COMPARATIVO! Moto G100 x Moto Edge+: um embate de poderosos da Motorola

Colocamos as especificações na mesa para comparar o que o Moto Edge Plus, lançado há um ano, tem de melhor que o Moto G100, e qual vale mais a pena neste momento. Confira!

Moto G100 x Moto Edge Plus: qual vale mais a pena? (Imagem: Oficina da Net)
Moto G100 x Moto Edge Plus: qual vale mais a pena? (Imagem: Oficina da Net)

De uns tempos para cá, a Motorola tem se preocupado em desenvolver smartphones que são deveras poderosos. Depois de lançar muitos e muitos modelos de nível intermediário e até básicos, a fabricante ganhou um destaque repentino e merecido no mercado após a chegada de dispositivos parrudos. Para provar o quão longe vai essa superioridade, este artigo vai colocar frente a frente dois poderosos smartphones da empresa.

De um lado do ringue temos o Moto G100, aparelho recém lançado que também chegou ao mercado chinês com a alcunha de Edge S. E do outro, temos o Moto Edge+, modelo lançado em abril do ano passado, mas com detalhes e conjuntos bem atuais para competir com diversos modelos de mercado. Enquanto um surge como um topo de linha, outro chega como um intermediário com recursos premium, e apesar de um intervalo de quase um ano entre o lançamento dos dois, os resultados podem ou não significar um grande avanço. Para descobrir, se liga comparativo!

Design e construção

O visual dos dois aparelhos são bem diferentes quando comparados entre si, e o modo que foi construído pode agradar ou não alguns usuários, de acordo com a preferência de cada um. O Moto G100, por exemplo, possui um tipo de design bem comum atualmente, com o acabamento de plástico fosco com destaque para sua traseira que tem um visual brilhante que chama a atenção.

Motorola Edge+. (Imagem: Motorola / Reprodução)
Motorola Edge+. (Imagem: Motorola / Reprodução)

Enquanto isso, o Edge Plus tem detalhes no design um pouco mais refinado, com vidro da tampa traseira, o que torna o seu visual muito mais elegante, acompanhado de laterais feitas de metal e um conjunto bem clean em todo o resultado final. Uma grande diferença entre os dois e que divide opiniões está relacionado com a tela e a pegada que eles proporcionam.

No caso do G100, estamos falando de um display inteiramente plano, com bordas ligeiramente mais grossas e dois furos para abrigar as câmeras frontais. Por outro lado, o Edge Plus possui apenas um furo na tela, que por sua vez, tem as laterais do tipo cascata, curvadas para fora.

Os dois também possuem dimensões diferentes um do outro, o que compromete a altura e peso no aspecto físico. O Edge Plus possui as medidas 161.1 x 71.4 x 9.6 mm, e o Moto G100 tem 168.4 x 74 x 9.7 mm. Dito isso, o G100 consegue ser mais alto, mais largo e mais grosso que seu irmão do ano passado, assim como também mais pesado, já que ele possui 207 gramas contra 203 gramas do Edge Plus.

Motorola moto G100. (Imagem: Motorola / Reprodução)
Motorola moto G100. (Imagem: Motorola / Reprodução)

No quesito construção em que é possível perceber onde está cada sensor, botão e módulo fotográfico, podemos afirmar que ambos são bem completos. Para espetar o carregador, eles integram uma porta USB-C na parte inferior, assim como um conector P2 para fones de ouvido.

As diferenças estão nas laterais e traseira, já que no lado direito o Moto G100 aloja o botão liga/desliga com o leitor de impressões digitais integrado, ao lado dos botões de volume, e por fim, um botão para acionar o Google Assistente na lateral esquerda. O Edge Plus, por sua vez, também integra o botão de liga/desliga e controle de volume na direita, mas sem botão extra e com o sensor biométrico inserido sob a tela.

Na traseira, o Edge Plus possui um conjunto de câmeras composto por sensores que são organizados em um módulo saliente com formato de pílula na vertical, ao lado do flash LED que fica fora da plataforma de câmeras. O G100 possui um visual traseiro mais comum hoje em dia, com um pacote de quatro câmeras organizadas em um módulo quadrado de cantos arredondados e com formato semelhante a um cooktop. O flash LED fica logo abaixo sob a plataforma protuberante das lentes.

Tela

No duelo que compara a tela, podemos dizer que há um empate técnico. Ambos aparelhos possuem diferenças e semelhanças entre si, com tecnologias quase iguais mas melhor desenvolvida e aprimorada em alguns casos. Falando primeiro sobre as semelhanças entre eles, a tela de 6,7 polegadas está presente nos dois modelos, com a mesma taxa de atualização de 90 Hz, que por si só, reproduz as imagens de forma muito mais fluída e suave, o que é muito bem aproveitado em jogos.

A resolução Full HD+ também está presente nos dois modelos, mas com uma mínima diferença no número de pixels. Por exemplo, o Moto G100 possui 2520x1080 pixels, o que permite 409 pixels por polegada. Já o Edge Plus, sua resolução é formada por 2340x1080 pixels, garantido um espaço de 385 pixels por polegada. Percebam que outro ponto a se destacar é o suporte ao padrão HDR, que apesar de tudo também possuem diferenças: enquanto G100 é o formato HDR10, o Edge Plus é levemente superior com HDR10+.

Até aqui, ambos modelos possuem praticamente a mesma configuração de tela, e o que está ausente em um, é compensado por outro recurso melhor que o seu irmão. Apesar disso, a grande diferença está no tipo de tela: LTPS LCD no Moto G100 e OLED no Edge Plus. Isso significa que o resultado final não é idêntico, com imagens muito mais profundas e vivas no Edge Plus, diferente do G100 que não deixa o preto com uma coloração mais próxima do cinza escuro do que o preto mesmo, já que os pixels não se apagam totalmente.

Se colocados lado a lado, reproduzindo o mesmo conteúdo, é possível ver a diferença que uma tela OLED faz, principalmente porque o Edge Plus tem suporte a 10-bit, o que o torna capaz de reproduzir muito mais cores que o modelo lançado neste ano.

Câmeras

Motorola Moto G100. (Imagem: Motorola / Reprodução)
Motorola Moto G100. (Imagem: Motorola / Reprodução)

Voltando a falar das câmeras, também percebemos que ambos possuem diferenças e semelhanças. Começando pelo que é igual, os dois tem pacote de câmeras que inclui um sensor ToF para utilização em profundidade de campo, assim como uma câmera ultrawide de 16MP, capaz de capturar imagens de grande ângulos ao mesmo tempo que também é possível utilizá-la como macro proporcionado por seu foco automático.

As diferenças ficam evidentes na quarta câmera, já que o G100 possui um sensor de 2MP para dados de profundidade, e o Edge Plus possui uma teleobjetiva dotada de zoom óptico de 3x. Além disso, a câmera principal dos dois modelos também guardam diferenças, com uma de 108MP e abertura de f/1.8 no Edge Plus, capaz de capturar imagens com muito mais detalhes, contra uma de 64MP com abertura f/1.7 para o G100.

Motorola Edge+. (Imagem: Motorola / Reprodução)
Motorola Edge+. (Imagem: Motorola / Reprodução)

Para selfies e videochamadas, o Edge Plus possui sob a tela uma única lente de 25MP com abertura de f/2.0, enquanto o G100 carrega duas lentes, sendo uma principal de 16MP com abertura f/2.2, e uma ultrawide de 8MP com abertura f/2.4.

Processamento e memória

Apesar do intervalo de quase um ano entre o lançamento dos dois modelos, o desempenho deles é praticamente igual. O Edge Plus vem equipado com o processador Snapdragon 865, 12GB de RAM e 256GB de armazenamento, e excelente desempenho em todas as tarefas do dia a dia, inclusive em jogos, embora não seja classificado como um modelo gamer.

O Moto G100, por sua vez, é integrado com as mesmas configurações de memória que seu irmão, porém com um Snapdragon 870 debaixo do capô. Quando comparados, podemos dizer que ambos possuem o mesmo desempenho por compartilhar os mesmos núcleos de médio e baixo desempenho, com diferenças apenas na velocidade máxima alcançada.

O Snapdragon 865 do Edge Plus pode alcançar a velocidade máxima de 2,84 GHz com o seu núcleo principal, enquanto o Snapdragon 870 do Moto G100 chega a até 3,2 GHz. Sendo ligeiramente melhor, podemos dizer que a performance alcançada pelos dois modelos é extremamente parecida, para não não dizer quase idêntica.

Quando testados para o programa Roda Liso que fazemos para provar o desempenho dos smartphones em jogos, o G100 foi capaz de entregar uma performance digna de topo de linha, mesmo essa não sendo a sua classificação definida pela fabricante. Em alguns testes de benchmark, por exemplo, ele atingiu altas classificações, sendo indefinido em um deles por conta de toda sua superioridade.

Ambos aparelhos apresentaram excelentes resultados nos testes com jogos atuais como Asphault 9, Call Of Duty Mobile, PES 2020 e assim por diante, capaz de atingir a melhor performance em quase todos eles. Para conferir essas análises por completo, clique nos links abaixo;

Bateria

O Moto Edge Plus e Moto G100 também são bem parecidos no quesito energético, compartilhando uma mesma bateria com tanque de 5.000 mAh, com diferenças pontuais na velocidade e potência suportada para carregamento.

Por exemplo, o Moto G100 conta com suporte para carregamento rápido de 20W. O Edge Plus vem na contramão com potência menor suportada, mas com mais recursos em compensação. Quando carregada por fio, ele pode suportar cargas de até 18W, 15W sem fio, e ainda a tecnologia de carregamento reverso sem fio de 5W.

Isso mostra que eles são bem equilibrados, com uma configuração de bateria capaz de garantir autonomia por praticamente um dia inteiro dependendo do estilo de uso, mas com recursos mais elaborados e completos para o modelo mais caro.

Comparativo de performance

Em performance, testamos os dois aparelhos no quadro de teste de jogos, Roda Liso, aqui do Oficina da Net:

Teste de jogos do Motorola Edge+:

Teste de jogos do Moto G100

Preço

Falando em mais caro, chegou a hora de analisarmos os preços dos dois aparelhos, desde quando foram lançados até o atual momento. Começando pelo Edge Plus, lançado em abril de 2020 e chegando ao Brasil custando a bagatela de R$ 7.999, hoje (19), o aparelho pode ser encontrado à venda por R$ 4.499, o que fica evidente uma depreciação de 44% em aproximadamente um ano.

Onde comprar o Motorola Edge Plus?

  • R$ 3.499,00 Fast Shop Moto Edge+ Thunder Grey, com Tela de 6,7, 5G, 256GB e Câmera de 108 MP & 16 MP & 8 MP & TOF - XT2061-3 Ver oferta
  • R$ 3.599,10 Magazine Luiza Motorola Edge+ 256Gb Thunder Grey 5G - 12Gb Ram Tela 6,7 Câ Ver oferta
  • R$ 3.667,99 Americanas Motorola Edge+ 256GB 5G Wi-Fi Tela 6.7 12GB RAM Câmera Tripla + Selfie 25MP - Thunder Grey Ver oferta

Em contrapartida, o Moto G100, que chegou no mercado brasileiro quase um mês custando R$ 3.999, pode ser encontrado atualmente com preços a partir de R$ 3.299 em algumas ofertas do varejo, proporcionando assim, um melhor preço quando comparado com o seu "irmão mais velho", já que ambos possuem praticamente a mesma configuração.

Onde comprar o Moto G100?

  • R$ 3.299,00 Shoptime Motorola Moto G100 256GB 5G Wi-Fi Tela 6.7 Dual Chip 12GB RAM Câmera Tripla + Selfie 16MP + 8MP - Luminous Ocean Ver oferta
  • R$ 3.299,00 Submarino Motorola Moto G100 256GB 5G Wi-Fi Tela 6.7 Dual Chip 12GB RAM Câmera Tripla + Selfie 16MP + 8MP - Luminous Ocean Ver oferta
  • R$ 5.675,40 Amazon Motorola Moto G100 256GB 12GB RAM Luminous Ocean Ver oferta

Afinal, qual vale mais a pena?

Responder essa pergunta é mais difícil do que parece. Quando comparamos a ficha técnica dos dois modelos, percebemos que o preço atual condiz com a condição técnica de cada um deles. Apesar de compartilharem a mesma performance em jogos, autonomia e tarefas do dia a dia, o Edge Plus tem razão em ser mais caro por oferecer mais recursos que o Moto G100.

Então, se você procura um bom modelo de smartphone mas pretende gastar menos, o Moto G100 é a nossa recomendação, já que na prática, o desempenho de ambos é basicamente idêntico. As diferenças que são melhores destacadas nele, temos a câmera frontal dupla e um processador mais atualizado e capaz de ser ligeiramente melhor que o seu irmão.

O seu acabamento e cortes de recursos condizem com a proposta de tornar o aparelho mais barato. Por exemplo, ele poderia ter sido equipado com o poderoso Snapdragon 888, mas isso o tornaria muito mais caro e o classificaria como topo de linha e não como um intermediário de aspecto premium.

Mas se você tem a oportunidade de adquirir um modelo mais completo e encorpado, o Moto Edge Plus é uma excelente opção, muito mais por conta do seu preço atual - quase metade do preço original de lançamento. O seu acabamento em metal e vidro, uma tela OLED 10-bit, câmeras mais poderosas, sistema de som estéreo, e recursos especiais para carregamento da bateria, tornam o Edge Plus um modelo eficiente para qualquer nível de usuário.

Portanto, se você concorda em pagar mais por mais recursos, o Motorola Edge Plus é o cara, se não, o Moto G100 também não vai te deixar na mão pelos próximos três ou quatro anos.

Comparativo de especificações entre o Moto G100 e Motorola Edge+:

Motorola Edge Plus
Motorola Moto G100
GERAL
Status
Motorola Edge Plus
Verificado
Motorola Moto G100
Verificado
Data lançamento
Motorola Edge Plus
22/04/2020
Motorola Moto G100
25/03/2021
Preço de lançamento
Motorola Edge Plus
R$ 7.999,00
Motorola Moto G100
R$ 3.999,00
Menor preço histórico
Motorola Edge Plus
R$ 3.299,00
Motorola Moto G100
R$ 2.374,05
Preço atual
Motorola Edge Plus
R$ 3.499,00
Motorola Moto G100
R$ 3.299,00
Corpo
Dimensões
Motorola Edge Plus
161.07 x 71.38 x 9.6mm
Motorola Moto G100
168.4 x 74 x 9.7 mm
Peso
Motorola Edge Plus
203 g
Motorola Moto G100
215 g
Construção
Motorola Edge Plus
Vidro frontal (Gorilla Glass 5) e Frame de alumínio
Motorola Moto G100
-
Chip
Motorola Edge Plus
Híbrido Dual SIM e Singular (Nano-SIM)
Motorola Moto G100
Dual SIM (Nano-SIM, dual stand-by)
Plataforma
Sistema operacional
Motorola Edge Plus
Android 10
Motorola Moto G100
Android 11
Processador
Motorola Edge Plus
Motorola Moto G100
CPU
Motorola Edge Plus
Octa-core (1x2.84 GHz Kryo 585 e 3x2.42 GHz Kryo 585 e 4x1.80 GHz Kryo 585)
Motorola Moto G100
Octa-core (1x3.2 GHz Kryo 585 e 3x2.42 GHz Kryo 585 e 4x1.80 GHz Kryo 585)
GPU
Motorola Edge Plus
Adreno 650
Motorola Moto G100
Adreno 650
Memórias
Memória RAM
Motorola Edge Plus
Motorola Moto G100
Armazenamento Interno
Motorola Edge Plus
Motorola Moto G100
Armazenamento Extra
Motorola Edge Plus
microSDXC
Motorola Moto G100
1 TB
Tela
Tela - Tipo
Motorola Edge Plus
OLED
Motorola Moto G100
IPS
Tela - Tamanho
Motorola Edge Plus
6.7
Motorola Moto G100
6.7
Tela - Resolução
Motorola Edge Plus
2340 x 1080
Motorola Moto G100
2520 x 1080
Tela - Densidade
Motorola Edge Plus
385 ppi
Motorola Moto G100
409 ppi
Tela - Extras
Motorola Edge Plus
90Hz e HDR 10 Plus
Motorola Moto G100
560 nits, 90Hz e HDR10
Câmera principal
Câmera principal
Motorola Edge Plus
108 MP, f/1.8, (wide), 1/1.33, 0.8µm, PDAF e OIS
Motorola Moto G100
64 MP, f/1.7, (wide), 1/1.72 e PDAF
2ª câmera
Motorola Edge Plus
8 MP, f/2.4, 81mm (telephoto) 3x Zoom óptico, PDAF e OIS
Motorola Moto G100
116º e 16 MP, f/2.2, (ultrawide)
3ª câmera
Motorola Edge Plus
16 MP, f/2.2, 13mm (ultrawide), 1.0µm
Motorola Moto G100
2 MP, f/2.4, (profundidade)
4ª câmera
Motorola Edge Plus
TOF 3D (profundidade)
Motorola Moto G100
-
Câmera - Extras
Motorola Edge Plus
HDR, Panorama e Flash LED
Motorola Moto G100
HDR, Panorama e Flash LED
Vídeo
Motorola Edge Plus
3240p
Motorola Moto G100
6K - 30 FPS e 4K - 60fps
Câmera frontal
Câmera Frontal
Motorola Edge Plus
25 MP, f/2.0
Motorola Moto G100
8 MP, f/2.2, (ultrawide) e 16 MP, (wide), 1.0µm
Câmera Frontal - Extras
Motorola Edge Plus
HDR
Motorola Moto G100
HDR
Vídeo
Motorola Edge Plus
FULLHD - 30fps
Motorola Moto G100
FULLHD - 30fps
Bateria
Bateria
Motorola Edge Plus
5000 mAh
Motorola Moto G100
5000 mAh
Carregador
Motorola Edge Plus
5W reverso, 18W e 15W Wireless
Motorola Moto G100
20W
Redes de dados
3G
Motorola Edge Plus
Sim
Motorola Moto G100
Sim
4G
Motorola Edge Plus
Sim
Motorola Moto G100
Sim
5G
Motorola Edge Plus
Sim
Motorola Moto G100
Sim
Wi-Fi
Motorola Edge Plus
Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac/6
Motorola Moto G100
Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac/ax
Bluetooth
Motorola Edge Plus
LE, A2DP e 5.1
Motorola Moto G100
A2DP, LE e 5.1
GPS
Motorola Edge Plus
A-GPS, GLONASS, GALILEO e BDS
Motorola Moto G100
A-GPS, LTEPP, GALILEO, SUPL e GLONASS
NFC
Motorola Edge Plus
Sim
Motorola Moto G100
Sim
Som
Som
Motorola Edge Plus
Loudspeaker e Estéreo
Motorola Moto G100
Loudspeaker
3.5mm jack
Motorola Edge Plus
Sim
Motorola Moto G100
Sim
Outros
Rádio FM
Motorola Edge Plus
Não
Motorola Moto G100
Não
Infravermelho
Motorola Edge Plus
Não
Motorola Moto G100
Não
USB
Motorola Edge Plus
Tipo-C e 3.1
Motorola Moto G100
Tipo-C e 2.0
Sensores
Motorola Edge Plus
Acelerômetro, Giroscópio, Bússola, Barômetro e Impressão digital (sob a tela, óptico)
Motorola Moto G100
Impressão digital (lateral), Bússola, Luz ambiente, Giroscópio e Acelerômetro

Review completo do Edge+

Veja aqui o review em texto;

Vídeo incorporado do YouTube

O Moto G100 está com o review previso para sair em nosso site e canal do Youtube em alguns dias, fique ligado.

🔥O POCO F4 É MUITO BOM 👇

Comentários
Minha foto
Insira um comentário