O recém lançado Snapdragon 888 traz melhorias em relação ao atual Snapdragon 865 em todas as categorias. No entanto, a Qualcomm concentrou-se em algumas áreas em particular. O primeiro lote de vídeos promocionais deixa bem claro que performance é prioridade.

Vale lembrar que o Snapdragon 865 e Snapdragon 865 Plus já são poderosíssimos, mas a Qualcomm foi além, temos muitas melhorias em relação ao processador que, por exemplo, dá potência ao número um do Antutu Benchmark, o ROG Phone 3.

Snapdragon 888 - Jogos

Começamos com jogos. A nova GPU, Adreno 660, é 35% mais rápida do que sua predecessora como linha de base, mas pode ganhar outros 30% com novos recursos, como Variable Rate Shading.

Com a terceira geração do Snapdragon Elite Gaming, a Qualcomm quer posicionar o Snapdragon 888 como o chipset ideal para jogadores profissionais. O chipset renderiza gráficos HDR, reduz os tempos de resposta ao toque, mas também resolve outros problemas, como suprimir o feedback acústico no chat de voz durante uma partida.

Aqui está um resumo de todos os tipos de jogos populares intercalados com melhorias gráficas trazidas pelo novo chipset.

Snapdragon 888 - Câmeras

Curiosamente, a Qualcomm se referiu a si mesma como uma empresa de câmeras durante o Qualcomm Snapdragon Tech Summit Digital 2020. Não fabrica lentes ou sensores, mas seu hardware permite a fotografia computacional que permite que essas pequenas lentes e sensores produzam imagens impressionantes.

Vídeo incorporado do YouTube

O novo processador, Snapdragon 888 é o primeiro da Qualcomm com um ISP triplo, o Spectra 580. Ele permite captura e reprodução em 4K a 120fps, bem como captura de 120 fotos por segundo, além de transições mais suaves entre as diferentes câmeras presentes nos smartphones. O chipset captura imagens em HEIF de 10 bits e possui uma nova arquitetura para fotografia com pouca luz.

Vídeo incorporado do YouTube

A fotografia moderna de smartphone requer mais do que um ISP (ou três), os aceleradores de IA ajudam a aumentar a qualidade da imagem e permitem vários efeitos. O hub de detecção de baixa potência (sub-1 miliamperes) pode detectar vários eventos, digamos, o movimento de você pegando o smartphone ou o som de um bebê chorando.

Vídeo incorporado do YouTube

Snapdragon 888 - Conectividade

O Snapdragon 888 também apresenta o novo modem X60 5G da Qualcomm, que oferece velocidades de Internet semelhantes às da fibra e baixa latência. A conectividade local também é de ponta, graças ao sistema FastConnect 6900.

Vídeo incorporado do YouTube

Isso se estende ao som de baixa latência para fones de ouvido sem fio. Para isso, o novo chipset suporta aptX Adaptive e TrueWireless, além de Aqstic que controla o áudio que sai dos alto-falantes do celular.

Snapdragon 888 - Som

Vídeo incorporado do YouTube

Resta saber quando os novos smartphones chegarão ao mercado e por quanto os mesmos serão comercializados, sabemos que os smartphones de 2020 lançados com Snapdragon 865 e 865+ chegaram com valores bem mais altos e alguns fabricantes apontaram para o aumento de valores por conta da presença dos novos processadores da Qualcomm.