Como de praxe, todos os anos trazemos aqui a retrospectiva de tudo que aconteceu no Oficina da Net durante o ano, e 2015 foi cheio, tivemos lançamento de novo layout, lançamos o nosso canal no Youtube, lançamos nosso podcast, lançamos o Oficina da Net PREMIUM e foi o ano que marcou 10 anos de existência deste site que já resolveu problemas e informou milhões de pessoas durante esta caminhada.

Como é bom ter um ano cheio de novidades. Trabalhamos muito e nosso esforço foi recompensado. 2015 atingiu recordes, foi o ano em que tivemos maior número de visitas durante o ano e também o mês que mais acumulou visitas. Em agosto alcançamos a soma de 1.825.547 visitas. De janeiro até 30 de novembro somamos 17.1 milhões de visitas.

Nossos números durante o período de (01/01 - 30/11)

  • Visitas: 17.1 milhões
  • 28 milhões de pageviews
  • 23 mil novos cadastros

Nossos redatores e colunistas produziram:

  • + de 1850 posts publicados
  • 9.7 milhões de caracteres escritos
  • 1108 notícias
  • 417 artigos
  • 64 tutoriais
  • 30 reviews
  • 71 dicas
  • 12 podcasts
  • 29 vídeos

Foi um bocado de conteúdo, não foi?

Layout novo

O ano já começou com cara nova, mas mesmo assim não cansamos de nos aprimorar e em novembro teve a home page novamente remodelada, sendo até o momento nossa versão atual. Também modificamos a estrutura do site, agora o cabeçalho segue os padrões novos da internet. Todo o site está apto a funcionar em dispositivos móveis. O site com layout responsivo se adapta a tela do seu dispositivo.

CANAL YOUTUBE (inscreva-se)

25 de fevereiro foi publicado o primeiro vídeo review desenvolvido pela equipe do Oficina da Net. Esta data marcou o início das divulgações de nosso canal. Atualmente postamos novos vídeos quando testamos os aparelhos que aqui chegam. Além dos reviews, colocamos também comparativos entre smartphones, 5 motivos para você comprar um aparelho testado.

Semanalmente temos um programa chamado ON UPDATE, onde abordamos as notícias e assuntos que foram destaque durante a semana.

Se você ainda não se inscreveu em nosso canal, segue lá, vai receber bons conteúdos feitos exclusivamente por nossa equipe.

REVIEWS

6 de maio, após já ter produzido alguns reviews, surgiu a ideia de lançarmos uma área específica para os testes. Já passaram 40 smartphones que foram minuciosamente testados. E uma das excusividade dos reviews do Oficina da Net que mais fazem sucesso entre nossos leitores é o ranking dos melhores smartphones já testados por nossa equipe. Na lista, você pode filtrar por valores, marcas, tamanho de tela e câmeras.

Alguns reviews a destacar:

10 ANOS

04 de julho de 2015 marcou como a data em que o Oficina da Net completou 10 anos de existência. Lançamos uma logo comemorativa ao evento. Você pode ler mais sobre os 10 anos aqui, e também uma entrevista comigo, fundador do site.

ONCAST

11 de agosto foi lançado o primeiro ONCAST. A data marcou a nossa equipe. Foi o projeto piloto lançado. O tema foi o recém lançado Windows 10. As pessoas gostaram bastante do material e foi então que decidimos seguir e gravar mais episódios. A ideia inicial era gravar a cada semana. Mas nem sempre há tempo hábil para fazer todas as atividades corriqueiras. Portanto, tentamos sempre trazer coisas novas, temas que geram discussão e repercutem pela internet. O ONCast é a opção que cada um de nossos editores tem de mostrar sua opinião e debater sobre o assunto.

Você pode escutar todos os ONCasts aqui:

Pode também assinar o FEED do Cast, ou através do iTunes. No total foram 12 episódios já publicados.

Oficina da Net PREMIUM + HTTPS + Cursos exclusivos

2015 marcou o início do projeto PREMIUM. Uma ideia que vinha se moldando há bastante tempo. Este ano saiu do papel, tornou vida é já conta com bastante alunos. Estamos tão satisfeitos com os resultados atuais. O Oficina da Net PREMIUM é uma estrutura de ensino de cursos voltados à tecnologia, design e programação. Nele temos, atualmente, 54 cursos, onde você paga uma mensalidade e tem acesso a todo o acervo, sem limite de visualizações. Contamos também com 2 cursos exclusivos produzidos aqui pela equipe do Oficina da Net, que são:

O site passou também por uma remodelagem na estrutura de entrega. Deixamos de usar o HTTP tradicional para usar HTTPS. Agora toda a transação entre seu computador e nosso servidor passa a ser criptografada com uma das chaves mais seguras que existem.

ON UPDATE

O programa semanal de atualizações foi lançado há pouco mais de 1 mês, conta com 4 episódios que trouxeram os destaques semanais, transmitido toda sexta-feira às 10:30 ao vivo pelo nosso canal no Youtube. Agora neste período de dezembro faremos um hiato no programa. Voltando em janeiro.

Conteúdos que se destacaram

Tivemos bons conteúdos que se destacaram este ano, como, por exemplo, o Especial Lançamentos do Netflix. Nele abordamos tudo que entra e sai da Netflix durante os meses. São muitos posts e muitas informações que conseguimos organizar e montar um mini-catálogo com lançamentos. Já nos games, fizemos uma lista com os melhores jogos de 2015 que teve uma repercussão boa, além do super post do Grasiel Grasel falando sobre a escolha entre um Playstation 4 ou Xbox one. Fizemos um post com os 17 erros mais comuns da Play Store. O Maximiliano Meyer não podia ficar de fora dos conteúdos em destaque, foi dele o post que trata Nikola Tesla como o gênio mais injustiçado da história, o post mais compartilhado até hoje na história do site. Foram mais de 80 mil compartilhamentos somente no Facebook. Também listamos aqui os 10 maiores canais do Youtube, um post bem interessante para quem quer montar seu canal.

O que está por vir em 2016?

O ano que está terminando foi cheio, e 2016 promete ainda mais. Vamos criar mais conteúdos em vídeo, mais podcasts, muitos novos cursos exclusivos para o Oficina da Net PREMIUM. Vamos focar 2016 em produzir conteúdo. Trazer muito mais artigos, mais videoaulas, mais dicas e tutoriais. Podem esperar de nós a produção no limite.

Quem sabe 2016 sai o app do Oficina da Net também ;)

Queremos deixar aqui o nosso agradecimento por prestigiar o conteúdo que produzimos com tanto carinho para vocês, e desejar um bom período de festas e férias. Fique a vontade também de nos deixar uma mensagem abaixo nos comentários, será um prazer lê-la.