Ontem, durante o Snapdragon Summit 2020, a Qualcomm revelou seu principal SoC para dispositivos móveis, o Snapdragon 888, marcando o início da próxima geração de processadores 5G no mercado.

Além disso, durante a apresentação, a empresa americana fez mais algumas declarações em voz alta. O Snapdragon 888 é o SoC mais avançado da Qualcomm até o momento, com um grande investimento por trás dele.

A Qualcomm disse que gastou US$66 bilhões em pesquisa e desenvolvimento. Obviamente, o dinheiro não foi gasto apenas no Snapdragon 888, mas também foi um investimento de longo prazo da Qualcomm ao longo dos anos.

Hoje, os fabricantes de novas plataformas SoC estão se concentrando em redes de quinta geração. A Qualcomm prevê que as vendas de smartphones 5G chegarão de 450 a 550 milhões de unidades em 2021, com 750 milhões de smartphones 5G comercializados em 2022.

Também durante a apresentação de ontem, muita atenção foi dada às ondas milimétricas mmWave, que já receberam a aprovação dos operadores norte-americanos. As velocidades de ondas milimétricas de 5G serão 11 vezes mais rápidas do que até 6 GHz. Nesse caso, a velocidade de pico pode chegar ao dobro desse valor.

A Xiaomi lançará o primeiro smartphone com Snapdragon 888 e a Qualcomm confirmou sua disposição de trabalhar com Honor. A Meizu prometeu também lançar o Meizu 18 na próxima primavera. Também na lista estão Oppo, Realme, Vivo, ZTE, Asus, Black Shark, LG, Motorola, Nubia, Sharp e outras empresas.

Especificações técnicas do Snapdragon 888

O Snapdragon 888 usa arquitetura 1 x 2,84 GHz (núcleo Cortex X1 mais recente da ARM) + 3 x 2,4 GHz (Cortex A78) + arquitetura 4 x 1,8 GHz (Cortex A55). A GPU presente é a Adreno 660 e suporta WiFi 6E e Bluetooth 5.2.

Como o mais recente produto da série Snapdragon 8XX, o Snapdragon 888 integra o modem 5G de terceira geração da Qualcomm e o sistema de radiofrequência - Snapdragon X60, que oferece suporte a todas as principais ondas milimétricas globais e bandas de frequência Sub-6 GHz, bem como agregação de portadora 5G Funções do cartão SIM, modos de rede independentes (SA) e não independentes (NSA) e compartilhamento dinâmico de espectro (DSS).