator muito importante, uma vez que visa melhorar a segurança e desempenho de um smartphone. Para alguns modelos, o tempo de atualização de softwae já tem um ponto final estabelecido. Diante disso, listamos abaixo alguns modelos que só receberão a próxima versão de sistema do Google, o Android 15!

Galaxy S21 Ultra

Fonte: Assessoria Samsung/Divulgação
Fonte: Assessoria Samsung/Divulgação

O Galaxy S21 Ultra tem feito bastante sucesso desde o seu lançamento. Disponível no mercado desde o início de 2021, o aparelho saiu da caixa com o sistema operacional Android 11. Hoje, se encontra equipado com o mais recente Android 14.

Embora muitos não saibam, a Samsung prometeu cerca de 4 grandes atualizações de software para esse aparelho. Portanto, ele deve receber somente o Android 15, sua última atualização antes do final do suporte pela empresa.

Para quem não se lembra, o Galaxy S21 Ultra trouxe um enorme display Dynamic AMOLED 2X de 6,8 polegadas com resolução de 3200 x 1440 pixels e taxa de atualização de até 120Hz. O modelo ainda vem com atrativos como câmera telefoto com zoom de até 100X, gravações em 8K e câmera frontal de 40MP.

Samsung Galaxy S21 Ultra - Veja aqui a ficha técnica completa

Motorola Edge 40 Neo

Motorola Edge 40 Neo - Imagem / Motorola
Motorola Edge 40 Neo - Imagem / Motorola

A Motorola apresentou o Edge 40 Neo em Setembro do ano passado com o sistema operacional Android 13. Na ocasião do seu lançamento, a fabricante garantiu que enviaria apenas duas grandes atualizações de software.

Curiosamente, a Motorola ainda não liberou o Android 14 para esse aparelho, pelo menos até o fechamento desta matéria. Em todo caso, quem estiver pensando em investir nesse modelo deve ter em mente que ele teá seu fim de suporte com a atualização do Android 15, que provavelmente ocorrerá somente no próximo ano.

Motorola Edge 40 Neo - Veja aqui a ficha técnica completa

Xiaomi 12

Xaiomi 12 - Imagem / Divulgação
Xaiomi 12 - Imagem / Divulgação

O Xiaomi 12 Já tem algum tempo de mercado, mas seu preço atual tem conquistado vários fãs da marca. O aparelho já foi visto por aí custando menos de R$ 2 mil, um valor muito atrativo por todo seu conjunto de especificações. Todavia, note que ele chegou ao mercado com o sistema operacional Android 12.

No momento do seu lançamento, a Xiaomi garantiu que o Mi 12 teria suporte para 3 grandes atualizações de sistema. Como resultado, os donos desse aparelho terão acesso apenas ao Android 15, ficando sem suporte de grandes atualizações no futuro.

Em termos de recursos, o Xiaomi 12 chegou com um display compacto AMOLED de 6.28" com resolução FHD+ e suporte para taxa de atualização de 120 Hz. O aparelho ainda trouxe o poderoso chipset Snapdragon 8 Gen 1 da Qualcomm e variantes com até 12GB de RAM e 256GB de armazenamento interno.

Quando o Android 15 será oficialmente lançado?

O lançamento oficial com a versão estável do Android 15 deve ocorrer apenas entre agosto e outubro de 2024. Na ocasião, os smartphones Pixel devem ser os primeiros contemplados com a atualização, mas outras empresas populares, como Samsung, Motorola, Xiaomi, realme, ASUS, OnePlus e Oppo podem anunciar a atualização para seus dispositivos logo depois ou assim que o sistema estiver pronto com a interface de cada empresa.

Antes de você ir ...

As marcas de celulares tem se esforçado para entregar mais tempo de suporte para seus aparelhos de sucesso. Mas se seu foco for câmeras e alto desempenho, fique à vontade para conferir nosso artigo contendo os 3 celulares Motorola de 2023 que estão bombando em 2024!