Escolher um novo smartphone nem sempre é uma tarefa tão simples, ainda mais quando estamos falando de modelos intermediários, que tomam conta da maior parte das vitrines do mercado internacional. Contudo, no decorrer dos anos, percebemos que as fabricantes têm apresentado modelos bem parecidos entre o portfólio delas mas também de outras concorrentes do mercado.

Para fugir da "mesmice", o grande destaque entre modelos desta categoria foi a chegada da conectividade 5G. Mas diferente de outros lugares do mundo, a infraestrutura das redes de quinta geração no Brasil ainda estão longe de alcançar o desenvolvimento ideal. Por isso descartamos esse recurso como diferencial neste artigo.

Com o objetivo de te ajudar a economizar por um modelo que realmente será útil no dia a dia, colocamos dois modelos de ficha técnica interessante, mas com suporte para conectividade 4G, a ideal para o brasileiro neste momento. Sem mais delongas, confira o duelo entre Redmi Note 10 Pro da Xiaomi e o Samsung Galaxy A52!

Design e construção

Como de costume, sempre começamos pelo lado visual dos aparelhos. Neste caso aqui, conseguimos identificar que o design de ambos modelos, concedem a si uma identidade própria, com poucas referências a outros modelos do mercado.

O Redmi Note 10 Pro, por exemplo, exibe um layout frontal mais compacto em comparação com o modelo da Samsung, graças ao seu acabamento de bordas mais finas no topo e nas laterais, além de uma tela com maior aproveitamento por conta do furo para a câmera frontal ser menor e mais discreto.

Redmi Note 10 Pro. (Imagem: Reprodução / Xiaomi)
Redmi Note 10 Pro. (Imagem: Reprodução / Xiaomi)

O grande destaque entre os dois modelos está na parte traseira, com o Galaxy A52 exibindo o seu módulo de câmeras traseiras totalmente integrado à tampa do dispositivo. Além disso, seu acabamento é feito em plástico, prática bem comum nos recentes lançamentos da Samsung, que para alguns, diminui o brilho e a sofisticação, mas melhora a ergonomia, com uma pegada mais macia nas mãos.

Em contraste com isso, o Redmi Note 10 Pro tem um visual traseiro mais próximo de modelos premium, bem semelhante ao Redmi K40 que sobretudo possui um acabamento fosco em vidro com proteção Gorilla Glass 5, alojando o grande módulo de câmeras, que em comparação com o Galaxy A52, é menos simétrico por guardar dois grandes sensores principais no topo e na base, sendo o primeiro mais destacado, e lentes auxiliares no centro.

Samsung Galaxy A52. (Imagem: Reprodução / Samsung)
Samsung Galaxy A52. (Imagem: Reprodução / Samsung)

Ainda sobre o aspecto visual, uma grande diferença também é identificada nas cores disponíveis dos dois aparelhos. Note que o celular da Xiaomi tem uma pintura mais moderna, disponível nas cores Onyx Gray (cinza e preto), Glacier Blue (branco azulado) e Gradient Bronze (branco e laranja). O Galaxy A52, por sua vez, conta com uma pintura de tonalidade mais retrô, tornando o visual pastel e menos saturado nas cores Awesome Black (preto), Awesome White (branco), Awesome Violet (violeta) e Awesome Blue (azul).

Tela

No quesito tela, o modelo da Xiaomi tem vantagens que precisamente chamam mais atenção. Estamos falando de um painel AMOLED de 6,67 polegadas, com resolução Full HD+ (2400 x 1080 pixels) e taxa de atualização de 120Hz, recurso que geralmente está presente em modelos topo de linha, principalmente os que tem foco em jogos.

Além disso, ele possui amostragem de toque de 240Hz, suporte a HDR10, pico de brilho de 1.200 nits, e assim como a tampa traseira, a tela é protegida pelo vidro Gorilla Glass 5, um dos mais eficientes do mercado atualmente.

Enquanto isso, o Galaxy A52 possui uma configuração mais discreta, de tamanho menor e menos recursos de exibição. Temos um painel Super AMOLED de 6,5 polegadas que mantém a resolução Full HD+ (2400 x 1080 pixels) do seu arquirrival.

No entanto, as diferenças começam pela taxa de atualização de 90 Hz, ausência do suporte a HDR, sem taxa de amostragem e toque turbinado, e o pico de brilho máximo chegando em 800 nits, o que ainda é interessante para a sua categoria e propósito. Para proteção, ele também conta com o vidro Gorilla Glass 5.

Processamento e memória

Falando sobre a configuração que lidera o desempenho dos dois modelos, temos dois processadores diferentes, porém, de desempenho relativamente parecido. O Redmi Note 10 Pro vem equipado com o chip Snapdragon 732G, enquanto o Galaxy A52 possui o Snapdragon 720G, ambos da Qualcomm.

O desempenho é bem parecido por conta da formação dos dois chips, visto que o modelo da Xiaomi conta com um processador de oito núcleos, com dois Kryo 470 Gold (Cortex-A76) que consegue entregar alto desempenho a 2,3 GHz, acompanhados de mais seis Kryo 470 Silver (Cortex-A55) que integram baixo consumo energético a uma frequência de até 1,8 GHz.

O Galaxy A52 carrega um desempenho bem parecido já que Snapdragon 720G também possui oito núcleos, sendo dois principais do tipo Kryo 465 Gold (Cortex-A76) para entregar alto desempenho a 2,3 GHz, mais seis do tipo Kryo 465 Silver (Cortex-A55) a 1,8 GHz, mesmas frequências do seu concorrente.

A principal diferença entre os dois e que torna o Redmi Note 10 Pro ligeiramente melhor está no processador gráfico, que embora sejam igualmente equipadas com uma GPU Adreno 618, possui velocidade de 810 MHz, relativamente maior que o Galaxy A52 que pode alcançar até 750 MHz. A arquitetura também é outro ponto que apresenta diferenças, já que o 720G possui o padrão ARMv8, enquanto o 732G conta com a ARMv8.2.

Acompanhados de seus respectivos processadores, temos o pacote de memórias que incluem RAM e armazenamento, e neste departamento em específico, o Galaxy A52 tem mais vantagens por ser mais completo. O dispositivo da Redmi possui opções de 6 ou 8GB de RAM, mais 64 ou 128GB para dados.

Já o da gigante sul-coreana tem mais opções que refletem no desempenho e, claro, no preço. O espaço para armazenamento interno pode ser escolhido com 128 ou 256GB, e para memória RAM a opção de 4GB também está inclusa para quem não quer gastar mais do que o necessário.

Em breve, é possível que tenhamos um review detalhado sobre essas características dos dois modelos, além de provar seu respectivo desempenho em jogos no quadro Roda Liso.

Câmeras

Olhando agora para o departamento das câmeras, é possível que classifiquemos o Redmi Note 10 Pro como melhor e mais completo, mas muita calma nessa hora. É verdade que o modelo chinês possui uma configuração de dar inveja, com um módulo de quatro sensores em sua traseira, sendo uma principal de 108MP. Contudo, a versão da Samsung vem para mostrar que maior resolução nem sempre é a melhor opção.

Redmi Note 10 Pro conta come câmera de 108MP. (Imagem: Reprodução / Xiaomi)
Redmi Note 10 Pro conta come câmera de 108MP. (Imagem: Reprodução / Xiaomi)

Por incrível que pareça, o Galaxy A52 consegue entregar fotos com cores mais vivas e detalhadas do que o seu concorrente mesmo com uma lente principal de "apenas" 64MP. Os demais sensores ficam por conta de uma ultrawide de 12 MP, mais uma macro de 5MP e outra de mesma resolução para captação de dados de profundidade. A grande diferença aqui é o software, que no caso da Samsung, recebeu melhor otimização e pode entregar resultados surpreendentes. Funções especiais como estabilização óptica de imagens, modo Pro e Emoji AR podem fazer a diferença.

O Redmi Note 10 Pro carrega, além da principal de 108MP, uma ultrawide de 8MP, macro de 5MP e uma auxiliar para dados de profundidade de 2MP. Diferente do software da Samsung, o programa criado pela Xiaomi possui efeitos e funções que envolvem criatividade, como clonar pessoas em vídeos, substituir a cor do céu e assim por diante. Mesmo utilizando o recurso que agrupa os pixels para entregar fotos ainda mais belas, parece que falta algo quando comparado com o A52.

O dispositivo da Samsung também sai na frente quando comparamos a câmera frontal de 32MP contra 16MP da Redmi. Essa lente frontal da edição sul-coreana permite a gravação de vídeos em 4K a 30 FPS, contra 1080P a 30 FPS do seu rival de mercado.

Bateria

Para muitos, o fator energético é um ponto crucial na hora de escolher um smartphone. Dependendo do tipo de uso, modelos que entregam mais de um dia de autonomia se destacam no mercado e são recomendados por muitos usuários e a crítica especializada. Neste departamento, o modelo da Xiaomi é mais uma vez superior que o Galaxy A52.

Enquanto o dispositivo chinês conta com capacidade de 5.020 mAh, o aparelho da Samsung possui 4.500 mAh. Além disso, o Redmi Note 10 também é mais rápido na hora de carregar, suportando potência de 33W que prometem carregamento de 0 a 59% em apenas 30 minutos, enquanto o A52 suporta 25W e enche o tanque em 50% no mesmo tempo que o modelo adversário.

Extras

Se você não decidiu até agora qual o melhor modelo em sua opinião, acredito que será difícil fazer isso julgando o pacote de recursos extras, visto que ambos dispositivos tem opções bem equilibradas. Se você prefere ter um smartphone que seja melhor resistente a água e poeira, a Samsung tem uma leve vantagem sobre o modelo chinês, que por sua vez, carrega recursos de longa data.

Para quem é saudosista, o Redmi Note 10 Pro tem sobretudo funções que já não são tão comuns no mercado de smartphones atualmente. Dizemos isso por conta da presença do suporte a rádio FM e sensor infravermelho para interagir com outros aparelhos como um controle remoto. Mas além disso, ele também oferece Wi-Fi 5, Bluetooth 5.1, NFC, conector P2 para fones de ouvido e leitor de digitais na lateral. Para resistência, o modelo conta com certificação IP53 que garante eficiência apenas em respingos d'água e poeira.

Por ser um modelo intermediário, a certificação IP68 é o principal destaque do Galaxy A52. (Imagem: Reprodução / Samsung)
Por ser um modelo intermediário, a certificação IP67 é o principal destaque do Galaxy A52. (Imagem: Reprodução / Samsung)

O Galaxy A52 vem na contramão e tem, apesar de tudo, um pacote mais moderno e completo para sua categoria. Ele também conta com Wi-Fi 5, Bluetooth 5.0, NFC, e conector P2 para fones de ouvido. As vantagens, porém, estão no sistema de áudio estéreo, leitor de digitais sob a tela que segue o padrão encontrado no Galaxy S21, além da certificação IP67 que promete proteção à poeira e água, permitindo encarar mergulhos de até 1m de profundidade por 30 minutos.

Preço

Por último, mas não menos importante, o preço é outro fator crucial na hora de adquirir qualquer coisa, principalmente um smartphone. Em um cenário em que praticamente qualquer dispositivo de entrada beira os R$ 1.500 no Brasil, adquirir um modelo bom e durável é um desafio maior do que se imagina.

Mas em relação aos dois modelos aqui, o Redmi Note 10 Pro chegou ao mercado brasileiro no dia 9 de abril em uma campanha promocional que o vendia exclusivamente na cor laranja pelo preço de R$ 3.499. Esta mesma edição com 8GB de RAM e 128GB de armazenamento ainda está com preço promocional de R$ 3.299 no site oficial da Xiaomi no Brasil.

O Galaxy A52 chegou ao mercado brasileiro mais cedo e já tem uma depreciação maior. Por exemplo, o modelo chegou em março pela bagatela de R$ 3.299, mas já pode ser encontrado em ofertas por R$ 2.999, o menor preço histórico do aparelho por aqui. Esse valor refere-se ao modelo com 6GB de RAM e 128GB de espaço para dados.

Afinal, qual vale mais a pena?

O nosso objetivo aqui não é apontar qual é o melhor modelo, já que apesar dos dois oferecerem praticamente os mesmos recursos e desempenho, há um equilíbrio que pode ser facilmente decidido pelo tipo de aparelho que você gosta ou que atenda suas necessidades.

Por exemplo, em boa parte dos departamentos comparados, o modelo da Samsung se saiu melhor, mesmo oferecendo talvez um pacote de especificações menos atraentes que o modelo da Xiaomi. Se você procura um modelo de tela superior, câmera de maior resolução, bateria parruda com suporte a carregamento mais veloz e vantagem ligeiramente modesta em processamento, pode ir sem medo do Redmi Note 10 Pro.

Mas será que "tão pouco diferencial" vale a pena por quase R$ 1.300 a mais? Se você se fez essa pergunta, é provável que opte pelo Galaxy A52, modelo que não perde quase nada em relação ao dispositivo da Redmi, tem funções completas e modernas e um preço mais acessível. Além disso, seguindo a lógica do mercado, os dispositivos da Samsung tendem a ter uma depreciação maior, muito por conta do número de smartphones que a empresa costuma anunciar todos os anos.

Isso significa que em algumas semanas, o Galaxy A52 se mostrará uma opção ainda melhor que os seus concorrentes de mercado, o que inclui o Redmi Note 10 Pro.

Gostou da nossa análise? Decidiu qual o aparelho ideal para você? Deixe o seu comentário logo abaixo e aguarde os próximos comparativos aqui do Oficina da Net!

Compare a ficha técnica dos dois aparelhos

Xiaomi Redmi Note 10 Pro 5G
Samsung Galaxy A52
GERAL
Status
Xiaomi Redmi Note 10 Pro 5G
Lançamento
Samsung Galaxy A52
Verificado
Data lançamento
Xiaomi Redmi Note 10 Pro 5G
26/05/2021
Samsung Galaxy A52
17/03/2021
Menor preço histórico
Xiaomi Redmi Note 10 Pro 5G
R$ 2.345,08
Samsung Galaxy A52
R$ 1.309,56
Preço atual
Xiaomi Redmi Note 10 Pro 5G
R$ 2.370,57
Samsung Galaxy A52
R$ 1.699,00
Preço de lançamento
Xiaomi Redmi Note 10 Pro 5G
Samsung Galaxy A52
R$ 3.299,00
Outras informações
Dimensões
Xiaomi Redmi Note 10 Pro 5G
163.3 x 75.9 x 8.9 mm
Samsung Galaxy A52
159.9 x 75.1 x 8.4 mm
Peso
Xiaomi Redmi Note 10 Pro 5G
193 g
Samsung Galaxy A52
189g
Chip
Xiaomi Redmi Note 10 Pro 5G
Dual SIM (Nano-SIM, dual stand-by)
Samsung Galaxy A52
Singular (Nano-SIM) e Híbrido Dual SIM
Proteção Água
Xiaomi Redmi Note 10 Pro 5G
IP53
Samsung Galaxy A52
IP67
Plataforma
Sistema
Xiaomi Redmi Note 10 Pro 5G
Samsung Galaxy A52
Processador
Xiaomi Redmi Note 10 Pro 5G
Samsung Galaxy A52
CPU
Xiaomi Redmi Note 10 Pro 5G
Octa-core (4x2.6 GHz Cortex-A78 e 4x2.0 GHz Cortex-A55)
Samsung Galaxy A52
Octa-core (2x2.3 GHz Kryo 465 Gold e 6x1.8 GHz Kryo 465 Silver)
GPU
Xiaomi Redmi Note 10 Pro 5G
Mali-G77 MC9
Samsung Galaxy A52
Adreno 618
Memórias
Memória RAM
Xiaomi Redmi Note 10 Pro 5G
Samsung Galaxy A52
Armazenamento
Xiaomi Redmi Note 10 Pro 5G
Samsung Galaxy A52
Armazenamento Extra
Xiaomi Redmi Note 10 Pro 5G
microSDXC (slot dedicado)
Samsung Galaxy A52
microSDXC
Tela
Tela - Tipo
Xiaomi Redmi Note 10 Pro 5G
IPS
Samsung Galaxy A52
Super AMOLED
Tela - Tamanho
Xiaomi Redmi Note 10 Pro 5G
6.6
Samsung Galaxy A52
6.5
Tela - Resolução
Xiaomi Redmi Note 10 Pro 5G
2400 x 1080
Samsung Galaxy A52
2400 x 1080
Tela - Densidade
Xiaomi Redmi Note 10 Pro 5G
399 ppi
Samsung Galaxy A52
405 ppi
Tela - Proteção
Xiaomi Redmi Note 10 Pro 5G
Gorilla Glass Victus
Samsung Galaxy A52
-
Tela - Extras
Xiaomi Redmi Note 10 Pro 5G
120Hz, 450 nits e HDR10
Samsung Galaxy A52
90Hz e 800 nits
Câmera principal
Câmera principal
Xiaomi Redmi Note 10 Pro 5G
64 MP, f/1.8, (wide), 1/1.72 e PDAF
Samsung Galaxy A52
64 MP, f/1.8, 26mm (wide), 1/1.73, OIS e PDAF
2ª câmera
Xiaomi Redmi Note 10 Pro 5G
8 MP, f/2.2, 118˚, (ultrawide)
Samsung Galaxy A52
12 MP, f/2.2, (ultrawide)
3ª câmera
Xiaomi Redmi Note 10 Pro 5G
2 MP, f/2.4, (macro)
Samsung Galaxy A52
5 MP, f/2.4, (macro)
4ª câmera
Xiaomi Redmi Note 10 Pro 5G
-
Samsung Galaxy A52
5 MP, f/2.2, (depth)
Câmera - Extras
Xiaomi Redmi Note 10 Pro 5G
HDR, Panorama e Flash LED
Samsung Galaxy A52
HDR, Flash LED e Panorama
Vídeo
Xiaomi Redmi Note 10 Pro 5G
4K - 30 fps
Samsung Galaxy A52
4K - 30 fps
Câmera frontal
Câm. Selfie
Xiaomi Redmi Note 10 Pro 5G
16 MP, f/2.5
Samsung Galaxy A52
32 MP, f/2.2, 26mm (wide), 1/2.8
Câmera Frontal - Extras
Xiaomi Redmi Note 10 Pro 5G
HDR
Samsung Galaxy A52
HDR
Vídeo
Xiaomi Redmi Note 10 Pro 5G
FULLHD - 30fps
Samsung Galaxy A52
4K - 30 FPS
Bateria
Bateria
Xiaomi Redmi Note 10 Pro 5G
Samsung Galaxy A52
Carregador
Xiaomi Redmi Note 10 Pro 5G
67W
Samsung Galaxy A52
25W
Redes de dados
3G
Xiaomi Redmi Note 10 Pro 5G
Sim
Samsung Galaxy A52
Sim
4G
Xiaomi Redmi Note 10 Pro 5G
Sim
Samsung Galaxy A52
Sim
5G
Xiaomi Redmi Note 10 Pro 5G
Sim
Samsung Galaxy A52
Não
Wi-Fi
Xiaomi Redmi Note 10 Pro 5G
Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac/6
Samsung Galaxy A52
802.11 a/b/g/n/ac
Bluetooth
Xiaomi Redmi Note 10 Pro 5G
A2DP, LE e 5.2
Samsung Galaxy A52
5.0
GPS
Xiaomi Redmi Note 10 Pro 5G
A-GPS, QZSS, BDS, GALILEO e GLONASS
Samsung Galaxy A52
A-GPS, GLONASS, GALILEO e BDS
NFC
Xiaomi Redmi Note 10 Pro 5G
Sim
Samsung Galaxy A52
Sim
Som
Som
Xiaomi Redmi Note 10 Pro 5G
Estéreo
Samsung Galaxy A52
Estéreo
3.5mm jack
Xiaomi Redmi Note 10 Pro 5G
Não
Samsung Galaxy A52
Sim
Outros
Rádio FM
Xiaomi Redmi Note 10 Pro 5G
Não
Samsung Galaxy A52
-
Infravermelho
Xiaomi Redmi Note 10 Pro 5G
Sim
Samsung Galaxy A52
Não
USB
Xiaomi Redmi Note 10 Pro 5G
Tipo-C e 2.0
Samsung Galaxy A52
Tipo-C e 2.0
Sensores
Xiaomi Redmi Note 10 Pro 5G
Impressão digital (lateral), Proximidade, Bússola, Giroscópio e Acelerômetro
Samsung Galaxy A52
Acelerômetro, Proximidade, Bússola, ANT Plus e Impressão digital (sob a tela, óptico)