A Netflix e a Sennheiser irão oferecer uma grande melhoria na qualidade de áudio. Através da tecnologia Sennheiser AMBEO 2-Channel Spatial Audio, a plataforma de streaming de filmes e séries pretende elevar o nível de imersão dos usuários. Durante o desenvolvimento do recurso, a Sennheiser diz que "trabalhou com a Netflix e outros parceiros do setor para ajustar o sistema".

A AMBEO 2-Channel Spatial Audio traz algo semelhante às tecnologias Spatial Audio (áudio espacial), da Apple, 360 Reality Sound, da Sony e Dolby Atmos da Dolby Laboratories. Segundo a Sennheiser, sua tecnologia patenteada realiza a renderização do som utilizando dois canais a partir de uma mixagem que originalmente foi criada para um sistema de som surround multicanal que depende de vários pares de caixas no entorno do ouvinte. A empresa diz que consegue reproduzir o som respeitando a produção original e seu equilíbrio tonal.

Qual conteúdo da Netflix já possui a tecnologia de áudio espacial da Sennheiser e o que tenho que utilizar para acessá-la?

Aproveitando o sucesso da 4ª temporada de Stranger Things, uma série original Netflix, a Sennheiser decidiu que este seria o primeiro conteúdo a utilizar sua tecnologia AMBEO 2-Channel Spatial Audio. Para ter acesso a novidade não precisa de nada especial, basta utilizar sua smart TV ou sistema de caixas estéreo (2 canais). Até mesmo notebooks, tablets e fones de ouvido são capazes de reproduzir a AMBEO 2-Channel Spatial Audio.

Banner da quarta temporada de Stranger Things. Fonte: Sennheiser
Banner da quarta temporada de Stranger Things. Fonte: Sennheiser

Um dos responsáveis pelo projeto AMBEO da Sennheiser, o Dr. Renato Pellegrini, diz:

A Sennheiser acredita firmemente no futuro imersivo do áudio. Criadores de todo o mundo têm usado nossas ferramentas para criar trabalhos imersivos excepcionais, ultrapassando os limites da produção musical e cinematográfica. Com o AMBEO 2-Channel Spatial Audio, estamos agora dando o próximo passo - tornando essa nova realidade de áudio acessível a todos.

Após décadas de pesquisa e inovação da Sennheiser na área de sons imersivos, a tecnologia AMBEO 2-Channel Spatial Audio promete uma imersão além do que estamos acostumados ao ouvir um sistema de caixas estéreo (2 canais). O gerente de tecnologia de som da Netflix, Scott Kramer, diz:

Sentimos que o AMBEO Spatial Audio oferece uma melhoria significativa para os membros da Netflix. Os mixers de regravação geralmente me dizem que traduzem melhor seu trabalho detalhado de mixagem imersiva para estéreo. Crucialmente, este processo preserva a mistura de som original e respeita a intenção criativa com um som notavelmente limpo.

Qual a diferença entre a tecnologia AMBEO da Sennheiser das outras?

A Sennheiser afirma que durante o desenvolvimento da tecnologia AMBEO houve uma preocupação em respeitar a mixagem original, o equilíbrio tonal e a reprodução de diálogos de forma clara. Renato Pellegrini, da Sennheiser, diz:

O que diferencia a Sennheiser de outras soluções é que a renderização AMBEO respeita a mixagem original, o equilíbrio tonal e a integridade do diálogo, que é exatamente o que o mixer de regravação está procurando. O processamento está alinhado com a reputação da Sennheiser de entregar ferramentas que são 'transparentes' e não interferem no som original. Em poucas palavras: o Sennheiser 2-Channel Spatial Audio procura traduzir a intenção do mixer, não dominá-lo.

De acordo com a Sennheiser, o programa responsável pela renderização do áudio é "executado nos pipelines de codificação baseados em nuvem do serviço de streaming e produz AMBEO 2-Channel Spatial Audio a partir de arquivos ADM ou IAB existentes, ambos formatos abertos padrão do setor. Não requer outra mistura separada". Segundo a empresa alemã, o sofware renderizador oferece um "controle granular patenteado da espacialização, variando de efeito AMBEO completo a mixagem estéreo padrão, enquanto canais específicos podem ser excluídos da modificação. Por exemplo, o diálogo pode ser preservado 100% ou modificado ligeiramente para corresponder às cenas imersivas vizinhas."

Software de renderização AMBEO. Fonte: Sennheiser
Software de renderização AMBEO. Fonte: Sennheiser

Lançamento e disponibilidade

Para saber quais filmes e séries já contam com a tecnologia AMBEO 2-Channel Spatial Audio da Sennheiser, basta acessar a Netflix e digitar no campo de pesquisa "Spatial Audio" (áudio espacial).