Segurança é extremamente importante, não importa onde e nem como, afinal, ninguém quer que fiquem bisbilhotando em nossas coisas, desde os mais simples arquivos de imagem a até informações importantes como contas bancárias.

Nos smartphones, assim como em todo aparelho que tenha uma conexão com a internet, é obrigatório que um sistema nativo de segurança, mesmo que este seja só para garantir o bloqueio do acesso manual ao mesmo. Existe mais de uma forma de bloquear o acesso direto ao seu smartphone, podendo ser pelo desenho de um padrão, a inserção de uma série de números (PIN) ou por uma senha comum, de letras e números.

Neste tutorial vamos te mostrar da maneira mais detalhada possível como colocar uma senha para evitar que alguém tenha acesso ao seu aparelho. É claro, existem interfaces modificadas que podem oferecer maneiras até mais práticas de bloquear seu smartphone, no entanto, as que estaremos mostrando são nativas do sistema operacional Android.

Para começar, vamos acessar as configurações do seu aparelho, portanto, clique em "Configurações" ou "Definições".

Procure pela opção "Segurança" na lista e clique sobre ela.

Clique sobre "Bloqueio de tela" para escolhermos uma maneira de bloquear nosso aparelho.

São três as maneiras nativas de adicionar um bloqueio de tela no Android, vamos mostrar cada uma delas.

Desenho

Primeiramente vamos testar o modo de bloqueio por desenho, portanto, clique em "Desenho".

Clicando e arrastando, forme um desenho qualquer, como o mostrado na imagem abaixo, e então clique em "Continuar".

Repita o desenho novamente e clique em "Confirmar".

Agora você poderá escolher se notificações aparecerão na tela de bloqueio. Na primeira opção, as notificações irão aparecer na tela de bloqueio e também será possível ver as suas informações  como, por exemplo, se foi uma notificação de grupo, de amigos e etc. Na segunda opção, as notificações aparecem, mas suas informações serão ocultas, portanto, será possível saber apenas de qual aplicativo tem uma novidade. Já a terceira oculta toda e qualquer notificação. Claro, a pessoa só poderá ter acesso ao aplicativo se ela souber a sua senha de desbloqueio.

Depois de escolher a sua opção, clique em "Concluído".

PIN

Se você quiser, pode também adicionar uma senha por PIN, que seria uma série de números. Clique sobre a opção "PIN" para adicionar uma senha do tipo.

Escolha uma série de números que você tenha certeza que não vai esquecer, depois clique em "Continuar". Você ainda terá que repetir a senha novamente e escolher uma das opções que mostramos anteriormente.

Senha

O bloqueio por senha não é nada diferente, claro, a não ser por ser possível adicionar letras. Clique na opção "Senha" para adicionar um bloqueio do tipo.

Assim como nas opções anteriores, coloque uma senha que você não vá esquecer, clique em continuar, repita a senha na tela seguinte e então escolha uma das opções de notificação.

Pronto! Agora você já sabe como bloquear o seu aparelho para ninguém ter acesso aos seus arquivos manualmente.

Caso você ainda tenha alguma dúvida, sinta-se à vontade para perguntar nos comentários abaixo, críticas e sugestões também são muito bem vindas!