Não é de hoje que empresas chinesas tentam ocupar seu espaço no mercado de todo o planeta, com smartphones o plano segue o mesmo, chegar no Brasil, país emergente, e cravar sua bandeira como melhor opção de custo/benefício. Vale dizer que a Huawei não atua só no mercado de aparelhos telefônicos. Esta, aliás, é uma das áreas mais recentes da empresa. A Huawei já produz e comercializa outros bons aparelhos nos mercados da Ásia e Europa, um deles, não disponível no Brasil, é o Ascend Mate 7, tido como um excelente phablet.

Se você quiser acompanhar mais vídeos, reviews, comentários e até os erros de gravação, increva-se no nosso canal no Youtube. Clique aqui.

Nós recebemos o Huawei Ascend P7 da loja Cissa Magazine para que fizéssemos este review. Trata-se do smartphone premiado pela EISA como o Smartphone do ano 2014-2015, segundo o site oficial. Será mesmo? Vamos ver!

Review Huawei Ascend P7

Disponível para compra no Brasil desde o dia 12 de dezembro de 2014, o Huawei Ascend P7 possui uma caixa bem elegante, bonita para recordar em sua estante. Ela possui uma textura bacana, o logo e o modelo com detalhes cor de bronze.

Review Huawei Ascend P7

Dentro dela está o smartphone, cabo de transferência de dados e energia, o carregador, fones de ouvido, manuais do usuário e uma chave universal para abrir os slots (cartão SIM e microSD).

O estilo do seu antecessor, o Ascend P6, foi mantido no P7, um design que parece uma mistura bacana do Xperia Z2 com um iPhone 4s. Algumas características do Ascend P7 lembram muito estes aparelhos. A borda construída em aço escovado e o design dos ícones na interface do smartphone lembram (muito) o iPhone. Já as chapas de vidro na frente e atrás e os botões externos, na lateral e a posição do kit fotografia na parte traseira lembram muito o Xperia.

Review Huawei Ascend P7

Estes detalhes fazem do Ascend P7 um smartphone muito bonito. De verdade. Aliado à sua espessura de 6.5 mm e as 124 gramas de peso, podemos dizer que a Huawei disponibiliza no mercado brasileiro um aparelho de design e acabamento premium. Pontaço!

O Ascend P7 é retangular, tendo na borda superior o orifício para conectar os fones de ouvido e um microfone auxiliar redutor de ruídos externos.

Uma das laterais é completamente livre de botões ou qualquer coisa. Já a outra reserva espaço para o controle de volume, botão home todo estilizado e bonitão, slots para inserir cartão microSIM e no outro a opção democrática de colocar um nanoSIM ou um cartão microSD. Além da inscrição horrível da Anatel (poderia ser menor).

A parte de baixo, onde está o conector microUSB, é arredondada. Fato este que suaviza a estrutura reta do Huawei.

Dimensões

Mesmo contendo um display de cinco polegadas, o Huawei Ascend P7 não é gigante, grande sim, mas não chega a ser um incômodo. Volto a alertar o que digo em todos os reviews com aparelhos grandes (como o Moto X - Segunda geração): "A pegada em aparelhos grandes é questão de costume e experiência". Julguei ser bem agradável de manusear o aparelho, não tive nenhum momento de insegurança com ele em mãos ou no bolso - sensação aumentada pelo baixo peso do aparelho.

As dimensões dele são as seguintes:

Review Huawei Ascend P7

Bacana, né? Vejamos algumas comparações:

Review Huawei Ascend P7

Apesar de ter "só" 5 polegadas, o Ascend P7 se mostra menor que o Zenfone 5, por exemplo.

Hoje em dia, o smartphone, para cair na boca no povo, de forma positiva, precisa ter um hardware que dê conta do recado e o Huawei HiSilicon Kirin 910 Cortex A-9 junto com a GPU Mali 450 promete fazê-lo com tranquilidade. Para fazer o transporte de informações entre o armazenamento interno e o chipset, o Ascend P7 possui 2 GB de memória RAM. Quanto à memória, temos o padrão para os smartphones atuais, já o processador é, no papel, inferior ao consagrado Snapdragon 801, da Qualcomm - presente em alguns concorrentes como o Galaxy S5, Xperia Z2, Moto X/2 e LG G3. Mas e na prática?

Bom, a prática diz exatamente o mesmo que o papel. O hardware do Huawei Ascend P7 sofre um pouco para alternar entre aplicativos, demora, esporadicamente, na resposta ao toque. São pontos que irritam usuários mais exigentes. Um dos motivos para esta lentidão passa pela interface modificada pela Huawei no Android. É claro que vamos falar dos benefícios dela depois, mas agora é importante destacar que o sistema pesa o processamento de dados.

Este é um dos motivos de eu apoiar a utilização do Android Puro em todo e qualquer smartphone. Mas...

Por outro lado o chipset e a memória RAM não enfrentam problemas em rodar as câmeras, jogos leves e aplicativos de mensagens, Facebook, Instagram, Whatsapp e outros mais.

Benchmarks

Vellamo

Review Huawei Ascend P7

Antutu

Review Huawei Ascend P7

No Antutu o Ascend P7 teve um resultado superior ao Zenfone 5, bem inferior ao LG G3 e absurdamente distante do Galaxy S5, por exemplo. Já no Vellamo, que realiza três testes distintos, o aparelho recebeu uma nota ruim no teste de bowser. No teste que força os quatro núcleos do processador, o Ascend P7 teve um desempenho regular. E seu melhor teste foi no Metal, prova de fogo para apenas um dos núcleos do processador, neste o P7 ficou em posição intermediária, superando concorrentes como o Nexus 4 e o Moto G.

Display

Tem como uma tela de 5 polegadas e resolução fullHD ser ruim? Claro que não! No Ascend P7 as imagens são incríveis, da coloração até os mínimos detalhes são cuidadosamente perfeitos. Outro ponto a ser ressaltado é a luminosidade da tela, o controle desta luz dá ao usuário uma ótima experiência para administras momentos com pouca ou muita luz ambiente.

É praticamente impossível ver pontilhados nesta tela enquanto você assiste aos vídeos que você fez ou a um super filme. Tudo isso por conta da resolução de 1080x1920 pixels, que com as 5 polegadas da tela, fornece ao usuário incríveis 440 pixels por polegada.

Review Huawei Ascend P7

Se posicionada diretamente sobre qualquer superfície, a tela do Ascend P7 está devidamente protegida pela tecnologia Gorilla Glass 3. Esta proteção auxilia na luta contra riscos e batidas leves.

Som

Com o aplicativo de rádio FM presente no Ascend P7, ouvi rádio nos fones e no som externo incrivelmente alto do aparelho sem perder qualidade do áudio. No Spotify o momento é bastante agradável. Ponto bem positivo.

Review Huawei Ascend P7

Armazenamento

O Ascend P7 vem de casa com 16 GB de armazenamento interno, mas como citado no início deste review, pode receber um cartão microSD de no máximo 32 GB. Tanto a memória nativa como externa seguem o padrão do mercado atual, portanto, não oferecem nenhum diferencial perante os principais concorrentes, pelo contrário, o Moto X/2 já chega com 32 GB internos.

Destes 16 GB o usuário pode utilizar 11 GB e o próprio sistema possui um limpador de cache e sujeira que o smartphone gera, ajudando a liberar espaço que antes era ocupado por lixo.

Review Huawei Ascend P7

Bateria

Para fazer toda a máquina funcionar por mais de um dia, a Huawei apostou em uma bateria de Litio com 2500 mAh. Bem maior que a capacidade de seu antecessor. E esta bateria rende ao aparelho, sob uso moderado, um dia e meio sem precisar de uma carga. Notei que ele não sofre um dreno rápido da bateria quando você o está utilizando, mas sim quando muitos aplicativos ficam em segundo plano. Fiquei uma hora jogando o Mini Warriors com a carga em cerca de 30%. Ao encerrar tudo, a bateria permanecia "viva" com mais de 10% de carga. Ponto positivo.

O sistema também avisa quando um aplicativo está consumindo energia desnecessária, solicitando o fechamento (ou não) do app. É possível também ficar aproximadamente 12 horas vendo vídeos, 17 horas ouvindo música, navegar na internet Wifi por nove horas ou falar com um amigo por 8 horas, com 3G ligado.

Review Huawei Ascend P7

Conectividade

Para competir de igual para igual, o Huawei não poderia chegar sem suporte para 4G. LTE está presente, bem como as seguintes conectividade: WiFi 802.11 a/b/g/n, Bluetooth 4.0 com A2DP/LE, MicroUSB 2.0, NFC, A-GPS/GLONASS, HSPA+ e LTE.

Câmera

Citei as câmeras no início do review como um dos pontos mais positivos deste aparelho e agora vamos falar especificamente delas. A Huawei não fez questão de propagar seu aparelho como perfeito para selfies, mas o harware do Ascend P7 possibilita uma experiência realmente boa para este fim. São 8 megapixels na câmera frontal, simplesmente a maior da categoria. As imagens chegam a uma resolução de 3264x2448 pixels.

Review Huawei Ascend P7
Review Huawei Ascend P7

A câmera traseira, por sua vez, com 13 megapixels entra na briga como uma excelente câmera, mas não é a melhor do mercado atual. As imagens da câmera traseira pode chegar a resolução de 4160x3120 pixels. Esta câmera não possui muitos atrativos em opções prédefinidas, porém o resultado das fotos é magnífico - pouco abaixo da qualidade que vi no Xperia Z2, por exemplo, - porém, mais que excelente para postar em suas redes sociais e guardar momentos importantes para você. Se há, neste aparelho, algo que seja impecável, é a soma destas duas câmeras.

Review Huawei Ascend P7
Review Huawei Ascend P7
Review Huawei Ascend P7

Ahh, e ela também é capaz de gravar vídeos em FullHD com até 30 frames por segundo em ótima qualidade de som e imagem.

O Huawei Ascend P7 possui uma customização própria da marca em seu smartphone, é o Huawei Emotion UI 2.3. Ele, junto ao Android 4.4.2, é capaz de oferecer uma interface incrível e que dá liberdade do usuário escolher por diversos temas. Os ícones possuem os cantos arredondados e cores chapadas. Fiz contato com o pesoal da assessoria de comunicação da Huawei no Brasil e eles me confirmaram não haver ainda data para uma possível atualização do sistema operacional para o Android Lollipop.

Review Huawei Ascend P7

Outro detalhe interessante é que todos os aplicativos instalados no aparelho, sem exceção, estão na tela inicial, ou seja, não há um menu de aplicativos. Mas em compensação, você pode criar pastas para empilhar os apps ou desinstalar aqueles que você não quer, mesmo os nativos, como alguns games.

Review Huawei Ascend P7

Trocando temas todo dia

Fiz testes e testes, troquei de tema no smartphone praticamente todos os dias. É bem bacana esta possibilidade de adaptar o aparelho ao seu estilo sem alterar as propriedades do Ascend P7. O aparelho ainda oferece algumas ferramentas úteis - e inúteis - para você desfrutar. Como uma barra de ferramentas na tela de bloqueio do smartphone. Basta deslizar o dedo de baixo para cima e você verá algumas opções semelhantes ao iOS. Ou ainda o botão suspenso que nada mais é que um botão de liga e desliga dentro do sistema. Ele faz muito mais sentido no iOS, mais precisamente quando o botão home estraga.

Review Huawei Ascend P7
Review Huawei Ascend P7

Ou que tal esta Lupa?

Review Huawei Ascend P7

Como você acompanhou acima, temos uma excelente opção de smartphone para competir com os grandes aparelhos que estão disponíveis no mercado brasileiro. O Huawei Ascend P7 possui pontos extremamente positivos, como as câmeras, facilidade de uso e personalização de sua área de trabalho, porém, há outros que podem te fazer pensar em escolher outro modelo do mercado. No entanto a impressão de uso geral dele é excelente.

Se você quer um smartphone para tirar muitas selfies e andar sob um uso moderado de aplicativos como mensageiros, fotografias, games leves, este é o seu aparelho. Agora, se você pegar o valor em que pode encontrá-lo, de R$ 1299,90 (à vista na Cissa Magazine) até R$ 1499,98 e pensar no real custo benefício, existem também outros bons concorrentes como Moto X de segunda geração ou até mesmo o LG G3, que já sofreu redução de preço.

Huawei Ascend P7