Os anúncios relacionados a fones de ouvido durante a Consumer Electronics Show (CES) de 2024 nos mostrou os recursos que podemos esperar nos novos lançamentos deste ano. Ao mesmo tempo, foi possível notar que algumas tecnologias desenvolvidas para fones de ouvido, especialmente os Bluetooth, acabaram não se popularizando tanto no ano de 2023, fazendo com que algumas empresas como, por exemplo, a Sennheiser, as descartasse.

5 recursos que estão chegando aos fones de ouvido em 2024

Recursos que estão chegando aos fones de ouvido em 2024. Fonte: YouTube (canal SoundGuys)
Recursos que estão chegando aos fones de ouvido em 2024. Fonte: YouTube (canal SoundGuys)
ÍNDICE

1 - Som espacial nos fones de ouvido

Em 2023, a Apple tentou a todo custo enaltecer o Áudio Espacial, que se utiliza da tecnologia de rastreamento dos movimentos da cabeça em conjunto com o Dolby Atmos para fones de ouvido. Houve também tentativas por parte da Sony de popularizar o 360 Reality Audio através de parcerias com fabricantes e artistas. Entretanto, nenhuma das duas conseguiu de fato atingir um público grande.

O maior problema é das tecnologias de som espacial é a conversão de músicas já existentes para o formato. Várias faixas apresentam um resultado muito aquém das expectativas do ouvinte.

Para se ter uma performance realmente boa, é necessário utilizar ferramentas dos softwares criados pelas desenvolvedoras dos formatos de som espacial, mixando e masterizando o áudio especificamente para isso. No artigo sobre o que é som espacial e como funciona, foi explicado sobre o assunto mais a fundo.

Por conta da experiência não muito boa com as tecnologias de som espacial em fones, espera-se que a Sony e a Apple se esforcem mais para trazer a tona algo convincente para os usuários da tecnologia.

2 - aptX Lossless: Codec da Qualcomm que promete trazer o áudio sem perdas

O número de dispositivos com suporte ao novo codec aptX Lossless da Qualcomm finalmente está aumentando. Durante a CES 2024, a Sennheiser anunciou o fone de ouvido Momentum True Wireless 4, que suporta o aptX Lossless, graças ao chipset Qualcomm S5 Gen 2.

É interessante mencionar que o novo TWS da Sennheiser não possui suporte a nenhuma tecnologia de som espacial. Considerando que os produtos criados pela empresa claramente tentam oferecer a melhor qualidade de áudio possível, entende-se que a companhia alemã acha no momento que é irrelevante para fones de ouvido os formatos 360 Reality Audio, o Audio Espacial e o Dolby Atmos.

Considerando que já há vários smartphones que suportam o aptX Lossless, anunciado pela Qualcomm em 2021, não teremos problemas de compatibilidade com os novos fones de ouvido que serão lançados em 2024 com suporte ao novo codec.

3 - Utilização do Wi-Fi ao invés do Bluetooth para transmitir o áudio

No final de outubro de 2023, a Qualcomm anunciou uma nova tecnologia para transmitir o áudio através do Wi-Fi ao invés do Bluetooth. Segundo a empresa, isso permitiu que o sinal de áudio pudesse ser transmitido sem perdas para fones de ouvido sem fio.

Segundo a Qualcomm, o chipset de áudio S7 Pro Gen 1 é o primeiro criado pela empresa para oferecer suporte à conectividade Wi-Fi de micropotência, recurso que permite a transmissão de músicas sem perdas com uma taxa de amostragem (sample rate) de até 192 KHz.

4 - Auracast para transmissão de áudio para múltiplos fones Bluetooth simultaneamente

Aparentemente, a Sennheiser está sendo uma das primeiras empresas no mundo a oferecer o suporte à tecnologia Auracast em fones de ouvido. Durante a CES 2024, a fabricante alemã de equipamentos de áudio anunciou que seu fone Momentum True Wireless 4 possui suporte à tecnologia Bluetooth Auracast.

O Bluetooth Auracast foi criado para possibilitar a transmissão de áudio via Bluetooth a partir de um único aparelho para vários fones de ouvido ou caixas de som Bluetooth ao mesmo tempo. Desta forma, será possível ter uma experiência mais imersiva em aeroportos, cinemas, teatros, entre outros locais que dependem de anúncios de áudio para funcionar.

5 - Carregamento sem fio Qi2

A tecnologia de carregamento Qi2 é semelhante ao MagSafe da Apple. Ela proporciona o alinhamento das bobinas de indução da base de carregamento com o celular, garantindo que a transmissão de energia ocorra com o melhor nível de contato possível.

O grande ponto positivo do carregamento sem fio Qi2 é a compatibilidade com uma ampla variedade de dispositivos, já que é uma tecnologia compatível com celulares e tablets Android. Com isso, é provável que veremos em 2024 diversas empresas implementando a nova tecnologia de carregamento sem fio nos estojos de carregamento dos fones de ouvido Bluetooth TWS (True Wireless Stereo), incluindo Bose, Apple, Samsung e Google.

É importante mencionar que em novembro de 2023 o Wireless Power Consortium (WPC), consorcio de empresas criado para promover a ampla adoção do padrão de carregamento sem fio Qi no mercado, anunciou a certificação do iPhone 15 como produto certificado para a tecnologia Qi2, além de mencionar que outros 100 dispositivos estavam sendo analisados para obter certificação.