Cada vez mais se fala no som espacial para celulares, tablets e notebooks. Entretanto, esta tecnologia foi feita para qualquer dispositivo que possua dois alto-falantes como, por exemplo, os fones de ouvido e os alto-falantes dos celulares. Entenda o que é o som espacial, como ele funciona e alguns exemplos de onde ele está presente.

O que é Som espacial?

O som espacial é uma tecnologia baseada no "Som Surround" ou "Áudio Multicanal", que é uma das formas de reprodução existentes além do som estéreo e do som monoaural, como explicamos neste artigo. Esta tecnologia foi criada para permitir que um transdutor de som estéreo, ou seja, que possui dois canais, como fones de ouvido, caixas de som e alto-falantes de celulares, possam simular a reprodução de sons de um sistema de caixas de som surround com vários canais.

As únicas empresas que desenvolveram de fato tal tecnologia foram a Dolby Laboratories, a DTS, a Sony e a Sennheiser com o Dolby Atmos Music, o DTS Headphone:X, o 360 Reality Audio e o AMBEO 2-Channel Spatial Audio, respectivamente.

Sistema multicanal real de caixas de som. Fonte: Fonte: Dolby (YouTube)
Sistema multicanal real de caixas de som. Fonte: Fonte: Dolby (YouTube)

Embora existam empresas como, por exemplo, Apple, Samsung, Motorola, entre outras, que afirmem ter desenvolvido uma tecnologia própria de "som espacial", certamente elas utilizaram como base o Dolby Atmos ou o DTS Headphone:X ou o 360 Reality Sound ou o AMBEO 2-Channel Spatial Audio. O motivo disso é que realmente existem ferramentas de gravação e mixagem desenvolvidas pela Dolby Laboratories, DTS, Sony e Sennheiser para a correta reprodução do multicanal simulado em fones de ouvido e caixas de som estéreo. São elas:

  • Dolby Atmos Renderer (Dolby Laboratories)
  • 360 WalkMix Creator (Sony)
  • DTS: X Creator Suite (DTS)
  • AMBEO Renderer (Sennheiser)

Como funciona?

O "Som Espacial" tenta simular de forma virtual o som surround gerado por um sistema de caixas multicanal para oferecer uma experiência semelhante ao utilizar apenas dois canais (som estéreo). De acordo com a página de suporte do Microsoft Spatial Sound, a tecnologia "permite aos desenvolvedores criar objetos de áudio que emitem áudio de posições no espaço 3D".

Ou seja, no software de gravação e edição, você pode posicionar fontes de som de forma virtual para passar a sensação de altura (exemplo: sons acima ou abaixo da cabeça) ao invés de somente largura na reprodução das músicas. Dependendo da desenvolvedora, é possível utilizar um determinado número de canais virtuais.

Renderização de canais virtuais do software 360 WalkMix Creator da Sony para a criação de músicas em 360 Reality Audio. Fonte: Sony
Renderização de canais virtuais do software 360 WalkMix Creator da Sony para a criação de músicas em 360 Reality Audio. Fonte: Sony

Onde o som espacial é oferecido em serviços de streaming?

Atualmente, os serviços de streaming que oferecem tecnologias relacionadas ao "som espacial" são o Apple Music, o Tidal e o Amazon Music. No caso da plataforma da Apple, é oferecido Dolby Atmos, 360 Reality Audio e Audio Espacial. Já o Tidal e o Amazon Music oferecem apenas Dolby Atmos e 360 Reality.

No final do ano passado, a Sennheiser fez uma parceria com a Netflix para oferecer filmes e séries com o AMBEO 2-Channel Spatial Audio.

Imagem ilustrativa da tecnologia AMBEO 2-Channel Spatial Audio da Sennheiser. Fonte: Sennheiser
Imagem ilustrativa da tecnologia AMBEO 2-Channel Spatial Audio da Sennheiser. Fonte: Sennheiser

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