O recém lançado Snapdragon 888 traz melhorias em relação ao atual Snapdragon 865 em todas as categorias. No entanto, a Qualcomm concentrou-se em algumas áreas em particular. O primeiro lote de vídeos promocionais deixa bem claro que performance é prioridade.

Vale lembrar que o Snapdragon 865 e Snapdragon 865 Plus já são poderosíssimos, mas a Qualcomm foi além, temos muitas melhorias em relação ao processador que, por exemplo, dá potência ao número um do Antutu Benchmark, o ROG Phone 3.

Snapdragon 888 - Jogos

Começamos com jogos. A nova GPU, Adreno 660, é 35% mais rápida do que sua predecessora como linha de base, mas pode ganhar outros 30% com novos recursos, como Variable Rate Shading.

Com a terceira geração do Snapdragon Elite Gaming, a Qualcomm quer posicionar o Snapdragon 888 como o chipset ideal para jogadores profissionais. O chipset renderiza gráficos HDR, reduz os tempos de resposta ao toque, mas também resolve outros problemas, como suprimir o feedback acústico no chat de voz durante uma partida.

Aqui está um resumo de todos os tipos de jogos populares intercalados com melhorias gráficas trazidas pelo novo chipset.

Vídeo incorporado do YouTube

Snapdragon 888 - Câmeras

Curiosamente, a Qualcomm se referiu a si mesma como uma empresa de câmeras durante o Qualcomm Snapdragon Tech Summit Digital 2020. Não fabrica lentes ou sensores, mas seu hardware permite a fotografia computacional que permite que essas pequenas lentes e sensores produzam imagens impressionantes.

Vídeo incorporado do YouTube

O novo processador, Snapdragon 888 é o primeiro da Qualcomm com um ISP triplo, o Spectra 580. Ele permite captura e reprodução em 4K a 120fps, bem como captura de 120 fotos por segundo, além de transições mais suaves entre as diferentes câmeras presentes nos smartphones. O chipset captura imagens em HEIF de 10 bits e possui uma nova arquitetura para fotografia com pouca luz.

Vídeo incorporado do YouTube

A fotografia moderna de smartphone requer mais do que um ISP (ou três), os aceleradores de IA ajudam a aumentar a qualidade da imagem e permitem vários efeitos. O hub de detecção de baixa potência (sub-1 miliamperes) pode detectar vários eventos, digamos, o movimento de você pegando o smartphone ou o som de um bebê chorando.

Vídeo incorporado do YouTube

Snapdragon 888 - Conectividade

O Snapdragon 888 também apresenta o novo modem X60 5G da Qualcomm, que oferece velocidades de Internet semelhantes às da fibra e baixa latência. A conectividade local também é de ponta, graças ao sistema FastConnect 6900.

Vídeo incorporado do YouTube

Isso se estende ao som de baixa latência para fones de ouvido sem fio. Para isso, o novo chipset suporta aptX Adaptive e TrueWireless, além de Aqstic que controla o áudio que sai dos alto-falantes do celular.

Snapdragon 888 - Som

Vídeo incorporado do YouTube

Resta saber quando os novos smartphones chegarão ao mercado e por quanto os mesmos serão comercializados, sabemos que os smartphones de 2020 lançados com Snapdragon 865 e 865+ chegaram com valores bem mais altos e alguns fabricantes apontaram para o aumento de valores por conta da presença dos novos processadores da Qualcomm.