De um modo geral, sem contar a pandemia do novo coronavírus que se iniciou na China, o ano de 2020 foi bem significativo para a Xiaomi. Tivemos o lançamento da série Mi 10 que emplacou muitas vendas no mercado internacional e tem se tornado cada vez mais um verdadeiro sucesso. Além disso, temos agora o lançamento oficial do Mi 11, primeiro smartphone alimentado com Snapdragon 888, e com certeza podemos esperar que será outro marco importante na história da empresa.

No mês de novembro, a Qualcomm lançou oficialmente seu mais recente chipset de 5 nm, o Snapdragon 888, e logo em seguida, a Xiaomi anunciou que a série Mi 11 seria a primeira do mundo a utilizar esse chip. No entanto, ele não será o único, e durante o ano de 2021, teremos diversos lançamentos de gadgets sendo alimentados por esse processador.

Será que esses próximos dispositivos poderão bater de frente com o Xiaomi Mi 11? Para nos preparar e criar expectativa, separamos uma lista com cinco dispositivos que serão lançados no ano que vem, e que confirmaram a presença do chipset Snapdragon 888. Vamos dar uma olhada?

Cinco smartphones que vão concorrer com o Mi 11

Realme Race

Suposto design do novo Realme Race, alimentado pelo Snapdragon 888.
Suposto design do novo Realme Race, alimentado pelo Snapdragon 888.

A Realme projeta um verdadeiro duelo com a Xiaomi, e como arma nesse combate, ela revelou detalhes sobre o seu novo modelo Race. No início deste mês, tivemos uma breve visualização do seu suposto design, graças a algumas renderizações que circulavam na rede.

O Realme Race deve chegar como uma traseira de vidro com bordas curvas, um módulo de câmera circular, bem semelhante ao design dos últimos lançamentos da Huawei. Além do Snapdragon 888, o dispositivo será equipado com 12GB de RAM e 256GB de armazenamento, que com certeza lhe concederão passos largos frente a alguns modelos do mercado.

A expectativa é que ele ainda virá com uma câmera principal de 64 MP, suficiente para a maioria dos usuários, mas inferior em comparação com outros lançamentos do próximo ano. No quesito energético, espera-se que o Realme Race chegue com suporte a carga rápida de 125W, e isso é um destaque desse modelo.

Não temos uma previsão de quando o Realme Race será lançado, mas segundo rumores isso não deve demorar, podendo acontecer já no mês de janeiro de 2021.


Honor V40

Honor V40.
Honor V40.

Na China, a Xiaomi sempre competiu mercado com a Honor, que até então era uma marca subsidiária da gigante Huawei, que num contexto geral, fornecia smartphones de custo benefício com foco para usuários mais jovens. Depois da separação da Huawei, a Honor agora segue seus passos sozinha, e para estrear seu novo catálogo de smartphones ela vai apresentar o V40.

Segundo informações mais recentes, esse smartphone recebeu certificação 3C durante a última semana, e pelo que foi flagrado, o V40 virá com tela de 120 Hz de atualização. Contudo, existem rumores que confirmam a presença de um display com incríveis 300 Hz de atualização. Se isso for realmente verdade, um novo patamar de dispositivos chineses está para chegar, já que a taxa mais alta que temos no mercado é de 270 Hz.

O Honor V40 provavelmente terá três tipos de modelos, sendo que a vertente mais robusta é esperada com chip Snapdragon 888. Renderizações anteriores deste dispositivo mostram que ele virá com um módulo de câmera redondo, abrigando ao menos quatro lentes e um flash LED. Ele ainda virá com bateria equipada com carga rápida de 66W via cabo, e 45W no modo sem fio.


Oppo Find X3

Renderização realziada em computador do Oppo Find X3.
Renderização realziada em computador do Oppo Find X3.

Com expectativa de lançamento no primeiro trimestre de 2021, o Oppo Find X3 é outro aparelho que será alimentado pelo Snapdragon 888. Dentre as principais especificações que vazaram até esse momento, é que o dispositivo virá com uma tela QHD de 6,7 polegadas de 3K que suporta uma taxa de atualização de 120Hz. Este display também suporta taxa de atualização adaptativa e profundidade de cor de 10bits.

No quesito de câmeras, o Find X3 deve estrear um novo sensor que está sendo desenvolvido junto com a Sony, ao qual pode dar suporte a resolução de 108 MP e capaz de produzir imagens com 12 milhões de pixels. Esse sensor será agregado com mais três lentes, que serão posicionadas na traseira do gadget num design bem similar ao do iPhone 12 Pro, com um design quadrado arredondado, mas em posições opostas.

Para autonomia, o gadget será equipado com uma bateria de 4.500 mAh, que suporta carregamento rápido de 125W com fio, e 65W sem fio. Nesse quesito, vale ressaltar que o carregamento sem fio da série Find X3 suporta o protocolo WLC, que é uma tecnologia capaz de carregar dispositivos que não suportam carregamento sem fio, mas sim via NFC.

vivo iQOO7

Design do iQOO7 desenvolvido em parceria com a BMW.
Design do iQOO7 desenvolvido em parceria com a BMW.

Nos últimos anos, a fabricante chinesa vivo, conquistou o coração de muitos usuários com a linha iQOO, por possuir uma configuração moderna e robusta por um preço muito acessível. Com esse legado em mente, uma postagem na rede social Weibo revelou que em janeiro do próximo, a fabricante vai anunciar o novo iQOO 7.

O que mais impressiona, é que esse novo smartphone terá um design desenvolvido em parceria com a BMW, o que lhe dará a possibilidade de ser reconhecido como um smartphone refinado, ou nada mais que um design diferenciado.

Contudo, o que lhe coloca como forte concorrente da Xiaomi, é que o iQOO7 virá com uma tela inteiramente plana, com tecnologia AMOLED desenvolvida pela Samsung, e taxa de atualização de 120Hz, mais taxa de amostragem de toque de 240Hz.

As câmeras do dispositivo ainda não foram reveladas, mas há relatos de que pode ser o sensor de imagem IMX598 com uma câmera principal de 48 megapixels. Além disso, o dispositivo também terá suporte a carga rápida de bateria a 120W.

O Snapdragon 888 é o principal destaque do iQOO 7, e seu desempenho não pode ser subestimado, e com isso, a fabricante aposta que esse será um forte adversário do Mi 11.

Samsung Galaxy S21

Samsung Galaxy S21.
Samsung Galaxy S21.

O Samsung Galaxy S21 é outro modelo que terá mais de uma vertente, e com isso, alguns mercados receberão edições alimentadas pelo chip Exynos 2100, como no Brasil, Índia e parte da Europa. Porém, existem mercados que receberão o gadget com o processador Snapdragon 888.

Além de proporcionar a tecnologia 5G, Wi-Fi 6 e NFC, esse processador de mostra uma verdadeira arma nas mãos da Samsung, e seu lançamento iminente deve movimentar o mercado de uma maneira considerável.

Assim como o Xiaomi Mi 11 que foi lançado hoje (28), a Samsung também não vai proporcionar o Galaxy S21 com o carregador na caixa, e deverá ser adquirido opcionalmente. A Anatel teve acesso ao aparelho durante o mês de novembro, e o documento liberado para a mídia, confirmou que o aparelho terá suporte a recarga com fio na potência de 25W. O grande destaque desse aparelho é o modo de carregamento Wireless PowerShare, cuja potência será o dobro suportado pelo Galaxy S20.

O que deve impressionar mesmo é o conjunto de câmeras, que é esperado com quatro lentes, sendo uma principal de 108 MP, mais dois sensores de 10 MP para lente telefoto e periscópica, e claro, uma ultrawide de 12 MP. Além disso, esse dispositivo trará uma novidade no quesito de foco que chega com um sensor movido a laser, que garante maior agilidade e precisão durante a utilização das câmeras para fotos e gravação de vídeos.

O lançamento dos flagships da Samsung geralmente acontecem no mês de fevereiro, porém, com o mercado agitado, a companhia decidiu antecipar seu lançamento para janeiro, e as informações mais recentes confirmam que a chegada da família S21 é iminente, isto é, deve acontecer já nos próximos dias.


Veredito

Apesar da exclusividade do Snapdragon 888 para a série Xiaomi Mi 11 lançada hoje (28), é óbvio que ele terá concorrência. Pode ser que nesse final de ano, as vendas do dispositivo lhe garantem uma grata vantagem, mas na sequência, os smartphones que citamos nesta matéria chegarão ao mercado.

Contudo, esperamos que o Xiaomi Mi 11 supere as expectativas no quesito de tela, bateria, carregamento, câmera e software, e esperamos que a empresa tenha estoque suficiente para atender a alta demanda que as vendas irão gerar. Se isso não acontecer, a vantagem de sair na frente pode ser ofuscada.