Vistam seus melhores trajes pois hoje é dia de testar o Samsung Z Fold7, simplesmente o celular mais caro já lançado pela Samsung. Estamos falando de um smartphone dobrável, que pode ser usado aberto como se fosse um tablet ou fechado como um celular comum. Essa versatilidade é bem legal, mas será que vai bem nos jogos? Vamos descobrir agora.
Samsung Z Fold7: Teste em jogos pesados
Assim como todo Samsung topo de linha de 2025, o Fold7 vem com o processador Snapdragon 8 Elite. A gente já testou esse chip várias vezes e ele sempre se saiu muito bem, tanto em performance bruta, quanto otimização.
Na memória RAM, testamos a versão com incríveis 12 GB, e 512 GB de armazenamento.
A tela desdobrada do Fold7 tem 8 polegadas, então a Samsung precisou também aumentar a resolução: são 1968 por 2184 pixels. É nesse painel que vamos jogar.
Vale mencionar que tanto a tela externa quanto a interna são LTPO AMOLED com 120Hz na taxa de atualização.
Para deixar esse Roda Liso ainda mais especial, vamos colocar o dobrável mais caro da Samsung para competir contra o dobrável mais caro da Motorola, o Razr 60 Ultra. Bora descobrir qual leva a melhor nos jogos mais pesados da Play Store.
Asphalt Legend Unite
Jogamos Asphalt com tudo no máximo e FPS em 120.
Samsung Z Fold7: 118 FPS - 100% - 💎RODA COMPETITIVO💎
Motorola Razr 60 Ultra: 82 FPS - 87% - 💎RODA COMPETITIVO💎
A primeira vez alcançamos 120 FPS no Asphalt foi também a primeira vez que testamos um celular com Snap 8 Elite - foi o S25 Plus lá no comecinho do ano. Depois de uns meses, testamos dezenas de celulares e os únicos que desbloquearam essa framerate no Asphalt foram, adivinha, celulares com Snap 8 Elite. A boa notícia é que o Fold7 conseguiu manter a performance em 118 frames de média com estabilidade perfeita. É surreal jogar Asphalt com tanta fluidez.
Já o Motorola mandou bem também, mas não conseguiu ir tão longe - ficou com 82 frames de média. De qualquer forma, é selo "Roda Competitivo" para os dois.
CarX Street
Na vez do CarX eu coloquei tudo no máximo e FPS sem limite.
Samsung Z Fold7: 56 FPS - 98% - ✅RODA LISO✅
Motorola Razr 60 Ultra: 60 FPS - 98% - ✅RODA LISO✅
De vez em quando eu vejo comentários pedindo para tirar o CarX Street da lista de jogos. O motivo principal é que o jogo é mal otimizado e não roda direito na maioria dos celulares. Acontece que, em celulares potentes, o CarX roda liso demais: foram 56 frames de média no Fold7 e 60 frames no Razr 60 Ultra.
É um jogo pesado que não roda na maioria dos celulares, mas é importante ter games assim na lista. Afinal, estamos testando não só performance, mas também estabilidade e otimização.
Selo "Roda Liso" para os dobráveis.
COD Mobile (Battle Royale)
No COD Mobile a gente jogou com gráficos no mínimo e FPS no ultra.
Samsung Z Fold7: 120 FPS - 100% - 💎RODA COMPETITIVO💎
Motorola Razr 60 Ultra: 120 FPS - 100% - 💎RODA COMPETITIVO💎
Bem, se rodou CarX liso com tudo no máximo, com certeza COD Mobile não será um problema. Dito e feito, ambos os aparelhos conseguiram a pontuação perfeita de 120 frames de média com 100% de estabilidade. Aqui não tem desculpa, se você errou os tiros e afundou o time, não tem como por a culpa no celular.
Selo "Roda Competitivo" para os dois dobráveis novamente.
Delta Force
No Delta Force jogamos com gráficos no modo "suave" e taxa de frames no "alto".
Samsung Z Fold7: 120 FPS - 100% - 💎RODA COMPETITIVO💎
Motorola Razr 60 Ultra: 118 FPS - 98% - 💎RODA COMPETITIVO💎
O Delta Force é um dos jogos mais recentes que entrou em nossa lista. Ele preenche o vácuo deixado pelo falecido COD Warzone, e convenhamos que o Delta Force está se saindo muito melhor, pelo menos no quesito performance. O Fold7 conseguiu a façanha de pontuar 120 frames de média com estabilidade perfeita, uma das melhores performances que já vimos nesse jogo.
O dobrável da Motorola também não fez feio - foram 118 frames de média com 98% de estabilidade. Muito bom jogar Delta Force nesses dois. Selo "Roda Competitivo".
Diablo Immortal
Jogamos Diablo Immortal com taxa de quadros em 60 e resolução "alta".
Samsung Z Fold7: 60 FPS - 99% - ✅RODA LISO✅
Motorola Razr 60 Ultra: 60 FPS - 99% - ✅RODA LISO✅
Um jogo que eu estava curioso para testar a performance era o Diablo Immortal. O motivo disso é que nem todo celular desbloqueia os 60 frames nas configurações. Como podem ver, está rodando liso, tanto no dobrável da Samsung quanto no da Motorola.
Já tem um tempinho que Diablo Immortal foi lançado, e hoje em dia, vários celulares tem potência suficiente para ir além dos 60 quadros. Essa é uma atualização que eu gostaria de ver nesse jogo.
Selo "Roda Liso" para os dois celulares.
Mortal Kombat
Samsung Z Fold7: 120 FPS - 100% - 💎RODA COMPETITIVO💎
Motorola Razr 60 Ultra: 165 FPS - 98% - 💎RODA COMPETITIVO💎
Testamos também o Mortal Kombat, o único jogo que não tem menu de configurações gráficas. E foi nesse jogo que tivemos a nossa primeira grande diferença de performance entre os dois dobráveis: foram 120 frames de média no Fold e 165 FPS no Razr. O motivo disso é a diferença da taxa de atualização da tela: ambos foram até o limite, a diferença é que o limite do Motorola é maior que o do Samsung. De qualquer forma, ficou extremamente liso nos dois, e eles recebem o nosso selo "Roda Competitivo".
Genshin Impact (Zona pesada)
Hora do Genshin. Tudo no máximo e FPS desbloqueado em 60.
Samsung Z Fold7: 60 FPS - 98% - ✅RODA LISO✅
Motorola Razr 60 Ultra: 60 FPS - 99% - ✅RODA LISO✅
Já que estamos tratando de dois celulares com processador Snap 8 Elite, eu nem perdi tempo na zona inicial do Genshin e fui direto para Natlan. Essa zona é bem mais pesada que a inicial, mas mesmo assim, você pode esperar uma performance excelente nos dois dobráveis: foram 60 frames de média com estabilidade quase perfeita nos dois. Outra boa notícia é que, mesmo jogando por cerca de 20 minutos, o celular não perdeu performance por calor.
Selo "Roda Liso".
Tower of Fantasy
Jogamos Tower of Fantasy com gráficos no "extremo", resolução "UHD" e FPS em 90.
Samsung Z Fold7: 88 FPS - 96% - 💎RODA COMPETITIVO💎
Motorola Razr 60 Ultra: 88 FPS - 95% - 💎RODA COMPETITIVO💎
Chegamos no Tower of Fantasy, um jogo com gráficos e gameplay parecidas com Genshin Impact, mas performance bem diferente. Acontece que esse jogo desbloqueia os 90 frames, e ambos os dobráveis ficaram com 88 frames de média e cerca de 96% de estabilidade. É impressionante o quão parecido esses dois celulares estão em performance, pelo menos até agora. Vamos ver se continuam empatados, ou se um vai se sobressair até o final.
Minecraft
Jogamos Minecraft com gráficos "bonitos" e distância de renderização em 16.
Samsung Z Fold7: 114 FPS - 98% - 💎RODA COMPETITIVO💎
Motorola Razr 60 Ultra: 133 FPS - 66% - 💎RODA COMPETITIVO💎
Em nosso teste inicial do Minecraft eu fico voando com o boneco, abrindo o mapa inexplorado em alta velocidade. Esse é um dos cenários mais exigentes no Minecraft, então se o celular consegue rodar bem aqui, não vai ter problemas com o restante da gameplay. Foram 114 frames de média no Fold, contra 133 frames do Razr 60 Ultra. É uma performance bem parecida, mas não dá para negar que o Motorola conseguiu atingir números superiores, pelo menos nesse teste. Como será que ficam as coisas com os shaders ativados?
Minecraft (Vibrant Shaders)
Na segunda parte do teste jogamos Mine com "visuais vibrantes" ativados e distância de renderização em 12.
Samsung Z Fold7: 17 FPS - 56% - ❌NÃO RODA❌
Motorola Razr 60 Ultra: 45 FPS - 76% - ✅RODA LISO✅
Com os shaders ativados, os gráficos ficam lindos demais, mas, a performance sofre. O Fold7 começou o teste rodando bem, chegando até a máxima de 50 frames voando pelo mapa. Entretanto, em poucos segundos, ele super-aqueceu e perdeu TODA a performance. E eu realmente digo toda, já que enquanto mais eu jogava, pior a framerate ficava, terminando o teste com a incrível média de 17 frames. Acontece que, mesmo com o celular esfriando, a performance nunca voltou ao normal. Parece que o celular ficou "traumatizado" com a quantidade de calor que o processador soltou rodando os shaders do Mine. O interessante é que nada disso aconteceu com o dobrável da Motorola.
Selo "Não Roda" para o Fold e "Roda Liso" para o Razr 60 Ultra.
Fortnite
Testamos Fortnite com predefinição "baixa" e taxa de quadros em 120. Será que vai?
Samsung Z Fold7: 120 FPS MED - 85 MIN - 💎RODA COMPETITIVO💎
Motorola Razr 60 Ultra: 90 MED - 76 MIN - 💎RODA COMPETITIVO💎
Por incrível que pareça, o Fold7 realmente conseguiu manter os 120 frames de média no Fortnite. Mesmo o celular tendo demonstrado performance de sobra em vários jogos, eu confesso que esse resultado no Genshin me surpreendeu bastante. O problema é que, mesmo com o jogo rodando assim, eu não consegui eliminar ninguém. E pior, morri duma forma super humilhante. É como eu disse lá no começo, do vídeo, não adianta ter celular bom e continuar sendo noob.
Selo "Roda Competitivo" para os dois celulares.
Subnautica
No Subnautica jogamos com gráficos no "alto", resolução "absurdamente alta" e FPS em 120.
Um jogo que eu comprei recentemente para trazer para os testes foi o Subnautica. Acontece que esse é um dos jogos mais pesados da Play Store, já que os gráficos e gameplay são praticamente idênticos a versão de PC. Por consequência, esse foi outro jogo onde o Fold não tankou manter as taxas de frames lá em cima: ele até começou bem, mantendo os 80 com boa estabilidade, mas conforme eu ia explorando as profundezas, a taxa de frames foi caindo cada vez mais, estabilizando entre os 50 e 60 frames.
No final de tudo, pontuou 60 frames de média com estabilidade prejudicada. Nesse jogo eu recomendo diminuir os gráficos um pouquinho para evitar todo esse aquecimento.
Selo "Roda Liso".
Arena Breakout
Jogamos Arena Breakout com tudo no máximo e FPS desbloqueado em 120.
Um jogo que vocês vivem pedindo é Arena Breakout. Eu não gosto muito de testar porque demora demais para achar partida na minha conta, o que acaba atrasando os testes. Mas dessa vez eu fiz questão de testar, porque sei que o público desse game é bem competitivo, comprando até tablet para jogar competitivamente. Então está aí a performance, 119 frames de média com estabilidade em 98%. Mais um selo "Roda Competitivo" para o Fold.
Destiny: Rising
Jogamos Destiny Rising com gráficos no "ultra" e framerate em "60".
Por último, um jogo inédito no canal. É o Destiny: Rising, um novo MMO de tiro da franquia Destiny. Eu confesso que joguei um pouco de Destiny 1 e nem encostei no 2, mas esse aqui me surpreendeu demais. Não apenas os gráficos - que com certeza estão entre os melhores que eu já vi num jogo de celular - mas também a gameplay é fluida demais. E diferente da maioria dos jogos mobile, esse aqui não te obriga a fazer um longo tutorial antes de entrar de fato no jogo. É coisa de 5 minutos e pronto, já está no lobby com vários outros jogadores reais.
Quanto a performance, foram 60 frames de média com 100% de estabilidade. Simplesmente perfeito, um selo "Roda Competitivo". Digite aí embaixo se você gostaria de ver testes do Destiny também em outros celulares.
Temperatura e autonomia
A bateria do Moto G56 é um pouco maior que a de outros celulares: temos aqui 5.200mAh de capacidade. O nosso teste de bateria tem uma etapa que o celular fica 2 horas quicando a bolinha no Stackball, e nesse tempo o Moto G56 gastou 32%. Esse é um gasto padrão para os celulares de entrada, e certamente é melhor que os 38% gastos pelo Galaxy A26 nesse mesmo teste.
| # | Celulares | Consumo (%) | mAh | Preço |
|---|---|---|---|---|
| 22° | ASUS Zenfone 9 | 21 | 903 | R$ 3.149,10 |
| 23° | Motorola Edge 30 Ultra | 21 | 968 | R$ 5.129,10 |
| 24° | Motorola Razr 60 Ultra | 21 | 987 | R$ 7.998,00 |
| 25° | Realme 9 | 21 | 1.050 | R$ 999,00 |
| 26° | Samsung Galaxy S23 Ultra | 21 | 1.050 | R$ 4.211,33 |
| 91° | Motorola Edge 20 Pro | 29 | 1.305 | R$ 2.630,00 |
| 92° | Samsung Galaxy S25 Plus | 29 | 1.421 | R$ 4.229,10 |
| 93° | Samsung Galaxy Z Fold5 | 30 | 1.320 | R$ 6.757,52 |
| 94° | Samsung Galaxy S21 FE 5G | 30 | 1.350 | R$ 1.979,10 |
| 95° | Xiaomi POCO F3 | 30 | 1.356 | R$ 2.067,00 |
| 131° | Samsung Galaxy A17 5G | 35 | 1.750 | R$ 1.529,10 |
| 132° | Oppo Reno 13 F | 35 | 1.972 | R$ 3.059,10 |
| 133° | Samsung Galaxy Z Fold7 | 37 | 1.628 | R$ 12.799,00 |
| 134° | Xiaomi POCO X3 Pro | 37 | 1.909 | R$ 1.569,00 |
| 135° | Motorola Moto G100 | 38 | 1.900 | R$ 3.599,10 |
Quanto à temperatura, os papéis se invertem: aqui o Moto G56 esquentou até 40 °C depois de 1 hora jogando Genshin na zona pesada. Já o Samsung praticamente não saiu dos 31 °C. Bem curiosa essa diferença.
Conclusão
E aí, vale a pena comprar o Fold7 para jogar? Talvez ano que vem, quando o preço cair pela metade. Por enquanto, ele está custando cerca de 10 mil reais - o mesmo preço do dobrável da Motorola, Razr 60 Ultra. Com esse preço, o mínimo que eles precisam fazer é ter performance de sobra nos jogos, e felizmente isso é verdade. Então se você tem o sonho de consumo de jogar num dobrável, tanto o Razr quanto o Fold estão muito bem otimizados, os nossos testes comprovaram isso.
-
R$ 12.799,00
Samsung Galaxy Z Fold7 512GB, 12GB RAM Tela 8.0 - Azul
Ver oferta
-
R$ 15.299,10
Samsung Galaxy Z Fold7 1TB
Ver oferta
Consultando o ranking de melhores celulares topo de linha para jogar, o Z Fold7 desbanca o S25 e entra na quarta colocação do ranking. Ou seja, agora o "Top 5" inteiro é formado por celulares com processador Snapdragon 8 Elite. Vale mencionar que todos eles estão muito próximos na pontuação, então é quase como se fosse um empate técnico entre todos celulares com Snap 8 Elite. Sem dúvida, é um chip que provou ser o melhor já feito para jogos mobile - não apenas em performance bruta, mas principalmente na otimização.
| # | Celulares | Pontos | Asphalt Legends | COD: Mobile | Genshin Impact | Mortal Kombat | Tower of Fantasy |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| 1° | Samsung Galaxy S25 Ultra | 60025 | 119 FPS | 120 FPS | 60 FPS | 120 FPS | 90 FPS |
| 2° | Motorola Razr 60 Ultra | 60021 | 82 FPS | 120 FPS | 60 FPS | 165 FPS | 88 FPS |
| 3° | Samsung Galaxy S25 Plus | 60013 | 116 FPS | 120 FPS | 60 FPS | 120 FPS | 90 FPS |
| 4° | Samsung Galaxy Z Fold7 | 60012 | 118 FPS | 120 FPS | 60 FPS | 120 FPS | 88 FPS |
| 5° | Samsung Galaxy S25 | 59978 | 120 FPS | 120 FPS | 60 FPS | 120 FPS | 89 FPS |
| 6° | Samsung Galaxy S25 Edge | 59026 | 93 FPS | 120 FPS | 60 FPS | 120 FPS | 89 FPS |
| 7° | Motorola Edge 50 Ultra | 58662 | 60 FPS | 90 FPS | 60 FPS | 144 FPS | 86 FPS |
| 8° | ASUS ROG Phone 7 Ultimate | 58621 | 60 FPS | 90 FPS | 56 FPS | 144 FPS | 60 FPS |
| 9° | Motorola Edge 60 Pro | 58603 | 88 FPS | 90 FPS | 59 FPS | 120 FPS | 83 FPS |
| 10° | ASUS Zenfone 9 | 58306 | 60 FPS | 90 FPS | 60 FPS | 119 FPS | 89 FPS |
📈Clique AQUI para conferir o ranking completo de melhores celulares para jogar.






