Manter contato com a família e amigos durante a pandemia é possível graças aos smartphones. Porém, nem todas as pessoas que nos ligam ou entram em contato por mensagem são pessoas que amamos e estimamos. Algumas chamadas são spam, estranhos que não temos interesse em conversar, operadores de telemarketing e outros telefonemas e mensagens indesejadas. Aqui vamos ver como bloquear um número de telefone em seu smartphone Android e no iPhone.

Como bloquear chamadas no Android

A maioria dos smartphones Android tem um recurso nativo para bloquear números específicos. Porém, antes não havia uma maneira generalizada de fazer isso, então os fabricantes frequentemente construiam seus próprios recursos dentro do software.

Devido a isso, o procedimento pode ser exclusivo em seu dispositivo, pois varia de aparelho para aparelho. Seria bem complicado entrar em detalhes sobre as etapas necessárias para bloquear chamadas em cada smartphone Android, e por isso vamos dar uma ideia de como isso é feito nos dispositivos mais populares.

Como bloquear chamadas no Samsung

Vamos começar pela principal marca de smartphones do mundo, a Samsung. Para bloquear um número de telefone em um Samsung, siga os passos abaixo:

  1. Abra o aplicativo Telefone.
  2. Selecione qual número você deseja bloquear e clique em "Mais" (localizado no canto superior direito).
  3. Selecione "Adicionar à lista de rejeição automática".
  4. Para remover ou fazer mais edições, vá em Configurações - Configurações de chamadas - Todas as chamadas - Rejeição automática.

Como bloquear chamadas no LG

Agora vamos mostrar como bloquear um número de telefone se você possui um smartphone da LG. O processo é bastante semelhante ao das outras marcas desta lista, mas existem pequenas diferenças:

  1. Abra o aplicativo Telefone.
  2. Toque no ícone de três pontos (canto superior direito).
  3. Selecione "Configurações de chamada".
  4. Selecione "Rejeitar chamadas".
  5. Toque no botão "+" e adicione os números que deseja bloquear.

Como bloquear chamadas no Motorola

Uma das marcas de smartphones mais populares do mundo é a Motorola. Abaixo, confira como fazer o procedimento de bloqueio de números em um aparelho da marca.

  1. Abra o aplicativo Telefone.
  2. Toque sobre o número que você deseja bloquear.
  3. Selecione "Bloquear Número".
  4. Confirme o bloqueio.
Como bloquear um número no Android ou no iPhone sem baixar aplicativos

Como bloquear chamadas no Huawei e Honor

A Huawei é a segunda maior marca de smartphones do mundo, e por isso não poderia deixar de estar nesta lista. Além do Huawei, o processo abaixo também pode ser realizado nos smartphones da Honor, portanto, independente de qual desses dois modelos você tem, basta seguir as dicas abaixo:

  1. Abra o aplicativo Dialer.
  2. Toque e segure um número que você deseja bloquear.
  3. Toque em "Bloquear contato" e pronto.

Como bloquear chamadas no Xiaomi

Se você tem um smartphone da chinesa Xiaomi, saiba que o processo de bloqueio de um número no seu aparelho é bem simples, conforme o tutorial abaixo.

  1. Abra o aplicativo Telefone.
  2. Toque sobre o número que você deseja bloquear.
  3. Selecione "Bloquear".
  4. Confirme o bloqueio.

Como bloquear chamadas no HTC

Bloquear chamadas em dispositivos HTC é super simples: o processo leva apenas alguns segundos. Veja como fazer:

  1. Abra o aplicativo Telefone.
  2. Pressione e segure o número do telefone.
  3. Selecione "Bloquear contato".
  4. Selecione "OK".
  5. Você pode removê-los da lista de bloqueados no aplicativo Pessoas.

Neste ponto, no Android você verá uma caixa de pesquisa. Insira o número de telefone ou nome da pessoa que deseja bloquear e pronto, esse nome será adicionado à "Lista de rejeição automática".

Android mais antigo

Os sistemas operacionais Android mais antigos terão interfaces diferentes. No Android Lollipop, vá no aplicativo Telefone e selecione Configurações de chamada > Rejeição de chamada > Lista de rejeição automática. Digite o número ou pesquise-o, selecione-o e pronto.

Para o Android Marshmallow ou Nougat, abra o Discador, vá na lista de chamadas recentes, encontre o número que deseja bloquear e selecione Bloquear / Denunciar spam. (Se não quiser denunciar o número como spam, você pode desmarcar a caixa.) Em seguida, toque em Bloquear.

Como bloquear chamadas no iPhone

No iOS 13 e superior, você pode silenciar chamadas de números desconhecidos acessando o app Telefone, indo em Recentes e tocando o "i" ao lado do número de telefone ou contato que deseja bloquear. Role até a parte inferior da tela e toque em "Bloquear este Chamador".

Uma alternativa para bloquear alguém em sua lista de contatos, é ir até as Configurações > Telefone > Contatos bloqueados. Role até a parte inferior e toque em Adicionar novo. Isso abrirá sua lista de contatos; selecione aqueles que você deseja bloquear. Você também pode acessá-lo em Ajustes > Mensagens > Contatos bloqueados > Adicionar novo.

Você também pode bloquear os números que não estão em seus contatos em uma lista separada. Vá em Ajustes > Telefone e ative "Silenciar desconhecidos".

Se você deseja bloquear um número também no FaceTime, acesse o aplicativo, encontre a última conversa do FaceTime que você teve com o número e clique no ícone de informações. Você verá uma tela com informações sobre a chamada e as ações a serem tomadas; role para baixo até Bloquear este número. Você também pode ir em Ajustes > FaceTime > Contatos Bloqueados. Role até a parte inferior, toque em Adicionar novo e selecione o nome ou nomes a serem bloqueados.