Você já parou para pensar em quanta informação sua está disponível na internet? Diante de tanta exposição, não é novidade a ninguém a importância de se adotar alguns cuidados, afinal, certas informações nas mãos erradas podem lhe causar enormes prejuízos, tanto financeiros, quanto pessoais e profissionais.

Mas, será que você está adotando os cuidados necessários para se preservar? O site The Next Web listou 8 sinais que indicam se você é descuidado com seus dados na internet. Confira quais são eles:

1 - Não ter senha no smartphone

Os celulares há muito tempo deixaram de servir apenas para fazer ligações e enviar mensagens de texto, tornando-se responsáveis por armazenar muitas informações sobre seus proprietários. Fotos, vídeos, mensagens, acesso a redes sociais, e-mails, há muitos dados que dizem muito sobre você salvos em seu aparelho. Então, um dispositivo sem senha deixará o caminho aberto para que se perdido ou roubado, a pessoa que o possuir possa ler sua vida por meio dele. Claro que é possível quebrar a segurança, mas isto levaria um certo tempo, período este que você pode utilizar para bloquear o aparelho de forma a inutilizá-lo e assim impedir que quem estiver com o smartphone tenha acesso ao que estiver armazenado nele. Veja como fazer para bloquear aqui.

2 - Usar a mesma senha para tudo

Sim, a gente sabe que memorizar senhas pode ser uma tarefa bem difícil. E se for várias então, trabalho multiplicado. Desta forma, utilizar a mesma palavra-chave para todas as contas é uma forma mais fácil de memoriza-la. Mas, se um hacker conseguir sua senha, a primeira coisa que ele irá fazer é verificar se ela se encaixa em todas as outras contas e aí a dor de cabeça estará feita. Outra dica valiosa é trocar as senhas com frequência. Assim diminui-se o risco de ter os serviços que você acessa invadidos.

3 - Abrir links sem checar a sua veracidade

Infectar o computador com algum malware é mais fácil do que parece. Apenas um clique em um link errado e pronto, o software malicioso já estará bem acomodado em seu computador, tablet ou smartphone. Desconfie de promoções imperdíveis ou notícias bombásticas de sites desconhecidos. Lembre-se, se você não se candidatou ou participou de algum concurso, é bem improvável que ganhe qualquer premiação. Além disto, ninguém vai te dar dinheiro por você ser o visitante de número mil de determinado site.

4 - Não usar VPN ao acessar um Wi-Fi público

Wi-Fi público é muito bom, afinal nos dá a oportunidade de acessar a internet de forma gratuita sem a necessidade de ficar perguntando para todo mundo: "qual é a senha?" Contudo, os dados enviados através deste tipo de rede podem ser facilmente interceptados por criminosos com experiência em tecnologia. Uma forma de bloquear o acesso dos hackers e garantir a sua segurança é utilizar uma VPN ao se conectar a este tipo de rede.

Porém, há controvérsias quanto ao uso do programa. Veja aqui o que é VPN e quais os riscos de seu uso.

5 - Compartilhar coisas demais nas redes sociais

 Antes de realizar qualquer postagem na rede social, lembre-se desta regra: menos é mais. Divulgar todas as ações realizadas durante o dia pode dar a terceiros um parâmetro de sua rotina, seus horários, onde costuma ir e até quando a sua casa estará vazia. É claro que é muito legal poder contar a todo mundo que você irá viajar nestas férias, para onde irá e quantos dias ficará longe de casa. Mas isto é um prato cheio para que criminosos possam agir. E se seu perfil estiver em modo público, cuidado redobrado, afinal qualquer um pode ter acesso às informações que você disponibiliza por ali. Veja mais sobre como se comportar nas redes sociais aqui.

6 - Deixar o Bluetooth ligado o tempo todo

Ao deixar o Bluetooth ligado, você abre espaço para que hackers consigam extrair informações confidenciais suas, sem que eles ao menos precisem encostar no dispositivo. Desligue o recurso sempre após utilizá-lo. A medida, além de manter a sua segurança, ajuda o aparelho a economizar bateria.

7 - Continuar logado a contas de serviços de compras ou financeiros

Assim que você terminar de realizar o serviço bancário ou de fazer suas compras de forma online, saia da conta e resista ao desejo de salvar o seu ID e senha. Dará mais trabalho, de modo que cada vez que você precisar utilizar o serviço deverá fazer o procedimento todas as vezes. Mas isto impedirá uma tremenda dor de cabeça e danos financeiros, caso seu celular caia em mãos erradas.

8 - Não limpar as informações antes de se desfazer do aparelho velho

Você comprou um smartphone ou um computador novo e está empolgado com a novidade. Mas lembre-se que, antes de descartar o dispositivo antigo, seja vendendo-o, doando-o ou jogando fora, é importante limpar todos os dados que estão salvos nele. E não basta apenas eliminar os aplicativos e fotos, pois os hackers conseguem facilmente recuperar estas informações. É preciso limpar a memória interna do dispositivo, de modo a não deixar nenhum vestígio de informações pessoais para trás. Lembre-se: é a sua segurança que está em jogo. Então vale tirar alguns minutinhos para realizar a tarefa, né?

Leia também:

Estas são oito maneiras de se manter seguro no mundo online. E você, realiza grande parte destas ações ou não? Conte para gente nos comentários!