Não é todo portal que chaga aos 10 anos, certo? É por isso que a equipe do Oficina da Net está muito feliz em comemorar uma década de muito trabalho e dedicação. Buscamos seguir a ideia inicial do blog até hoje, que é fornecer soluções para os leitores através de tutoriais, dicas, cursos, análises, vídeos e muito mais.

Durante toda essa caminhada o site mudou de cara diversas vezes. Centenas de pessoas deixaram seu conteúdo e experiência no site e contribuem até hoje para manter o Oficina da Net como um dos portais de tecnologia mais conhecidos do Brasil.

E que tal uma entrevista com o idealizador de todo esse projeto? Você já deve conhecer o Nícolas Müller pelos artigos, videoaulas e cursos disponíveis aqui no Oficina. Então a equipe resolveu fazer algumas perguntas sobre esses 10 anos de sucesso do site e o que ele imagina para o futuro. Confira:

Nícolas Müller criador do Oficina da Net e fundador da Desenvolve Web

Nícolas Müller, criador do Oficina da Net e fundador da Desenvolve Web

Equipe - Qual foi a sua intenção ao lançar um blog de tecnologia?

Nícolas - A ideia inicial do site, 10 anos atrás, era criar um espaço que as pessoas pudessem usar como referência na resolução de problemas do cotidiano, especialmente para quem convive diariamente com tecnologia. Acredito que atingimos este primeiro objetivo, pois são cerca de 1.5 milhão de pessoas que nos visitam mensalmente.

Equipe - Missão cumprida! Tem muito terreno para conquistar ainda?

Nícolas - Ainda temos muito terreno para conquistar na área de ensino de tecnologia. Vamos angariar ainda mais público, pouco a pouco. Sempre com a competência que tivemos para criar bons conteúdos, que realmente ensinam o que é transmitido.

Equipe - Como você se sente ao ver o Oficina completando 10 anos?

Nícolas - O site finalmente está chegando próximo ao seu objetivo inicial, que é formar um ambiente de aprendizado de conteúdo voltado à tecnologia.

Possuímos hoje um acervo com milhares de artigos, dicas e tutoriais, e em breve teremos muito material em vídeo. Além de uma área social restrita a quem for cadastrado no site, onde o compartilhamento de informações entre as pessoas será constante.

Equipe - Em 10 anos de história o Oficina já teve várias conquistas, sucessos e, é claro, alguns fracassos. Qual o maior caso de sucesso e realização na tua visão? Algum caso em que o sucesso pareceia óbvio e não se realizou?

Nícolas - Acho que a maior conquista que já tivemos foi ver uma de nossas notícias ter mais de 2000 pessoas online simultaneamente e o nosso servidor aguentar sem problemas. Foi lindo de ver. Outra conquista, é ter palavras-chave em primeiro lugar nas buscas, sendo que outros grandes sites brigam veementemente por elas. As decepções também foram diversas, como a criação de um fórum de discussões, que fracassou pela falta de interatividade das pessoas. Era um projeto feito para as pessoas e mesmo assim elas não respondiam as perguntas. O maior fracasso porém, foi a parceria de um ano com o R7. Esperávamos muito mais da parte deles, que nos prometeram mundos e fundos quando portal foi lançado, mas no final acabamos enviando mais visitas para eles do que eles para nós. Infelizmente.

Equipe - 10 anos é um tempo de vida que a maioria dos negócios não chega a alcançar, principalmente se iniciados por um jovem de 20 e poucos anos. Houve algum momento em que a pressão, tua inexperiência ou medo, te fizessem cogitar desistir do Oficina?

Nícolas - O site nasceu de uma vontade enorme de aprender a programar e transmitir todo este aprendizado que fui adquirindo ao longo do tempo, em forma de conteúdo, para quem assim como eu, tinha dificuldades em aprender e encontrar informações sobre o assunto. Em 2005 a internet não era como hoje. Quando você procurava algo, dificilmente encontrava resultados que satisfizessem sua necessidade.

Por diversas vezes pensei em desistir do pequeno projeto, quando via os acessos não aumentarem, e a pouca participação das pessoas. Quem tem um site sabe do que estou falando. Certa vez, cheguei a fazer uma postagem no site falando sobre o fim dele. Não lembro ao certo a data, mas foi no ano de 2008. Embora fosse fácil atualizar os conteúdos, já com mais gente participando com seus conteúdos e divulgando também seus conhecimentos para outros, eu havia desistido.

Foi quando surgiram duas mensagens nos comentários daquele post que me fizeram jamais voltar a ter este pensamento. Um deles era um colunista do site que havia postado algo parecido com: "eu já pensei em criar um blog para postar meus conteúdos, mas ninguém o leria. Eu teria pouca interatividade e menos comentários do que tenho aqui. Não feche o site". E outro era um usuário: "Não faça isso! Eu acesso diariamente o site há mais de 2 anos, só para ver as novidades, por favor não desista."
Desde então tenho persistido a ponto de tornar o projeto parte da Desenvolve Web, empresa que hoje o mantém e do qual sou sócio-fundador.

Equipe - Você não finalizou o ensino superior. Não teve medo de em algum momento ficar na mão por não ter o diploma? De que mesmo sendo um bom programador e profissional a falta da formação oficial fosse prejudicial?

Nícolas - Confesso que nunca me preocupei muito em "ter diploma". Posso dizer que aprendi muito pelos dias que passei como acadêmico, porém, é vivenciar as coisas que o torna muito mais apto a seguir em frente. Ninguém larga da faculdade, abre o próprio negócio e pensa que vai dar errado, e esse foi meu pensamento. Posso dizer que hoje estamos com a empresa aberta há 6 anos, com bons projetos, excelentes pessoas trabalhando conosco. Uma equipe enxuta e que dá conta de muita coisa.

Se por acaso esse não for mais meu ideal de vida, pode ser que o diploma faça diferença, no caso de eu precisar trabalhar em algum lugar. Mas em nossa cidade, e provavelmente até em grandes centros, a área de programação exige mais de conhecimento do que um mero papel assinado.

Equipe - No início você compartilhava conhecimentos com outros programadores, através de tutoriais e dicas. Em que momento dessa trajetória toda você percebeu que o Oficina estava deixando de ser um blog complementar? Quando foi que você decidiu transformar o site em seu trabalho oficial?

Nícolas - Foi exatamente em 2009, quando abri a Desenvolve Web. O Oficina da Net era um projeto secundário meu. Eu trabalhava em uma agência de internet durante o dia, e à noite atualizava o site. Pela metade de 2009 resolvi pedir demissão e solicitei o meu desligamento da empresa. Então naquela época passei de receber um salário fixo para receber frutos do que o site rendia, além da criação de sites que fazia para empresas aqui da nossa cidade. Desde então o Oficina da Net tem sido uma fonte de sustento e trabalho.

A equipe

Leonardo Moraes - Sou graduado em Ciência da Computação, Programador PHP. Designer de Interfaces Web e Publicitárias. Gremista e aficionado por esportes americanos e séries. Trabalho no desenvolvimento desde outubro de 2011 e desde que entrei na empresa aprendi tudo o que sei hoje sobre programação e design. O que eu mais curto no Oficina é a qualidade dos textos.

Rafael Azambuja - Graduando em Ciência da Computação, gosto de praticar esportes radicais e dar umas pedaladas. Trabalho no desenvolvimento do Oficina da Net desde 2014, as áreas de Reviews e Oficina TV são as que mais me agradam no site, sempre com análises muito completas e conteúdo visual de qualidade. A cada dia a produção está melhor, o pessoal está de parabéns.

Maximiliano Meyer - Sou graduado em História, e curso atualmente ciências da computação. Trabalho com redação, principalmente para os sites Oficina da Net e Aprender Excel. Curto ler, gatos e coisas não convencionais. Tento passar o que eu leio e estudo para os nossos leitores, principalmente quando é sobre ciência, trajetórias e biografias, áreas que mais gosto de ler e me manter atualizado. Trabalho na DW há quase 1 ano, comecei 1 semana depois do aniversário de 9 anos. Desde lá já devo ter escrito milhares de palavras, tentando melhorar e incorporar as sugestões do público a cada novo post. O que eu mais gosto daqui é sem dúvida nenhuma as pessoas e a liberdade que temos.

Grasiel Grasel - Graduando em Jornalismo e Editor no Oficina da Net desde fevereiro de 2014. Apaixonado por cinema e todo tipo de conteúdo nerd presente na internet. Comecei a publicar no Oficina da Net em fevereiro de 2013, mas só um ano depois me tornaria de fato parte desta equipe incrível, mudando minha vida principalmente no aspecto profissional, pois, foi escrevendo para o site que resolvi estudar para a carreira jornalística. O que eu gosto no Oficina é a dinamicidade das informações passadas e a forte interação com o público, que sugere novas pautas e amplia ainda mais nosso conteúdo.

Rafaela Pozzebon - Trabalho no Oficina da Net há mais de quatro anos. Uma oportunidade incrível de levar conhecimento para as pessoas, bem como aprender diariamente. O site, ao longo dos seus 10 anos evoluiu muito, com várias novidades e grande empenho do seu idealizador e colaboradores. Sempre pensando em levar o melhor conteúdo aos internautas, o Oficina da Net está de parabéns! Obrigada por fazer parte dessa família.

Márcio Bohrer - Eu ingressei no Oficina da Net em 2013, mais precisamente no primeiro dia útil do ano. Não posso deixar de agradecer todos os dias por todas as coisas que aprendi de lá para cá, sem falar dos amigos que adquiri. Fico feliz também em poder colocar minhas ideias em prática com a liberdade que temos aqui para criar, com a soma desses bons pensamentos elaboramos um belo ranking de reviews e também produzimos vídeos para alcançar outros tipos de público. A busca pelo crescimento fez do Oficina da Net um site referência no Brasil e não queremos parar por aí.

Adriano Maas - Faço parte do grupo Oficina da Net desde 2012, convidado pelo então proprietário Nícolas Müller, após junção de vários portais para criação da empresa Desenvolveweb. A essência do site sempre foi prestar um serviço de qualidade aos leitores por meio de dicas, tutoriais e informações precisas sobre as mudanças no mundo tecnológico e as novidades do setor. Espero que nos próximos 10 anos os colaboradores continuem desempenhando esse grande trabalho e que o crescimento seja contínuo, tanto para nós, da empresa, quanto para aqueles que aprendem algo novo com nosso conteúdo todos os dias.

Juliano Maas - Graduado em Ciência da Computação e sócio da Desenvolve Web desde 2010, atuo como diretor financeiro na empresa. Conheço o Oficina da Net desde seu nascimento em 2005 e acompanho o site diariamente como leitor. Curto muito as publicações e considero o site referência na área de tecnologia. Desejamos continuar a crescer e oferecer novidades, além do conteúdo de qualidade.

Adrien Carlos Duarte - Graduando em Jornalismo, apaixonado por literatura, cinema e teledramaturgia, eu comecei a escrever para o Oficina em 2014, e o entusiasmo por fazer parte de uma equipe tão capacitada foi um combustível a mais. Desde então tem sido um orgulho aprender, e ocasionalmente contribuir com essa galera.

E como mudou!

O site que iniciou como laboratório de treinamentos para Nícolas aplicar seus conhecimentos em programação, evidentemente ganhou muitas caras em todos esses anos. O design modesto foi dando lugar à sofisticação e otimização para oferecer a melhor experiêcia ao usuário. Confira alguns dos layouts que estamparam a capa do Oficina da Net durante essa década.

Oficina da Net 1º

Oficina da Net 10 anos: Entrevista com Nícolas Müller - Criador do site

2006

Oficina da Net 10 anos: Entrevista com Nícolas Müller - Criador do site

2007

Oficina da Net 10 anos: Entrevista com Nícolas Müller - Criador do site

2009

Oficina da Net 10 anos: Entrevista com Nícolas Müller - Criador do site

2011

Oficina da Net 10 anos: Entrevista com Nícolas Müller - Criador do site

2012

Oficina da Net 10 anos: Entrevista com Nícolas Müller - Criador do site

2013

Oficina da Net 10 anos: Entrevista com Nícolas Müller - Criador do site

2014 /1

Oficina da Net 10 anos: Entrevista com Nícolas Müller - Criador do site

2014 /2

Oficina da Net 10 anos: Entrevista com Nícolas Müller - Criador do site

2015

Oficina da Net 10 anos: Entrevista com Nícolas Müller - Criador do site

Apoiando os 10 anos do Oficina da Net a Cissa Magazine, parceira do site, fez uma promoção incrível para estes dois smartphones. Corra que a promoção vai só até domingo!

Oficina da Net 10 anos: Entrevista com Nícolas Müller - Criador do site

Que tal um comentário para deixar os parabéns, críticas e sugestões de pauta pra gente tocar mais 10 anos de trabalho? Um obrigado a você amigo leitor por fortalecer e encorajar o Oficina da Net para trabalhar ainda mais.