Fale a verdade: Atualmente você usa mais o seu smartphone para acessar a web ou os tradicionais desktop ou notebook? Se você faz parte da maioria dos usuários então já está focando no aparelho móvel.

Os motivos são os mais variados possíveis. Alguns alegam que se sentem mais protegidos, menos vírus tentando roubar suas informações, outros garantem que por ali são menos espionados, alguns usuários preferem a velha mobilidade e praticidade de checar e-mails, redes sociais, Google, etc. a qualquer momento, além da possibilidade de mesclar apps, e várias outras funções diversas.

Mas você realmente acha que o pessoal que cria aplicações maliciosas ficaria de fora desse mercado super-promissor e rentável? Lógico que não!

E essa ainda é uma crença que precisa ser desmistificada, pois os códigos maliciosos para smartphones são mais comuns do que você imagina. Algumas pessoas desconhecem isso e, inclusive, utilizam somente o seu aparelho mobile para acessar a conta bancária.

Mas onde esses malwares se escondem? Onde você menos espera: em inofensivos apps, por exemplo, aquele famoso que produz a voz de um gatinho ou aplicativos específicos para papel de parede animado, entre outros muitos que você nem imagina!

Os riscos dos aplicativos

Sabe quando você instala um app, que aparentemente é muito bacana e inofensivo, aparece a tela com as permissões necessárias e, sem ler, você vai tocando no aceitar? Pois nesse momento você pode ter dado permissão para alguém - na melhor das situações - monitorar suas atividades, podendo chegar ao ponto de roubar dados e informações sigilosas.

Pense comigo: Por que um aplicativo que aplica um efeito em sua voz iria querer permissão para a sua geolocalização, seus contatos, mensagens, ligações, ou até mesmo suas imagens e câmera. Só eu acho isso suspeito?

A imagem abaixo por exemplo é de um app que lhe diz quem está ligando, mesmo que não esteja em sua lista de contatos. Ideal para despistar os chatos telemarketings que insistem em ligar e tentar vender algo que você não precisa. Olha quantas permissões desnecessárias para o seu propósito ele possui. Afinal, por que ele precisa das minhas infos de conexão wi-fi?

O problema é que o app já foi baixado por mais de 10 milhões de usuários. Muitos nem devem ter notado, pois só foram clicando e avançando as etapas, ou então deram uma chance ao app e quando viram que ele funcionava como deveria, ou seja, que cumpre o que promete, resolveram deixar no aparelho.

O problema é que os apps maliciosos fazem sim o que dizem fazer e esse é o maior atrativo para capturar usuários inexperientes ou desavisados. Afinal, se tudo está funcionando ele não pode ser um aplicativo com más intenções, certo? Errado!

O que fazer para checar minhas permissões?

Bom, temos 2 métodos: um deles é mais simples e o outro é o mais fácil e indicado por nós.

No primeiro método navegue até as "configurações" do seu Android, depois em "Apps", escolha algum dos apps instalados e pronto.

O segundo método envolve o app Du Spped Booster, que você pode baixar gratuitamente e com segurança clicando neste link da Google Play. Após instalá-lo é fácil, na tela inicial vá em "Segurança" e em "Gerenciar permissões". Prontinho, aí está o resumo de quantas permissões foram dadas para cada item, como ler ou enviar SMS, ler seus contatos, serviços de localização, fazer chamadas, etc.

Ficou em dúvida sobre o risco de alguma permissão? Clique na categoria e depois no símbolo de interrogação do canto superior direito. Depois que você ver os perigos que está correndo é só clicar no ícone da lixeira do lado de algum app que deseja tirar do aparelho e a remoção será facilitada.

O app só faz isso?

Claro que não, ele ainda libera espaço em disco, limpa sua memória RAM disponível, otimiza suas configurações, procura por vírus, etc.

Não perca tempo e baixe agora mesmo. Você vai ficar bem surpreso, garanto!