Baixar um software malicioso é um erro corriqueiro que acontece com a maioria dos usuários de smartphones, principalmente com quem está sendo introduzido à tecnologia e ainda não sabe muito bem diferenciar programas confiáveis de malwares.

Em alguns casos, sequer precisa ser um malware o motivo da dor de cabeça do usuário, afinal, aplicativos comuns também podem apresentar erros a ponto de acabar com a sua usabilidade e obrigar o cliente a desinstalá-lo, no entanto, nem sempre é possível removê-los da maneira convencional.

Uma das melhores opções para remover um aplicativo que esteja lhe causando problemas é iniciando o seu smartphone em modo de segurança, assim só as bios essenciais e de fábrica irão rodar quando o aparelho for iniciado.

Neste tutorial você vai aprender a realizar as duas principais maneiras de iniciar um smartphone em modo de segurança, portanto, é pouco provável que alguma delas não funcione a não ser que o seu aparelho não esteja atualizado. Vamos começar?

Primeira opção

Em aparelhos que usam a interface nativa do Android, como os da Motorola, ou ainda em outros como Sony, LG, HTC, Huawei e Nexus, basta você segurar o botão de força do smartphone até aparecer a tela de opções de desligamento, como se você fosse desligá-lo mesmo.

Segure a opção "Desligar" até que apareça na tela uma janela perguntando se você quer reiniciar o aparelho em modo de segurança:

Assim que o telefone reiniciar, você estará no modo de segurança do Android. Perceba que os aplicativos que não são nativos do SO aparecem com um filtro cinza indicando que não podem ser executados.

Segunda opção

Em aparelhos da Samsung não é possível realizar o processo que mostramos anteriormente, portanto, certamente existe outro processo para alcançarmos nosso objetivo, não é mesmo?

Depois de desligar o seu aparelho da maneira tradicional, segure o botão de força para ligá-lo novamente. Quando a primeira imagem aparecer na tela do seu aparelho, segure o botão "volume -", que muito provavelmente está posicionado do lado do seu smartphone, e mantenha-o pressionado até que o aparelho esteja completamente iniciado.

Pronto! Agora você está no modo de segurança do seu Android e pode terminar com todo e qualquer problema presente no seu aparelho.