Esta semana foi agitada para o mundo dos smartphones, principalmente por conta das fabricantes chinesas. Alguns aparelhos já estavam na fila para serem finalmente anunciados, outros foram uma grata surpresa e agora tentam conquistar o seu território no mercado onde foram anunciados.

Depois de lançamentos de grandes linhas do mercado, como a tão aguardada série Zenfone 8 da ASUS, anunciada na semana passada, agora foi a vez da Xiaomi aparecer com o lançamento do POCO M3 Pro. Além disso, tivemos a realme que anunciou o seu último modelo da série Narzo 30, a Samsung que oficializou o Galaxy F52 e até um lançamento da Honor, empresa que estava meio apagada desde que se separou da Huawei.

Confira os smartphones lançados nesta semana!

realme Narzo 30

Com o objetivo de conquistar seu espaço no mercado de modelos básicos e intermediários, o realme Narzo 30 chega com configuração de nível mediano, com grande destaque para o seu preço, mostrando ser uma bela opção para quem procura custo-beneficio.

Ele vem com uma tela do tipo IPS LCD de resolução Full HD+, 6,5 polegadas com uma taxa de atualização de 90Hz, deixando de lado o tradicional 60Hz que encontramos em modelos mais básicos. Ele é alimentado pelo processador MediaTek Helio G95, acompanhado de uma configuração com 6GB de RAM e 128GB de armazenamento.

realme Narzo 30 tem o mesmo visual padrão dos produtos da chinesa. (Imagem: Reprodução / realme)
realme Narzo 30 tem o mesmo visual padrão dos produtos da chinesa. (Imagem: Reprodução / realme)

Na traseira, o Narzo 30 ostenta uma configuração de câmera tripla que consiste em uma lente principal de 48MP e mais dois sensores de 2MP cada para efeito em fotos macro e profundidade de campo. Além disso, temos uma bateria de 5.000 mAh e suporte para carregamento rápido de 30W.

Os grandes destaques do realme Narzo 30 ficam por conta da função NFC para interação com sistemas de pagamento, alto poder energético, funções que otimizam o funcionamento das câmeras, carregador incluso na caixa, e preço baixo, sendo encontrado pelo equivalente a R$ 1.025.

Ficha técnica realme Narzo 30

Realme Narzo 30 - Veja aqui a ficha técnica completa

Honor Play 5 5G

Enquanto estamos esperando o lançamento do Honor 50, a fabricante chinesa que recentemente deixou de fazer parte do grupo Huawei, anunciou nesta semana o Honor Play 5 5G. Seu hardware é atrativo, acompanhado pela qualidade que já conhecemos dos produtos da fabricante.

Ele vem equipado com uma tela OLED de 6,53 polegadas e o novo processador MediaTek Dimensity 800U, chipset que disputa mercado diretamente contra o Snapdragon 750G, da Qualcomm. Além disso, ele possui configurações que vão até 8GB de RAM e 256GB de armazenamento interno.

A honor volta a ter um aparelho rodando Android, após deixar o conglomerado com a Huawei. (Imagem: Reprodução / Honor)
A honor volta a ter um aparelho rodando Android, após deixar o conglomerado com a Huawei. (Imagem: Reprodução / Honor)

O dispositivo exibe uma um módulo quádruplo de câmeras em sua traseira, sendo o sensor principal de 64MP, aliado a uma ultrawide de 8MP, macro de 2MP e lente para profundidade também com 2 MP. Um ponto que pode deixar a desejar no modelo é a bateria com 3.800 mAh, muito abaixo de outros modelos disponíveis no mercado, mas que suporta cargas de 66W, capaz de carregar 100% do tanque em pouco mais de 30 minutos.

Ele deve atender bem aos usuários de nível intermediário que não se preocupam tanto com bateria, já que com o decorrer do uso, sua autonomia ficará naturalmente cada vez menor. Por outro lado, suas funções relevantes envolvem o leitor biométrico inserido sob a tela, tecnologia NFC e suporte à redes 5G.

O fator mais interessante sobre esse aparelho é que ele é o primeiro da Honor a ser integrado novamente com o sistema Android, recursos que estava vetado a companhia chinesa, enquanto fazia parte do universo Huawei.

Ficha técnica Honor Play 5 5G

Honor Play5 5G - Veja aqui a ficha técnica completa

Xiaomi POCO M3 Pro 5G

Com certeza o grande destaque dentre os modelos anunciados durante esta semana, o POCO M3 Pro chegou ao mercado chinês como um modelo padrão, porém turbinado em algumas funções e capaz de disputar mercado com o realme 7 5G, modelo que fizemos um review completo nesta semana, e o Galaxy A32 5G.

POCO M3 Pro 5G também pode ser encarado como um Redmi Note 10 5G. (Imagem: Reprodução / POCO, Xiaomi)
POCO M3 Pro 5G também pode ser encarado como um Redmi Note 10 5G. (Imagem: Reprodução / POCO, Xiaomi)

O grande destaque fica por conta do seu visual repaginado, com um aspecto muito mais moderno e atraente. Mas além disso, tem um aparelho com tela IPS LCD de 6,5 polegadas, resolução Full HD+ e taxa de atualização que se adapta entre 60 a 90 Hz, deixando de lado o padrão tradicional e economizando energia quando não é necessário ter uma navegação mais fluida.

O POCO M3 Pro vem equipado com o chipset MediaTek Dimensity 700, capaz de suportar redes 5G, dois chips de operadora e tecnologia NFC. Ele pode ser encontrado com até 6GB de RAM e 128GB de armazenamento interno.

As câmeras, apesar de serem as mesmas encontradas no POCO M3 padrão, parecem dar conta do recado dentre os modelos de mesma categoria. Temos um sensor principal de 48MP, mais dois sensores adicionais de 2MP cada para efeito macro e utilização em profundidade, totalizando três sensores na traseira.

O quesito energético fica por conta de uma bateria de 5.000 mAh com suporte para carregamento rápido de 18W, além de possuir ainda um conector P2 para fones de ouvido de 3,5 mm, leitor de digitais integrado na lateral e Android 11 que roda sob a interface MIUI 12.

Ficha técnica POCO M3 Pro 5G

Xiaomi POCO M3 Pro 5G - Veja aqui a ficha técnica completa

Samsung Galaxy F52 5G

A Samsung também deu as caras no mercado de smartphones durante esta semana, e anunciou a chegada do Galaxy F52 5G. Embora ele não seja classificado como o mais acessível do catálogo da gigante sul-coreana, o dispositivo é uma ótima opção para quem procura o seu primeiro smartphone compatível com 5G.

Ele tem um configuração bem completa e condizente com sua proposta. Alimentado pelo processador Snapdragon 750G, o Galaxy F52 5G ainda conta com 8GB de RAM e 128GB de armazenamento, passível de expansão via cartão microSD de até 1TB.

O Galaxy F52 5G foi anunciado esta semana no mercado chinês. (Imagem: Reprodução / Samsung)
O Galaxy F52 5G foi anunciado esta semana no mercado chinês. (Imagem: Reprodução / Samsung)

O tipo da tela não é a ideal, mas tem uma funcionalidade que equilibra na hora da escolha. Ele vem equipado com um painel TFT de resolução Full HD+, 6,6 polegadas e uma taxa de atualização de 120Hz, uma verdadeira surpresa e que deve ser um dos principais destaques desse modelo.

As câmeras também não deixam a desejar, e além de uma lente frontal de 16MP, temos um conjunto traseiro de quatro câmeras, sendo uma principal de 64MP, uma ultrawide de 8MP, e dois sensores adicionais para uso em profundidade e macro com resolução de 2MP cada um.

Por fim, o aparelho possui uma bateria de 4.500 mAh com suporte a cargas de até 25W, leitor de impressões digitais montado na lateral, entrada para fones de ouvido e sistema operacional Android 11 rodando sob a interface One UI 3.1.

Ficha técnica Samsung Galaxy F52 5G

Samsung Galaxy F52 5G - Veja aqui a ficha técnica completa

E o quem por aí?

Alguns aparelhos ao qual continuamos esperando para lançamento durante o mês de maio, parecem estar mais longe de se tornar realidade do que realmente imaginamos. Modelos como o Huawei P50 que deve ser exibido com um design totalmente fora do padrão, deveria ter sido anunciado em abril, foi adiado para maio, e parece que seu destino ainda é incerto.

A Honor anunciou o Honor Play 5 5G durante esta semana, e não deu nenhuma pista sobre o Honor 50, aparelho que estamos aguardando ansiosamente como um verdadeiro flagship da empresa chinesa.

Olhas esse design do Google Pixel 6. (Imagem: Reprodução / Jon Prosser)
Olhas esse design do Google Pixel 6. (Imagem: Reprodução / Jon Prosser)

Uma grata surpresa que tem sido assunto de diversos rumores atualmente, é a linha Google Pixel 6. Com um visual totalmente repaginado, o modelo pode dar as caras a qualquer momento, principalmente depois que diversos vazamentos foram ventilados na rede.

Não quer perder nenhuma novidade no mercado de smartphones?

Então entre em nosso canal no Telegram! Todas as grandes novidades são divulgadas por lá. Para isso, clique neste link.

Confira os lançamentos da semana passada...