Na última quarta-feira (16) uma parceria entre Google e Qualcomm foi anunciada para permitir que todos os processadores da lançados com Android 11 terão suporte para até quatro grandes atualizações do sistema. O mais novo topo de linha Snapdragon 888 abre a lista e suportará até três atualizações do Android. Outra novidade é que os SoCs também poderão receber updates de segurança por até quatro anos, prolongando assim a vida útil do aparelho.

Os processadores da Qualcomm geralmente recebem suporte a duas ou três versões do Android por padrão, mas essa mudança pode também desencadear uma nova postura de outras fabricantes do mercado, resultando assim numa maior perspectiva de vida dos aparelhos, caso elas aderirem a ideia de permitir atualizações para seus smartphones por mais tempo.

A Samsung é uma das empresas que costuma seguir esse conceito, permitindo atualizações de software e segurança para seus smartphones mais avançados por até três anos. Por exemplo, o Galaxy S10 foi lançado no ano passado com Android 9 Pie, mas tem garantida a atualização da fabricante para rodar até o Android 12, o que totaliza quatro versões do sistema operacional.

Quando isso vai acontecer?

Segundo o que foi apresentado, existe um intervalo de aproximadamente cinco anos, o que resultaria em uma grande mudança se concretizando a partir somente de 2025, levando em consideração que os primeiros smartphones com Snapdragon 888 serão lançados ainda em 2021.

Vale ressaltar que essa mudança não garante que todas as fabricantes de smartphones vão aderir essa ideia, já que algumas têm estratégias e recursos diferentes umas das outras, mas é um diferencial que pode ser possível para qualquer uma delas, desde que se contentem em fornecer um dispositivo que dure mais tempo na mão dos seus consumidores.

De qualquer forma, a porta está aberta e a colaboração de grandes empresas da indústria de smartphones é válida para uma maior popularidade do sistema operacional do Google. Dependendo das intenções de cada uma delas, podemos colher bons frutos em um futuro não muito distante.

Fonte: GSM Arena.