Os 5 grandes desafios no processo de Desenvolvimento de Software

Esse artigo tem como objetivo demonstrar e alertar aos desenvolvedores, em especial os iniciantes, sobre os grandes desafios que nós profissionais enfrentamos durante todo o processo de desenvolvimento de um software, desde o levantamento de requisitos até a implantação do mesmo.

Por Programação Pular para comentários
Os 5 grandes desafios no processo de Desenvolvimento de Software

Esse artigo tem como objetivo demonstrar e alertar aos desenvolvedores, em especial os iniciantes, sobre os grandes desafios que nós profissionais enfrentamos durante todo o processo de desenvolvimento de um software, desde o levantamento de requisitos até a implantação do mesmo.

A cada dia que se passa as pessoas estão mais dependentes de softwares, desde um simples usuário doméstico até grandes empresas que dependem 100% de softwares.
Com isso os usuários se tornam cada vez mais exigentes, solicitando a cada dia que se passa programas mais complexos de serem implementados e que satisfaçam seus objetivos de modo eficiente. Então descrevo abaixo cinco dos principais desafios enfrentados por nós desenvolvedores:

1 - Análise de Requisitos:


A análise de requisitos é um fator essencial do sucesso de um software. Se a análise for feita de maneira incorreta o resultado final será completamente inaceitável. A má notícia é que a análise de requisitos correta não depende apenas de nós, mas também dos clientes. Clientes que muitas vezes não sabem realmente o que eles querem e acabam passando de forma errônea o que desejam que o sistema faça.

É nesse ponto que entra a importância do analista, gerente de projetos ou mesmo o desenvolvedor, manter sempre contato com o seu cliente. Um outro erro muito comum, principalmente para os profissionais que estão começando, é achar que uma breve conversa com o cliente sobre o sistema, uma simples explanação a respeito dos objetivos e das funções do software, é o suficiente para desenvolver um sistema de maneira correta.

2 - Tempo:


Todos nós sabemos da grande dificuldade de seguir o cronograma previsto sem atropelar os prazos. Então, manter os prazos em ordem é um outro grande desafio a ser enfrentado. A maior conseqüência de não entregar o produto no prazo determinado, é a desconfiança e a perda de credibilidade que o cliente vai ter com relação a você ou a sua empresa. No grande esforço para entregar o software no prazo previsto, muitas vezes os profissionais atropelam etapas importantíssimas do desenvolvimento, como, por exemplo, a fase de testes, comprometendo e muito a qualidade do produto final.

3 - Complexidade e eficiência:


Como citei no inicio do artigo, os usuários estão cada vez mais exigentes, solicitando sistemas complexos e que sejam eficientes, ou seja, eles querem que o software, independente da sua complexidade, tenham um tempo de resposta mínimo, não hajam nenhum tipo de falha e atenda a todas as suas necessidades.

4 - Mudanças durante o desenvolvimento:


Estamos sempre sujeitos a ter que modificar, remodelar todo ou grande parte do nosso sistema durante o desenvolvimento. Isso porque o nosso cliente, durante a análise de requisitos, não nos fornece tudo o que o sistema necessita, trazendo sempre novas idéias e pedindo modificações durante os processos pós-análise de requisitos. Isso compromete em muito o resultado final.

5 - Usabilidade:


Independente da quantidade de funcionalidades do nosso sistema, sempre temos que preocupar com a sua usabilidade, ou seja, com a facilidade que o usuário terá para interagir com o sistema. Hoje com inúmeros softwares no mercado, é muito fácil o cliente migrar de um software para outro na primeira dificuldade que encontra.

Acima listei apenas 5 grandes desafios, que considero muito importantes, e que nós desenvolvedores, encontramos e encontraremos durante o processo de "fabricação" do software. Espero que tenham gostado, e sintam - se a vontade para dar sugestões, opiniões e críticas a respeito do artigo. Muito Obrigado!

Compartilhe com seus amigos:
Samyr Abdo Nunes Raim
Samyr Abdo Nunes Raim Tenho 22 anos, sou programador PHP formado em Sistemas de Informação na UNIMONTES(Universidade Estadual de Montes Claros). Trabalhando atualmente em BH tenho grande experiência em desenvolvimento web. Sigam me no Twitter: http://twitter.com/samyrabdo
FACEBOOK // TWITTER: @samyrabdo
Quer conversar com o(a) Samyr, comente:
Carregar comentários
Últimas notícias de Programação
  • Google usa Mulher-Maravilha para ajudar meninas a programar

    Google usa Mulher-Maravilha para ajudar meninas a programar

    Meninas ganham um incentivo extra na hora de aprender a programar, a Mulher-Maravilha.

  • Criando um cadastro de usuário em Java

    Criando um cadastro de usuário em Java

    O objetivo deste artigo é desenvolver uma aplicação em JSE (Java Standard Edition) de inserção de dados utilizando alguns padrões de projeto.

  • Quer aprender PHP? Saiba mais

    Quer aprender PHP? Saiba mais

    Chegou o tão aguardado curso online de PHP do Oficina da Net. Você não pode perder. PHP é uma das linguagens mais usadas no mundo. Os conteúdos que vou mostrar no curso, são exatamente o que você precisa saber para iniciar sua carreira como programador.

  • Formulário de contato em php

    Formulário de contato em php

    Guia do PHP: Aprenda a fazer um formulário em PHP que envia via SMTP autenticado o e-mail para um destinatário.

  • Como fazer um GIF?

    Como fazer um GIF?

    Aprenda a criar um GIF animado de vídeos. Descubra como criar os GIFs, imagens animadas que você vê em na internet.

  • O que priorizar na hora de escolher o hosting para seu site?

    O que priorizar na hora de escolher o hosting para seu site?

    Com o crescimento das ofertas na web, saiba o que você deve levar em consideração na hora de escolher a melhor empresa de hosting para seu empreendimento

  • O que preciso fazer para criar um aplicativo?

    O que preciso fazer para criar um aplicativo?

    Temos visto que desenvolver aplicativos que visam o mercado mobile pode ser mais que uma alternativa rentável, pode colocá-lo no topo, deixá-lo rico. Mas nem tudo são flores, e o aspirante a desenvolvedor de app precisa seguir algumas regras.

  • WEBINAR 3.9

    WEBINAR 3.9

    Venha para o Maker e descubra como tornar o seu negócio mais competitivo.