O uso de publicidade em aplicativo é o método natural para arrecadação de lucros, porém, o que poucos sabem é a implantação de aplicativos invisíveis. Se o seu smartphone está lento, com alto consumo de dados e gasto de energia elevado, pode estar aí a explicação de tudo.

De acordo com um estudo realizado pela Forensiq, empresa especializada em detecção de fraudes, alguns desenvolvedores mal-intencionados criam anúncios invisíveis para aplicativos que acabam acarretando em algum dano para o aparelho.

Conforme levantamento, cerca de 1% de todos os smartphones dos Estados Unidos estão sendo atingidos com a fraude. Na Europa e Ásia o índice fica entre 2% e 3%. A parcela de smartphones atingidos parece baixa, porém, o lucro obtido às custas desse tipo de publicidade é bastante alta, ou seja, em torno de US$ 850 milhões ao ano.

O estudo da empresa de segurança Forensiq identificou pelo menos 5 mil aplicativos que disponibilizam os anúncios fantasmas, e estão presentes tanto no Android, quanto no iOS. 

O usuário é o maior prejudicado nisso tudo, uma vez que o seu smartphone deixa de ter o bom funcionamento esperado. A propaganda oculta resulta em um aparelho mais lento, com maior consumo de dados e energia, justamente por serem pesados demais para o sistema. Os anúncios em geral utilizam a internet, e os invisíveis também, porém, como diferencial, sem que o usuário saiba.

Como resolver o problema?

O Google já é sabedor do problema, por isso ele já está tomando medidas para resolver o fato. Aplicativos flagrados com o esquema estão sendo banidos.

Porém, os usuários ainda não tem como decifrar quais os aplicativos que fornecem as propagandas invisíveis. Então, caso desconfie que um aplicativo esteja sobrecarregando o seu smartphone, a única alternativa é encerrar o processo referente ao programa nos gerenciadores de tarefas do Android ou mesmo do iOS. No entanto, se o resultado não for o esperado, o ideal é mesmo desinstalar o aplicativo, somente assim os anúncios fantasmas serão liquidados.