A decisão do juiz, Marcel Montalvão, da Comarca de Lagarto (SE), nesta segunda-feira, 02 de maio, de bloquear o WhatsApp por 72 horas em todo território brasileiro levou os usuários do aplicativo a procurar alternativas para burlar essa decisão e continuar usando o serviço de mensagens instantânea. Uma das opções encontradas é baixar no celular um software de VPN (Virtual Private Network) que faz com que você use o WhatsApp como se estivesse em outro país onde não há bloqueio. Mas o que muitos se perguntam é como esse aplicativo consegue essa façanha e, mais, será que ele é seguro? Pois bem, vamos ao que interessa.

O que é VPN?

VPN é uma rede virtual privada que permite a transmissão de informações por um caminho privado na web por meio de tunelamento. É como se o conteúdo transmitido passasse, literalmente, por um túnel onde quem está fora dele não consegue visualizá-lo ou acessá-lo. Porém, no que diz respeito a essa segurança dos dados, há controversias e, sobre isso falaremos mais adiante. Com relação ao WhatsApp esse sistema possibilita que os seus dados sejam camuflados ao passarem por um desvio, um computador específico, parecendo que você se conecta de outro país que não o Brasil, onde não há a suspensão desse serviço. É dessa forma que você consegue, mesmo com a decisão de suspensão, mandar e receber mensagens sem ter que migrar para um novo aplicativo.

É seguro usar um VPN?

Há diversos aplicativos com VPN disponíveis, alguns, inclusive, gratuitamente, nas lojas. Como todo software que você vai baixar é preciso ler e se atentar para as permissões solicitadas. E é justamente aí que costumam estar os riscos. Na pressa por fazer o download o mais rápido possível costumamos dar ok e ok sem dar muita atenção a que liberamos acesso. Além disso, quando se trata de aplicativo gratuito é preciso um pouco de cuidado porque o dono do programa não é tão bonzinho assim para lhe fornecer alguma vantagem sem ganhar nada em troca. Seja por meio de anúncios ou acessando os seus dados, de alguma forma ele irá lucrar com isso. Por outro lado, os pagos não representam maior segurança apenas por terem um custo. A diferença é que uma reclamação a esse proprietário tem mais chance de ser atendida. Outra possibilidade é de que o seu celular fique mais lento ou comece a travar por conta do VPN.

Dicas

Por tudo isso é válido e importante verificar a reputação do programa, as permissões solicitadas, e a real necessidade de instalá-lo ou não. Muito cuidado com os anúncios que começarem a surgir no seu smartphone, nada de sair com o dedinho nervoso clicando em tudo o que aparecer na sua tela, ok? Isso pode evitar a instalação de aplicativos desnecessários e até a invasão de vírus. Enquanto estiver usando um VPN é bom evitar o acesso a bancos, fazer logins e o que mais solicitar uma senha. Além disso, se você não possui muito conhecimento tecnológico vale a pena pedir uma "consultoria" a um amigo que domine um pouco mais esse assunto.